Embora a seleção de sedãs demonstre uma queda em todo o mundo, restam algumas opções premium no segmento de médio porte nos mercados mais maduros, como o dos EUA e o europeu. Eles não são tão populares como costumavam ser, e até mesmo os compradores na Europa estão começando a se afastar dos sedãs de luxo em favor de outras opções.
As vendas de sedãs premium de tamanho médio caíram 19% nos primeiros 10 meses do ano na Europa. De acordo com a Automotive News Europe citando a Dataforce, as vendas do BMW Série 3 caíram 23% na Europa no final de outubro. O Mercedes-Benz Classe C caiu 14% e, embora tenha havido uma forte demanda pelo novo Audi A5, todos os outros modelos do segmento registraram queda nas vendas. O BMW i4 totalmente elétrico teve a menor queda, caindo apenas 1,6%.
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Um dos motivos citados para o declínio foi uma queda de 30% nas vendas para frotas neste segmento, com os compradores migrando para SUVs de tamanho médio. Como observa a AN Europe, muitos desses utilitários esportivos são mais funcionais do que os sedãs premium e têm uma gama mais ampla de tipos de trem de força disponíveis, incluindo os plug-ins.
Mas aqueles que compraram um sedã premium de tamanho médio optaram com mais frequência por um motor a gasolina, que representou 33% das vendas. Os trens de força a diesel ficaram em segundo lugar, com 27%, seguidos pelos elétricos, com cerca de 22%. As vendas de PHEVs ficaram em último lugar, com cerca de 19% do segmento de sedãs premium de médio porte.
| Modelo | Vendas janeiro-outubro de 2025 | Variação% |
| BMW Série 3 | 60.237 | -23% |
| Audi A5 | 53.483 | Novo |
| Mercedes-Benz Classe C | 41.355 | -14% |
| BMMW i4 | 36.982 | -1.6% |
| Volvo S60/V60 | 16.476 | -35% |
| Polestar 2 | 14.099 | -26% |
| BMW 4 Series | 10.081 | -12% |
| Audi A4 | 3.467 | -94% |
| Alfa Romeo Giulia | 2.825 | -20% |
| DS No. 8 | 798 | Novo |
A maioria dos sedãs médios de luxo ou premium está sendo vendida na Alemanha, com o país respondendo por 37% da participação de mercado do segmento até o momento. O Reino Unido ficou em segundo lugar, com 16%, seguido pela Itália (6,2%), Suécia (4,7%) e Polônia/França (4,2%).
O BMW Série 3, o Mercedes Classe C e o Audi A4/A5 são ícones do segmento de luxo há décadas, mas até mesmo em seus continentes de origem, os consumidores estão se afastando deles, e os crossovers e SUVs estão ganhando.
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