Search
Close this search box.

Bentley tem V8 que anda mais que W12

Já faz quase um ano que a Bentley montou seu último W-12, concluindo mais de 20 anos de produção de carros de doze cilindros. Embora o icônico conjunto motriz tenha dado seu adeus, a marca de ultra luxo está confiante de que seu substituto é ainda melhor, mesmo que significativamente menor que seu antecessor.

O novo propulsor faz sua estreia no SUV Bentayga Speed, que passa a ter 641 cv de potência, ou 15 cv a mais do que o agora extinto W-12. No entanto, o motor reduzido gera “apenas” 86,7 kgfm de torque, o que representa 5 kgfm a menos que o modelo anterior.

Regime fez bem ao SUV

Ele ainda não é o SUV mais potente do mercado, considerando que o Aston Martin DBX S, a Ferrari Purosangue, o Dodge Durango SRT Hellcat, o Lamborghini Urus SE e o Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid fazem parte do clube dos 700 cv. Alguns elétricos são ainda mais potentes.

Como você pode imaginar, a remoção do motor robusto teve um impacto positivo no peso médio do SUV. Ele agora pesa 2.465 kg, o que o torna aproximadamente 43 kg mais leve do que antes. O transplante de motor também reduziu o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h em meio segundo, para 3,4 segundos.




Foto de: Bentley

A Bentley afirma que o elegante veículo “familiar” atinge 310 km/h, ou cerca de 4,8 km/h mais rápido que o antigo W-12. Para além da técnica melhorada, o modelo atualizado deve parecer um pouco mais ágil e prático graças à adição da direção nas rodas traseiras. Os freios de cerâmica são opcionais, mas somente se o veículo for encomendado com as enormes rodas Speed de 23”.

A Bentley também ajustou o modo de direção Sport, endurecendo os amortecedores da suspensão em 15% em comparação com o Bentayga V8 S. A resposta da direção foi acelerada para uma condução mais envolvente.



Velocidade do Bentley Bentayga (2025)

Foto de: Bentley

A Bentley acredita que você não sentirá muita falta da trilha sonora do W-12, já que o novo Speed apresenta um sistema de escapamento esportivo de série. Para um ruído ainda mais grave, os compradores podem optar pelo escapamento opcional de titânio Akrapovič com quatro pontas em vez de apenas duas.

As mudanças no estilo são discretas. Além das rodas de liga leve de 23” mencionadas anteriormente, o Bentayga Speed recebe faróis e lanternas traseiras mais escuros, juntamente com um teto preto contrastante opcional disponível em acabamento acetinado ou brilhante.



Velocidade do Bentley Bentayga (2025)

Foto de: Bentley

No interior, os detalhes cromados padrão podem ser substituídos por uma tonalidade escura para aumentar a sensação esportiva. Completando as atualizações, há mudanças sutis nas cores do estofamento dos bancos e no design acolchoado.



Velocidade do Bentley Bentayga (2025)

Foto de: Bentley

Mesmo sem o icônico W12, “você não está perdendo nada do que faz um Bentley ser um Bentley”. A frase, dita por executivos da marca, resume a transição da fabricante britânica diante das rígidas normas de emissões da Europa, que levaram ao fim do propulsor de 12 cilindros. Hoje, o Bentayga permanece como o único modelo 100% a gasolina da linha – todos os demais já contam com versões híbridas.

O próximo passo da Bentley será ainda mais radical: o primeiro modelo 100% elétrico da marca está a caminho. Ele terá formato de SUV e será menor que o Bentayga, marcando uma nova fase para o luxo britânico sem abandonar o refinamento que define o emblema alado.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…