Search
Close this search box.

Audi R8 pode voltar ao mundo como esportivo híbrido

Não parece, mas já faz um ano desde que a Audi decidiu encerrar a produção do seu esportivo R8. Embora a Lamborghini já tenha substituído o Huracan pelo novo Temerario, um gêmeo ainda não foi anunciado oficialmente. No entanto, um novo relatório indica que a Audi quer vender outro supercarro. Ao contrário do conceito PB18 E-Tron totalmente elétrico das fotos abaixo, o próximo R8 supostamente manterá o motor de combustão.

Quem indica o retorno do bólido é a revista britânica Autocar. Segundo a publicação, tem o selo de aprovação do CEO da alemã, Gernot Döllner, e tem tudo para chegar até 2027. Os rumores ainda afirmam que o modelo da próxima geração será um híbrido plug-in com um motor V-8 compartilhado com o Temerario.






Embora os R8s anteriores tenham sido desenvolvidos ao mesmo tempo que o Gallardo e o Huracan, um novo modelo chegaria anos depois do Temerario. Novo Lambo foi um esforço interno, possibilitado pelo sucesso crescente da marca nos últimos anos, o que garantiu fundos para desenvolver o novo supercarro por conta própria. Em 2024, pela primeira vez, a Lamborghini superou a Bentley, entregando 10.700 unidades, ou 100 a mais do que a empresa com sede em Crewe.

Mais uma vez, será mais fácil conviver com o R8 do que com seu gêmeo Lamborghini, que continuará sendo a variante mais hardcore. No entanto, a Audi aparentemente está usando um Temerario ainda não lançado e mais potente como base para o renascimento de seu supercarro, de modo que poderia lançar um R8 Performance desde o primeiro dia. O Temerario tradicional já tem 907 cavalos de potência de seu V-8 biturbo de 4,0 litros e três motores elétricos, portanto, uma potência de quatro dígitos não está fora de questão.



Lamborghini Temerario

Foto de: Lamborghini

Lamborghini Temerario pode ser origem do novo R8 

Design ainda é dúvida 

O design é a peça que falta no quebra-cabeça, considerando que o PB 18 E-Tron já tem cinco anos. O conceito foi escrito enquanto Marc Lichte ainda era chefe de design da Audi, mas Massimo Frascella o substituiu no início de 2024. O showcar foi concebido estritamente com motorização elétrica, portanto, um futuro R8 híbrido plug-in V-8 com configuração de três motores sem dúvida afetaria o tamanho e a forma do veículo.

Em agosto passado, a Audi basicamente voltou atrás em seu plano de se tornar puramente elétrica até 2033. O CEO Gernot Döllner disse que a empresa deve permanecer “flexível” porque a adoção de elétricos está sendo mais lenta do que o estimado.



Audi Q9  - Projeção

Além do R8, SUV Q9 pode surgir como topo de linha com três fileiras 

Há algumas semanas, o jornal alemão Handelsblatt informou que a Audi e a Volkswagen estavam interessadas em investir mais dinheiro em motores a combustão. Um novo R8 poderia estar entre os últimos modelos novos da Audi com motor a combustão, juntamente com o SUV de três fileiras Q9, que há muito tempo é alvo de rumores.

Trazer de volta o R8 faz sentido – e isso não é apenas nosso lado entusiasta falando. A Lamborghini já fez a maior parte do trabalho pesado ao desenvolver o Temerario. Devido ao motor eletrificado, regulamentações de emissões mais rígidas não seriam motivo de preocupação. 

Se o esportivo de fato voltar, há uma pergunta: Por que a Audi não fez isso antes? Só podemos supor que eles tinham problemas maiores para resolver. Claro, o R8 não foi um sucesso de vendas, com apenas 44.418 unidades entregues entre 2007 e 2024. No entanto, seu objetivo nunca foi igualar a popularidade do A4 – ele foi concebido para ser um carro-chefe, atraindo pessoas para os showrooms para comprar o A4.

A Audi pretende subir de categoria, cobrando mais por carros mais sofisticados com interiores mais bonitos e refinados, ao mesmo tempo em que aceita o risco de vender menos carros. A revitalização do R8 se alinharia perfeitamente com essa estratégia recém-anunciada.

JAECCO NO CANAL MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Conheça o Jaecoo 7 PHEV, SUV híbrido plug-in da marca chinesa de luxo do grupo Chery, Jaecoo. Ele pode chegar a 1.200 km de autonomia no ciclo combinado de motor elétrico e motor à combustão. Mas e o resto? Ele é bom? É melhor que o GWM Haval H6? Descubra tudo neste vídeo! Se inscreva no canal e ative o sininho para não perder nenhuma novidade!

+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jeep Compass Sport 2025 tem desconto de R$ 32 mil e taxa zero

A Jeep está oferecendo desconto generoso para o Compass Sport e condições de financiamento com…

Fiat Mobi e Renault Kwid comandam

A participação das vendas diretas na composição do mercado brasileiro cresceu em fevereiro. Respondendo por…

conheça o novo SUV elétrico da Chery pro Brasil

O Omoda E5 é um SUV elétrico da Chery com design moderno, 204 cv e…