A internet não tem sido muito gentil com o novo Mercedes-Benz CLA, mas os memes não mantêm as fábricas funcionando — os clientes, sim. Alvo de piadas em redes sociais por seu estilo controverso, o novo sedã médio elétrico da marca está surpreendendo em desempenho comercial. Segundo a alemã, a demanda pelo modelo está acima das expectativas, mesmo com o cenário de queda na procura por carros elétricos.
Joerg Burzer, chefe de produção da marca, descreveu a entrada de pedidos como “muito encorajadora”. O volume é tão alto — embora sem números oficiais — que a montadora já confirmou que colocará a fábrica em um cronograma de três turnos no fim deste ano, a fim de acompanhar o ritmo de produção necessário para atender aos pedidos.
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Fonte: Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz está aceitando encomendas desde abril na Alemanha, mas os compradores já enfrentam uma longa fila de espera para receber o sedã. Segundo o jornal de negócios Automobilwoche, algumas unidades só deverão ser entregues em 2026.
Normalmente, isso é sinal de alta demanda, salvo em casos de gargalos produtivos. Houve, de fato, alguns problemas relacionados ao fornecimento de terras raras, mas Burzer garantiu que o problema já foi resolvido e que, no momento, não há restrições que limitem sua produção.

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Fonte: Motor1 Italy
A produção do novo CLA ainda está em fase de aceleração. Além da versão elétrica, uma opção com motor a combustão será lançada ainda este ano. Trata-se de um híbrido leve, com motor 1.5 turbo a gasolina e câmbio automatizado de dupla embreagem com oito marchas. Essa configuração terá um preço de entrada bem mais acessível do que o elétrico, que parte de € 55.858 na Alemanha na versão CLA 250+ com tecnologia EQ.
A tendência é que a procura aumente ainda mais com a chegada de uma nova perua CLA Shooting Brake, que também será oferecida com propulsão 100% elétrica. Assim como o sedã, ela será montada na fábrica da Mercedes-Benz em Rastatt, na Alemanha — mesmo local que vai abrigar a produção da nova geração do SUV GLA.

Foto de: Mercedes-Benz
Burzer não descartou a possibilidade de estender o ciclo de vida do Classe A e do Classe B. As duas linhas de modelos construídas na mesma fábrica continuam populares, apesar de sua idade. No entanto, as substituições do hatchback e do sedã da Classe A, juntamente com a minivan da Classe B, não estão planejadas, tornando o CLA o novo modelo básico. Outro GLB também está a caminho, com versões a gasolina e elétrica, além do chamado “Baby Classe G”, previsto para o final desta década.