Search
Close this search box.

as novidades esperadas do Salão de Munique 2025

De 9 a 14 de setembro, a cidade de Munique (ALE) volta a ser o centro das atenções da indústria automotiva global. O Salão de Munique 2025 — sucessor do tradicional Salão de Frankfurt — reunirá as principais novidades da Europa, Ásia e de parte dos Estados Unidos, com destaque para a forte presença chinesa. 

A expectativa é por estreias importantes, novos conceitos e uma amostra clara dos rumos da mobilidade elétrica no continente. Confira as principais novidades aguardadas para estrear no evento alemão.



A projeção do novo Audi Q7

Foto de: Motor1.com



<p>O Audi RS6 Performance, atualmente o mais potente da linha, com 630 hp</p>

O Audi RS6 Performance, atualmente o mais potente da linha, com 630 hp

Foto de: Motor1.com

Audi

A nova geração da RS6 Avant promete manter vivo o espírito das peruas esportivas com um toque moderno. Um protótipo do modelo foi flagrado recentemente na Espanha rodando com baixíssimo nível de ruído, o que sugere fortemente o uso de um sistema híbrido plug-in. As imagens e o vídeo divulgados mostram o carro se movimentando quase sem som, levantando dúvidas sobre a presença ou não de um V8 biturbo sob o capô.

Rumores indicam que a nova RS6 poderá ter um V6 PHEV ou manter o V8, agora com assistência elétrica. Em ambos os casos, a potência final deve ultrapassar os 730 cv. Construído sobre a plataforma PPE (Premium Platform Electric) do Grupo Volkswagen, a RS6 poderá conviver com uma versão totalmente elétrica, mantendo o legado da sigla RS mesmo na era da eletrificação.



<p>O protótipo do novo BMW iX3</p>

O protótipo do novo BMW iX3

Foto de: BMW

BMW

O iX3 será o primeiro modelo a estrear a nova plataforma Neue Klasse, marcando uma ruptura completa com a geração atual. Com cerca de 4,70 metros de comprimento, o SUV adota um design mais minimalista e linhas futuristas, inspirado no conceito Vision Neue Klasse X. A dianteira terá grade iluminada em forma de rim e faróis finos, remetendo a modelos clássicos da marca com uma leitura contemporânea.

Por dentro, o iX3 trará tecnologias de ponta como painel flutuante e head-up display 3D. A cabine será marcada por iluminação personalizável e um cluster digital totalmente integrado ao para-brisa. A estreia está confirmada para 2025, posicionando o SUV como vitrine tecnológica da próxima fase da marca bávara.

BYD

O Seal 06 GT será um dos destaques da BYD no evento. Com visual afilado e aerodinâmico, o hatchback elétrico tem autonomia entre 505 km e 605 km no ciclo chinês CLTC, motorização que vai de 218 cv a 272 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em até 4,9 segundos na versão de tração integral.

Baseado na plataforma e-Platform 3.0 Evo, o Seal 06 GT traz ainda sistema de recarga rápida de 800V, tela rotativa de até 15,6″, cockpit digital DiLink 100 e tecnologias de assistência à condução DiPilot com 16 recursos. Voltado para o público jovem, o modelo é um forte candidato à expansão internacional após sua estreia na China.



Ford EcoSport (2026), a renderização do Motor1.com

Foto de: Motor1.com

Ford

A marca norte-americana levará ao Salão um novo SUV compacto com missão de ocupar o espaço deixado pelo EcoSport na Europa. Desenvolvido sobre uma plataforma multi-energia, o modelo poderá ter versões híbridas leves, híbridas plenas, plug-in e até totalmente elétricas. A produção será em Almussafes, na Espanha, e a estreia oficial está prevista para 2026.

Posicionado abaixo do Puma, o modelo terá entre 4 e 4,1 metros de comprimento e visual robusto. A cabine deve seguir o padrão atual da Ford, com central multimídia moderna e instrumentação digital. O foco será oferecer um SUV acessível, com preços entre 20.000 e 24.000 euros, competindo com Duster, T-Cross e Captur na Europa.



