A renovação de produtos da Audi está em pleno andamento. Depois de lançar o A5 e o Q5, além dos elétricos A6 e Q6 E-Tron, a marca agora apresentou na Europa um modelo menor e mais acessível. O antigo Q3 finalmente passa para sua terceira geração, trazendo atualizações substanciais por dentro e por fora. O rival do BMW X1 pode ser apenas mais um crossover compacto de luxo, mas há algumas surpresas que não estávamos esperando.
Começando pelo lado de fora, a Audi está dando ao novo Q3 faróis e lanternas traseiras divididos. Apenas as luzes diurnas superiores são imediatamente visíveis, já que os faróis principais de matriz de LED “se escondem” atrás de um vidro fortemente escurecido, cercado por um acabamento preto brilhante. Um único farol contém incríveis 25.600 micro-LEDs, cada um com aproximadamente metade da espessura de um fio de cabelo humano.
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Fonte: Audi
Na parte traseira, a Audi também separou as lanternas traseiras com uma barra de LED inferior, combinada com uma de OLED superior. Os proprietários podem modificar a aparência das lanternas traseiras escolhendo um dos seis gráficos disponíveis, conseguidos alterando a forma como os 36 segmentos diferentes da lanterna traseira são exibidos. As luzes traseiras se assemelham às do novo A6 e podem flanquear um emblema das quatro argolas iluminado.
A Audi se comprometeu a se afastar dos escapamentos falsos e o novo Q3 adota um para-choque traseiro mais limpo, ocultando a ponta do escapamento. Talvez a Audi esteja guardando a configuração mais agressiva com escape visível para as versões S e RS. De qualquer forma, a opção S Line apresenta um difusor sem nenhum recorte.

Foto de: Audi
O perfil do novo Q3 2026 é bem similar o do novo Q5. As versões mais caras do SUV menor vêm com rodas de 20″, enquanto o modelo básico apresenta um conjunto de 17″. A largura dos pneus aumentou de 215 para 235 milímetros, enquanto o coeficiente de arrasto foi reduzido de 0,32 para 0,30 Cx.
O interior é típico de um Audi de nova geração, mas sem uma tela opcional para o passageiro. O motorista recebe um painel de instrumentos totalmente digital de 11,9″, juntamente com uma tela sensível ao toque de 12,8″ que executa o Android Automotive em vez de um sistema operacional proprietário.
Há uma atualização notável que não é encontrada em nenhum outro Audi compacto: o Q3 é o primeiro em sua categoria a apresentar vidros acústicos nas janelas dianteiras, oferecendo uma condução mais silenciosa. Ainda não se sabe se a qualidade do material atenderá às expectativas, mas a empresa reconheceu que seus interiores estão em declínio e promete melhorar a qualidade dos futuros produtos.

Foto de: Audi
A Audi está transferindo o seletor de marchas do console central para trás do volante. A pequena alavanca está montada no lado direito, liberando espaço entre os bancos dianteiros para dois grandes porta-copos, um espaço para o carregador por indução resfriado e duas portas USB. Para tornar isso possível, os engenheiros projetaram uma haste esquerda multifuncional que incorpora controles para os limpadores de para-brisa, funções de iluminação e piscas.
Vamos falar de praticidade. Com o banco traseiro em sua posição normal, o Audi Q3 2026 oferece 488 litros de espaço no porta-malas.
Quanto aos motores, o Q3 básico vem com um motor a gasolina de 1,5 litro turboalimentado que pode desligar dois de seus quatro cilindros para reduzir o consumo de combustível quando a potência total não for necessária. Essa unidade híbrida leve produz 150 cv e 25,5 kgfm de torque, enviados para as rodas dianteiras por meio de uma transmissão automatizada de dupla embreagem de sete velocidades.

Alavanca esquerda para os indicadores de direção, limpadores de para-brisa e luzes
Foto de: Audi

Alavanca direita do seletor de marchas
Foto de: Audi
A opção acima movida a gasolina é um 2.0 turbo que produz 264 cv e 40,8 kgfm, combinado com a tração integral quattro. No lado do diesel, a Audi oferece um 2.0 TDI com 150 cv e 36,7 kgfm, em uma configuração de tração dianteira. Ambos os motores usam a mesma caixa de câmbio automatizada de sete velocidades. No entanto, ainda não é possível combinar motor diesel com tração integral.
Talvez a opção mais interessante seja o híbrido plug-in, embora seja apenas de tração dianteira. Ele combina um motor a gasolina de 1,5 litro turbo com um motor elétrico, resultando em uma potência total do sistema de 272 cv e 40,8 kgfm. O conjunto de baterias tem uma capacidade líquida de 19,7 kWh, permitindo uma autonomia elétrica de 120 km no ciclo WLTP. Quando esgotada, a carga em corrente contínua pode chegar a potências de até 50 kW, recarregando a bateria de 10% a 80% em menos de 30 minutos. Diferentemente dos modelos a gasolina e a diesel, o híbrido usa um câmbio automático de seis marchas.
A Audi lançará o novo Q3 na Europa em setembro, com preços na Alemanha com preços partindo de € 44.600 (R$ 284.637) para o modelo 1.5 turbo a gasolina. A marca ainda não confirmou data para a chegada da nova geração para o Brasil.