A BMW Motorrad apresentará na edição de 2025 do Salão de Munique (ALE) o conceito BMW Vision CE, que antecipa o futuro da mobilidade elétrica sobre duas rodas em centros urbanos. O modelo traz como principal destaque a possibilidade de dispensar o uso de capacete e roupas de proteção, graças a uma estrutura de segurança própria.
O projeto adota um conceito de proteção baseado em um “cage” metálico, semelhante a uma célula de segurança, que envolve o piloto. Em conjunto com o assento específico e o cinto de segurança integrado, esse sistema garante proteção suficiente para eliminar a necessidade de equipamentos tradicionais de pilotagem. A inspiração remete à BMW C1, scooter lançada há 25 anos que também oferecia essa proposta.
41
Fonte: BMW Motorrad
Visualmente, o Vision CE apresenta um desenho minimalista e futurista. A combinação de cores em branco fosco com detalhes em preto cria aparência escultural e limpa, complementada por bancos em acabamento acetinado e grafismos com toques em vermelho neon. A estrutura em alumínio aparente reforça o caráter técnico e moderno do protótipo. Com entre-eixos longo e linhas abertas, o modelo transmite leveza visual e dinâmica estendida. Além da proposta estética e de segurança, o conceito incorpora função de autoequilíbrio, capaz de manter a moto estável mesmo parada, tornando a moto mais acessível para um público maior.
O conceito é baseado na BMW CE04, apresentada em 2021. Ela tem um motor elétrico de 31 kW (42 cv), que é montado entre a bateria e a roda traseira, fornece a propulsão. Em contraste com os novos carros elétricos da BMW, como o iX e o i4, o motor síncrono excitado separadamente (FSM) é usado, mas uma máquina permanentemente excitada, como no BMW 225xe Active Tourer híbrido plug-in, de acordo com o fabricante.

Foto de: BMW Motorrad
O novo BMW CE 04 pode arrancar bem rápido nas saídas de semáforo com um 0 a 50 km/h em 2,6 segundos. Também estará disponível em uma versão de potência mais baixa, com 23 kW (31 CV) – ambos alcançam a velocidade máxima de 120 km/h, mas esta versão tem autonomia de apenas 100 km.
As baterias são as mesmas de quinta geração usadas no BMW iX e i4. A bateria de 8,9 kWh promete entregar uma autonomia de 130 km. Como padrão, ela pode ser carregada com corrente alternada de 2,3 kW – ou seja, em uma tomada doméstica convencional – o tempo de carregamento para uma bateria completamente descarregada é de 4 horas e 20 minutos.
Com o carregador rápido de 6,9 kW disponível como opcional, o tempo de carregamento é reduzido para 1 hora e 40 minutos com a bateria completamente descarregada. Considerando um carregamento de 20 a 80 por cento, o tempo de recarga com o carregador rápido será reduzido para 45 minutos.