Depois que a Porsche abriu as portas dos SUVs para marcas tradicionalmente esportivas com o lançamento do Cayenne nos anos 2000, muita coisa mudou no mercado. Logo o modelo se tornou sucesso e manteve a Porsche financeiramente saudável, estimulando outras fabricantes de luxo a seguirem o mesmo caminho: Lamborghini veio com o Urus, Ferrari trouxe o Purosangue e a Bentley apostou no Bentayga, que rapidamente se tornou seu modelo mais vendido.
Agora, assim como a Porsche ampliou sua linha com o Macan, a Bentley prepara um SUV ainda menor e totalmente elétrico, provisoriamente chamado de “Urban SUV”. Aqui está tudo o que sabemos sobre o futuro modelo.
Renderização do ‘Urban SUV’ da Bentley por Motor1
Foto de: Theophilus Chin | Motor1

Renderização do ‘Urban SUV’ da Bentley por Motor1
Foto de: Theophilus Chin | Motor1
Nome
Uma coisa é certa: o novo SUV compacto não será chamado oficialmente de “Urban SUV”. Esse nome é apenas uma descrição interna usada pela marca até o lançamento oficial. O nome oficial do novo modelo ainda não foi revelado, mas a Bentley certamente manterá a tradição de batismos sofisticados e elegantes como Bentayga, Continental e Flying Spur. O termo “SUV Urbano” é apenas interno, uma referência ao posicionamento mais compacto e prático do veículo.

Aparência seguirá o conceito elétrico EXP 15
Foto de: Bentley
Aparência
O design do novo modelo deverá seguir as linhas do conceito EXP 15 apresentado recentemente pela Bentley. Apesar de ter alguns traços do Bentayga, como a grade dianteira retangular e detalhes cromados, o novo SUV terá personalidade própria. Faróis verticais e lanternas traseiras finas são algumas das características esperadas, conforme antecipado por uma projeção exclusiva feita per Motor1.
O modelo não será exatamente pequeno, mas terá pouco menos de 5 metros, ficando alguns centímetros abaixo do Bentayga. Seguindo a tradição da marca, haverá um nível extremo de personalização, com até 46 bilhões de combinações diferentes de acabamento, cores e equipamentos disponíveis no lançamento.

Foto de: Bentley
Tecnicamente, o novo SUV utilizará uma versão dedicada da plataforma PPE do Grupo Volkswagen, compartilhada com o Audi Q6 e-tron e o Porsche Macan Electric. Segundo o CEO Frank-Steffen Walliser, os grandes destaques do novo modelo serão a potência, eficiência energética e a velocidade de recarga ultrarrápida, além de uma autonomia entre 560 e 640 km.

Renderização do ‘Urban SUV’ da Bentley por Motor1
Foto de: Theophilus Chin | Motor1
Preço e chegada
Além de menor, o novo modelo terá um posicionamento de preço abaixo do Bentayga, atualmente o SUV mais acessível da Bentley. A expectativa é que seu valor inicial fique próximo dos € 140.000 (cerca de R$ 760 mil em conversão direta atual), buscando atrair clientes mais jovens, que desejam ingressar no universo Bentley através da eletrificação.
Originalmente previsto para ser lançado em 2024, o SUV compacto foi adiado e deve ser apresentado no fim de 2026. As vendas começam no início de 2027, com produção confirmada na sede da Bentley em Crewe, na Inglaterra.