Há alguns meses, o Grupo Volkswagen surpreendeu ao lançar uma nova submarca da Audi na China, chamada simplesmente de AUDI — com letras maiúsculas e proposta distinta, voltada exclusivamente para veículos elétricos. Agora, essa divisão faz sua estreia oficial no Salão do Automóvel de Xangai com o E5 Sportback, um SUV cupê 100% elétrico que será vendido apenas no mercado chinês.
Apresentado ontem, às vésperas do Salão do Automóvel de Xangai, o E5 Sportback será vendido exclusivamente no mercado chinês e se destaca por oferecer até 787 cv de potência e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos.
4
Fonte: Audi
Quatro opções de potência
Com medidas generosas – são 4,88 metros de comprimento, 1,95 m de largura e 1,47 m de altura –, o E5 é maior que o A5 Sportback. Desenvolvido em parceria com a SAIC, ele utiliza a inédita plataforma ADP (Plataforma Digital Avançada), criada especialmente para a China e que não deverá ser compartilhada com outros mercados.
Esteticamente, o E5 Sportback é definido pela marca como “minimalista”. De fato, a sino-alemã optou por um visual bem diferente do que estamos acostumados a ver nos modelos europeus da Audi. A frente traz faróis estreitos integrados a um design retangular e sem grades ou vincos chamativos. Atrás, sai o tradicional símbolo das quatro argolas, dando lugar ao logo estilizado AUDI, detalhe que será padrão em todos os futuros carros dessa divisão.

Foto de: Audi

Foto de: Audi

Foto de: Audi
O E5 será vendido em versões de tração traseira ou integral (Quattro), com quatro opções de potência: 295 cv na versão de entrada, seguida por variantes de 402 cv e 570 cv. No topo da gama está a configuração com absurdos 787 cv, destinada aos clientes que buscam máximo desempenho.
Sobre as baterias, ainda há poucas informações técnicas divulgadas. A Audi fala apenas em “capacidade de até 100 kWh” e autonomia máxima de aproximadamente 769 km. A plataforma ADP também suporta carregamento ultrarrápido de 800 volts, recuperando cerca de 370 km de autonomia em apenas 10 minutos conectado à tomada.
Digital ao extremo
O interior do E5 Sportback é dominado por uma enorme tela personalizável de 27 polegadas com resolução 4K, usando um chipset Qualcomm Snapdragon capaz de realizar até 30 bilhões de operações por segundo. A AUDI aposta em atualizações OTA (over-the-air) e interface praticamente sem botões físicos, seguindo exatamente o que os consumidores chineses mais valorizam atualmente.
Além disso, o carro está equipado com avançados sistemas de assistência à direção baseados em sensores LiDAR e 29 componentes de hardware que permitem reconhecimento detalhado do ambiente urbano. Segundo a marca, o sistema foi projetado para lidar até com situações extremamente complexas, como o trânsito caótico das metrópoles chinesas repletas de bicicletas e triciclos.

Foto de: Audi
“O AUDI E5 Sportback é nosso primeiro modelo com a nova Plataforma Digital Avançada, entregando o melhor dos dois mundos: a tradição tecnológica alemã da Audi com as inovações digitais mais recentes da China”, explica Fermín Soneira, CEO do projeto entre Audi e SAIC.
Além do E5, mais dois modelos da AUDI serão lançados em 2026 e 2027. Por enquanto, o curioso E5 Sportback pode ser conferido pessoalmente no Salão de Xangai até 2 de maio.