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Alemães destroem VW Golf clássico para mostrar insegurança de carros velhos

Está vendo este pobre VW Golf de segunda geração ali em cima? Ele teve que dar seu último suspiro para demonstrar os avanços na tecnologia de segurança automotiva que, desde então, contribuíram significativamente para melhorar a segurança nas estradas. Isso é o que a organização alemã de testes Dekra, fundada em 1925, queria.

Por meio da inovação contínua e da implementação de sistemas de segurança avançados, os riscos no tráfego rodoviário foram significativamente reduzidos“, explica o pesquisador de acidentes da Dekra, Markus Egelhaaf, no atual Relatório de Segurança Rodoviária do Dekra 2025 “Mobilidade através dos tempos”. 



VW Golf II no teste de colisão do Dekra

Foto de: DEKRA

Foi feita uma comparação central entre um VW Golf II (fabricado em 1989) e um VW Golf VIII atual (fabricado em 2024). Durante o teste de colisão em Neumünster (ALE), o Golf mais antigo foi testado de acordo com o padrão de colisão frontal offset do Euro NCAP válido até 2020: A 64 km/h, o veículo colidiu com uma barreira equipada com um elemento de deformação, com 40 por cento de sobreposição.

Esse cenário corresponde a uma colisão entre dois veículos semelhantes que viajam a cerca de 50 km/h. O resultado mostra diferenças drásticas. “No Golf II, os ocupantes dificilmente teriam sobrevivido a essa colisão. O compartimento do passageiro entra em colapso, as peças do veículo penetram profundamente, a desaceleração e o impacto no volante colocam a vida em risco“, diz Egelhaaf. No VW Golf VIII, por outro lado, a célula de passageiros permanece estável, os airbags e os sistemas de retenção protegem os ocupantes, de modo que são esperados apenas ferimentos leves.



VW Golf II no teste de colisão do Dekra

VW Golf II no teste de colisão do Dekra

Foto de: DEKRA

Um progresso significativo também é evidente nos testes de estrada. As distâncias de frenagem em diferentes superfícies e em diferentes velocidades foram comparadas em Lausitzring (ALE). Em todos os testes, o Golf moderno ficou teve resultados 30% superiores aos do Golf II. Um teste de mudança de faixa também revelou diferenças na estabilidade em curvas. Enquanto o Golf II só domina a manobra de forma estável até 65 km/h e tende a ficar em três rodas, o Golf VIII domina o teste até 75 km/h sem perder o contato com a estrada. Os sistemas de assistência, como o controle de estabilidade de série, contribuem significativamente.

A iluminação também passou por um desenvolvimento significativo. Os faróis halógenos do Golf II foram uma melhoria na década de 1980, mas não alcançam a qualidade da tecnologia LED atual. Com seus faróis de LED de série, o Golf VIII oferece uma iluminação mais brilhante e uniforme, semelhante à luz do dia. Isso facilita muito o reconhecimento de pedestres e ciclistas. Além disso, as modernas luzes traseiras e a agora obrigatória terceira luz de freio aumentam a visibilidade no tráfego rodoviário.

Os testes mostraram o progresso que foi feito no campo da segurança dos veículos nos últimos 35 anos“, resume Egelhaaf. Ao mesmo tempo, ele adverte que é importante que os altos padrões estabelecidos pelos legisladores e fabricantes não sejam deixados em segundo plano pelo foco na conectividade digital ou nas funções de conforto.

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