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Alemanha: parte dos problemas da indústria automotiva europeia é da Autobahn; estudo indica que rodovia sem limite é uma das causas

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Um estudo feito na Europa apontou que a famosa rodovia sem limite de velocidade em alguns trechos, conhecida como Autobahn, é culpada de parte dos problemas da indústria automotiva do continente.

Mas, como a rodovia federal da Alemanha pode estar relacionada com a crise atual do setor na Europa ?

Segundo estudo da consultoria McKinsey, encomendada pela associação de componentes automotivos Sernauto, sua principal característica está relacionada com a coisa toda.

O levantamento aponta que um dos motivos que tornam os carros alemães (e europeus) mais caros que a média mundial é que foram desenvolvidos para rodar em estradas como a Autobahn.

Nesse caso, são carros feitos para andar em velocidades mais altas e com aceleração em tempo menor que a média, diferente da proposta de carros chineses, focados mais na inteligência a bordo.

Desde 2002, a participação de carros europeus vem diminuindo drasticamente, sendo hoje de 26% globalmente.

Hoje, 90% do valor dos carros de combustão interna permanece na Europa, mas na mesma região, os carros elétricos atingem apenas 75%, principalmente devido às peças chinesas.

A consultoria disse: “Ainda temos alguns anos para corrigir a situação e para a Europa ganhar valor agregado no veículo elétrico do amanhã”.

Para a McKinsey, a Europa não tem uma cadeia de valor para a produção de carros elétricos e nenhum ecossistema que dê suporte a isso, o que afetará a geração de empregos.

O estudo mostra que as montadoras europeias demoram de quatro a cinco anos para lançar um novo produto, enquanto os chineses estão fazendo isso em dois anos.

A opinião da consultoria é que as montadoras europeias precisam se tornar empresas de software, com atualizações mais rápidas para contrapor a rapidez dos chineses.

Um exemplo disso foi o quase fracassado lançamento dos carros ID da Volkswagen, cujo ID.3 teve que ir para o mercado parcialmente funcional.

Em contrapartida, a BYD não vende somente um carro elétrico, mas uma plataforma de tecnologia conectada desde o modelo mais barato e recentemente integrou nele um sistema de condução inteligente.

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