Pouca gente sabe, mas a indústria brasileira de veículos utilitários tem uma história sólida e pioneira. A Agrale, fundada em 1962 ainda sob o nome Agrisa – Indústria Gaúcha de Implementos Agrícolas, começou produzindo motocultivadores e motores a diesel.
Com o passar das décadas, a empresa diversificou suas operações e tornou-se uma das poucas fabricantes do país com engenharia e produção totalmente nacionais, atuando em segmentos como tratores, caminhões leves, ônibus e veículos militares.
O “Hummer brasileiro”
O mais bem estabelecido destes projetos é o Agrale Marruá, jipe 4×4 cuja origem remonta ao Engesa EE-12, desenvolvido nos anos 1980 pela antiga Engesa (Engenheiros Especializados S/A), empresa que foi referência em tecnologia militar e exportava para diversos países.
Após a falência da Engesa em 1993, a Agrale enxergou potencial no projeto e investiu cerca de R$ 11 milhões em 2003 para adaptá-lo aos requisitos do Exército Brasileiro. Dois anos depois, em 2005, o Marruá foi homologado e entregue em seus primeiros lotes, consolidando-se como veículo tático leve de uso militar.
Foto de: Motor1 Argentina
Equipado com motor MWM 2.8 turbodiesel de 132 cv, tração 4×4 com reduzida, suspensão independente nas quatro rodas e autonomia superior a 1.000 km, o Marruá logo ganhou fama de resistente e confiável em qualquer terreno.
Com visual robusto e linhas retilíneas, o utilitário passou a ser apelidado de “Hummer brasileiro”, em referência ao jipe militar norte-americano. Ao longo dos anos, sua família cresceu com versões de transporte, carga e ambulância, além de opções civis e até elétricas, desenvolvidas em parceria com a Itaipu Binacional.
Vídeo: Test drive do Agrale Marruá
Pouco a pouco, o Marruá passou a ser exportado para outros países da América do Sul e da África, sendo utilizado em diferentes funções por forças armadas e instituições de segurança. Sua mecânica simples e manutenção acessível facilitaram a adoção em operações de campo e deslocamentos em áreas de difícil acesso. Desde então, o modelo vem sendo produzido em diferentes versões, adaptadas para transporte de tropa, ambulância, apoio logístico e missões de reconhecimento.
O caso mais recente de pedidos internacionais é o do Exército Nacional do Uruguai, que adquiriu os modelos AM11 e AM23 Ambulância, ambos com tração 4×4, por meio de uma licitação internacional. As entregas começaram em setembro de 2025 e seguirão até o início de 2026, marcando a ampliação da presença do veículo fora do Brasil.
Produzidos na unidade da Agrale em Caxias do Sul (RS), os veículos foram desenvolvidos para transporte de pessoas e cargas em aplicações militares e de segurança pública

Exército Agrale Marruá (16)
Foto de: Motor1 Argentina
Agrale Marruá AM11 4×4
O Marruá AM11 é um veículo tático leve de ¾ de tonelada, voltado a operações de reconhecimento. Conta com motor Cummins ISF 3.8 de 167 cv e torque de 61.2 kgfm, câmbio Eaton ESO 6205 de cinco marchas, tração integral com caixa de transferência Agrale e suspensão reforçada com barras longitudinais e transversais.
A capacidade de carga é de 750 kg, podendo rebocar mais 750 kg, e o peso bruto total é de 4.000 kg. O conjunto foi projetado para oferecer robustez em terreno acidentado, mantendo bom desempenho em deslocamentos prolongados.

Exército Agrale Marruá (2)
Foto de: Motor1 Argentina
Ambulância Agrale Marruá AM23 4×4 – Remoção simples
A versão AM23 Ambulância foi desenvolvida para atendimento e evacuação médica em campo de operações. O veículo combina o chassi do Marruá com uma carroceria adaptada para remoção de feridos, transporte de pacientes e equipamentos médicos, além de espaço interno otimizado para operações de resgate.
O modelo conta ainda com suspensão reforçada, ar-condicionado, iluminação adequada e autonomia elevada, mantendo o mesmo conjunto mecânico da versão tática. A configuração foi pensada para atuar em áreas de difícil acesso, garantindo operação segura em diferentes tipos de terreno.
Ao todo, 89 unidades serão entregues até meados de 2026, sendo 84 exemplares do AM11, voltado a operações em terrenos e condições adversas, e cinco do AM23 Ambulância, configurado para remoção e atendimento médico em campo.
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com