2025-hyundai-ioniq-9

Novo elétrico será menor que o Ioniq 9

Foto de: Hyundai

Hyundai

A coreana Hyundai apresentará o Elexio, um SUV elétrico feito em parceria com a BAIC para o mercado chinês, mas que poderá ser base para outros mercados. Construído sobre a plataforma E-GMP, o Elexio tem autonomia prometida de até 700 km no ciclo CLTC e painel interno com tela dupla 4K de 27″.

O modelo também terá recursos como carregamento ultrarrápido de 800V, radares Lidar e condução autônoma nível 2. Seu interior espaçoso e tecnológico aposta em conveniência e conectividade para agradar um público urbano e digital, mantendo o toque retrô típico dos elétricos recentes da Hyundai.

Leapmotor

Com planos de desembarcar no Brasil, a Leapmotor apresentará em Munique o SUV B10, já lançado na China, e possivelmente o sedã elétrico B01. Este último é o principal concorrente interno ao Tesla Model 3 e ao BYD Seal, com cerca de 4,77 metros de comprimento e estilo moderno.

A marca chinesa, que busca se consolidar na Europa, poderá usar o evento como vitrine para sua ofensiva internacional. Os modelos devem oferecer diferentes trens de força 100% elétricos e ampla conectividade, com foco no custo-benefício e em alto nível de tecnologia embarcada.



<p>A maquete do novo Mercedes GLC</p>

A maquete do novo Mercedes GLC

Foto de: Mercedes-Benz



<p>Mercedes-AMG Projeto XX</p>

Foto de: Mercedes-Benz

Mercedes-Benz

A marca alemã deve aproveitar o salão para mostrar sua nova linha de elétricos. Embora os detalhes ainda sejam mantidos sob sigilo, especula-se que o evento revele ao menos um novo conceito EQ, focado em eficiência e design escultural.

Além disso, é esperado o anúncio de melhorias na plataforma MMA e uma possível prévia do sucessor elétrico do CLA, combinando autonomia de até 750 km com interior digital avançado. A marca também poderá exibir uma nova linguagem visual para seus futuros sedãs compactos elétricos. 

O salão da Baviera também será o local onde o Mercedes-AMG Project XX se mostrará ao público pela primeira vez. Por enquanto, o hipercarro elétrico de 1.379 cv é apenas um conceito, mas entrará em produção no decorrer de 2026. 



<p>Opel Mokka GSe Rally Concept</p>

Opel Mokka GSe Rally Concept

Foto de: Opel



<p>O novo logotipo GSe para Opels esportivos</p>

O novo logotipo GSe para Opels esportivos

Foto de: Opel

Opel

A Opel, hoje parte da Stellantis, vem tentando se reinventar dentro do conglomerado ao qual também pertencem Fiat, Peugeot e Citroën. Embora não tenha revelado oficialmente seus destaques para Munique, espera-se que a marca traga um novo conceito alinhado à eletrificação e com pegada retrô-futurista.

Vale lembrar que a Opel já teve forte presença no Brasil durante os anos 60 a 2000 sob a tutela da General Motors, que vendia por aqui sob a bandeira da Chevrolet modelos como Corsa, Kadett, Vectra e Omega. Agora, sob nova direção, a marca busca se diferenciar com produtos eletrificados para tentar sobreviver.



<p>A maquete do novo Porsche Cayenne elétrico</p>

A maquete do novo Porsche Cayenne elétrico

Foto a: Porsche

Porsche

A Porsche pode revelar no Salão de Munique 2025 um conceito ou prévia da próxima geração do Taycan ou até mesmo um novo modelo elétrico posicionado abaixo dele. Espera-se também uma atualização visual e técnica da linha Macan EV, com melhorias em desempenho e autonomia.

