Muitos fãs dos esportivos japoneses se sentiram órfãos após a Nissan decidir encerrar a produção do GT-R R35, no início do ano. Ainda assim, a marca tem grandes planos para o nome Skyline no futuro. O lendário sedã esportivo voltará às suas raízes, com tração traseira, câmbio manual e design inspirado nos modelos das décadas de 1960 e 1970, enquanto o GT-R deve seguir caminho próprio como o esportivo mais extremo da Nissan.
A informação foi confirmada por Alfonso Albaisa, diretor global de design da Nissan, em entrevista à revista Auto Express durante o Japan Mobility Show, em Tóquio. Segundo o executivo, o novo Skyline será “inspirado no passado, mas não será um exercício de estilo retrô”. A proposta é criar um carro “agressivo e moderno, com proporções que evocam suas origens, mas com um design que olha para o futuro”.
Nissan Skyline 2000 GT-R (1969)
Previsto para chegar em 2027, o novo Skyline deve ficar posicionado “entre o Nissan Z e o GT-R”, equilibrando esportividade e usabilidade no dia a dia. Essa diferenciação reforça a nova estratégia da Nissan de separar definitivamente as linhas, posicionando o GT-R como um modelo independente, desenvolvido de forma exclusiva e voltado ao desempenho máximo.
O retorno do Skyline ocorre em meio à reestruturação global da Nissan, que busca resgatar modelos de forte apelo histórico enquanto avança na eletrificação. No Japão, o nome Skyline nunca desapareceu completamente, já que uma versão derivada do Infiniti Q50 ainda é vendida, embora já tenha mais de dez anos de mercado. A nova geração, porém, será totalmente diferente, adotando carroceria fastback de quatro portas inspirada no Skyline de 1968 a 1970, quando o carro deixou o formato tradicional de três volumes em favor de um perfil mais dinâmico.

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Próximo “Godzilla” ainda deve demorar
Quanto ao sucessor do GT-R R35, apelidado de “Godzilla” pelos fãs, a Nissan garante que este não é um adeus definitivo. Quando o modelo atual teve sua produção encerrada, em agosto deste ano, o novo CEO da empresa, Ivan Espinosa, afirmou em entrevista que o esportivo ainda faz parte dos planos da marca. “Para os muitos fãs do esportivo em todo o mundo, quero dizer que este não é um adeus definitivo. Nosso objetivo é que o nome GT-R retorne no momento certo”, disse o executivo.
Ele ressaltou, porém, que o sucessor deve demorar. “Não temos um plano finalizado hoje, mas o GT-R vai evoluir e ressurgir no futuro.” Outros líderes da Nissan também reforçaram esse compromisso em entrevistas à Motor1 e à Auto Express, como Ponz Pandikuthira, vice-presidente da Nissan América do Norte, e Arnaud Charpentier, vice-presidente da Nissan Europa.

Foto de: Nissan

Foto de: Nissan
Fotos de: Nissan
A montadora já deu pistas sobre o que pode vir com o futuro GT-R R36. A principal delas foi o conceito Hyper Force, apresentado em 2023 durante o Salão de Mobilidade do Japão. O protótipo chamava atenção pelo visual radical e pela ficha técnica ousada, com motor elétrico de 1.341 cv, baterias de estado sólido e promessa de alcançar 320 km/h.
Ainda não há definição sobre qual caminho será seguido. A própria Nissan admite que o projeto não está finalizado e que pretende ouvir o público antes de definir o que será o novo GT-R. Por enquanto, tudo segue em aberto: o sucessor pode ser totalmente elétrico, híbrido ou até mesmo manter motor a combustão, mas continuará sendo o símbolo máximo da engenharia esportiva da marca.
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