Além dos carros, a marca deverá destacar seu compromisso com combustíveis sintéticos e soluções de performance sustentável, reforçando sua estratégia de coexistência entre eletrificação e esportividade tradicional. Além deles, quem pode figurar como modelo final é Cayenne elétrico.

Ponta de lança da transição de baterias da empresa – recentemente revisada à luz das dificuldades dos modelos de emissão zero -, ele será baseado na plataforma PPE e contará com diferentes níveis de potência, como a versão térmica. A propósito: o Cayenne com motores a gasolina não desaparecerá, mas também será atualizado, para sobreviver pelo menos até 2030. 

Renault

A Renault confirmou a presença do novo Twingo E-Tech, que será lançado em 2026. O modelo resgata o estilo retrô do Twingo original, com visual inspirado na década de 90, mas agora 100% elétrico e mais prático. O interior mistura elementos nostálgicos com soluções modernas como tela central destacada, comandos físicos giratórios e assentos rebatíveis 50:50.

Com janelas traseiras basculantes, quatro portas e teto panorâmico, o novo Twingo também terá soluções criativas como encostos magnéticos e suporte elástico para garrafas. Baseado na plataforma AmpR Small, o modelo terá preço abaixo de 20 mil euros, disputando espaço com Dacia Spring e Leapmotor T03 pelo mercado europeu de subcompactos elétricos de entrada.



<p>O mais recente smart fortwo entregue na Itália</p>

O mais recente smart fortwo entregue na Itália

Foto de: smart

Smart

A Smart, agora focada em veículos elétricos e compartilhada entre Mercedes-Benz e Geely, ainda não confirmou oficialmente novos modelos, mas há forte expectativa em torno do sucessor do icônico Fortwo. Segundo fontes internas da marca, o desenvolvimento de um novo microcarro urbano está em andamento.

A revelação de um conceito ou até mesmo um protótipo funcional do novo Fortwo pode ocorrer no Salão de Munique 2025. O modelo deve manter as dimensões reduzidas, mas com interior mais tecnológico e plataforma elétrica compartilhada com outros modelos da Geely.



<p>Volkswagen ID.2, nossa renderização</p>

Volkswagen ID.2, nossa renderização

Foto de: Motor1 Itália



<p>Novo Volkswagen T-Roc 2025, nossa projeção</p>

Novo Volkswagen T-Roc 2025, nossa projeção

Volkswagen

A Volkswagen deve ser uma das protagonistas do evento com uma série de novidades. A principal delas será a estreia da versão final do ID.2, pequeno elétrico que promete democratizar a eletrificação na Europa.

Com visual semelhante ao Polo, o modelo teve sua estética revista após o conceito ID.Life de 2021. Também será mostrado o ID.2 X, variante SUV ainda em fase conceitual. Além dos elétricos, a marca mostrará a nova geração do T-Roc, SUV compacto com novo sistema híbrido e visual reformulado. 



<p>Xpeng P7+</p>

Foto de: Xpeng

Xpeng

A chinesa Xpeng usará o Salão de Munique para mostrar a versão europeia do sedã elétrico P7+, que chega com foco em autonomia e tecnologia. Na China, o modelo é vendido com baterias LFP de 61 ou 76 kWh e se destaca pela inteligência artificial embarcada.

Com visual elegante e foco no público tecnológico, o P7+ será um dos destaques entre os chineses presentes no evento. A promessa da marca é entregar níveis de automação e conectividade inéditos para a categoria, mirando concorrentes como o Tesla Model 3 e o Nio ET5.

S

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Recém-lançado, Fiat Fastback Hybrid 2026 tem desconto de até R$ 32 mil

A reestilização de meia vida do Fiat Fastback mal chegou às lojas e já aparece…

o que esperar deste embate nos próximos meses

Honda e Toyota não escondem que seguem os passos uma da outra em diversos mercados,…

BEXP inaugura loja Porsche Approved com esportivos seminovos

Que tal comprar um Porsche seminovo e ter a mesma experiência de compra de um…