O BMW Group Brasil, responsável pelas marcas BMW, BMW Motorrad, MINI e Rolls-Royce Motor Cars, está completando 30 anos de operação no país. Desde 1995, o grupo mantém produção local, rede nacional de concessionárias e atividades nas áreas de engenharia e serviços financeiros.
A operação começou em São Paulo, com o escritório nacional de vendas. Em 1996, foi a vez da BMW Motorrad, seguida da criação da BMW Leasing em 1999 e da BMW Financeira em 2000, que também completa 25 anos de atuação. Em 2009, o grupo iniciou a montagem de motocicletas em Manaus (AM), hoje responsável pela maior parte da produção de motos da marca no país.
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Entre os principais marcos estão o início das vendas dos elétricos i3 e i8 em 2014, o desenvolvimento do motor turbo flex e a produção do X5 híbrido plug-in em 2024, o primeiro veículo do tipo fabricado na América do Sul. A marca mantém seis anos consecutivos de liderança no segmento premium e já entregou mais de 30 mil carregadores domésticos no Brasil.

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Fonte: BMW
Produção nacional começou em 2014
A planta de Araquari (SC) é o centro da operação industrial da BMW no país. Inaugurada em 2014, a fábrica atingiu em junho de 2025 a marca de 45 mil unidades do Série 3 produzidas, o primeiro modelo montado no local. O sedã divide espaço na linha de montagem com os SUVs X1, X4 e X5 híbrido plug-in.
Em dez anos, a unidade ultrapassou 100 mil veículos produzidos e recebeu cerca de R$ 2 bilhões em investimentos. Atualmente, 60% dos carros vendidos pela BMW no Brasil são fabricados em Araquari, que também abriga o único centro de engenharia da marca na América do Sul. Com 1,5 milhão de metros quadrados de área total e 112 mil m² construídos, o complexo reúne setores de pintura, soldagem, montagem, controle de qualidade, logística, laboratórios e áreas administrativas.

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Fonte: Motor1 Brasil
Ano cheio de lançamentos
O ano começou com a R 1300 GS Adventure, da BMW Motorrad, primeira das sete novidades confirmadas para o mercado brasileiro. Montada em Manaus, a moto traz motor boxer de dois cilindros com 145 cv, câmbio de seis marchas, suspensão eletrônica e tanque de 30 litros. Pouco depois, foi a vez da R 1300 RT, também fabricada na planta amazonense, modelo de turismo que reforça o papel da unidade como a única fábrica de motocicletas BMW fora da Alemanha.
Em abril, a MINI lançou o Cooper S Cabrio 2026, com motor 2.0 turbo de 204 cv e câmbio de dupla embreagem, vendido por R$ 319.990. No fim do mesmo mês, começou a produção da nova BMW C 400 X 2025, scooter que passa a vir de série com ABS Pro, controle de tração dinâmico (DTC) e painel TFT de 6,5 polegadas.

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Em junho, chegaram ao país os novos BMW Série 2 Gran Coupé 2026, nas versões 220 M Sport e M235 xDrive, importados da Alemanha e com pequenas mudanças no visual. Logo depois, a MINI apresentou as novas versões John Cooper Works para o Hatch e o Cabrio, ambos com motor 2.0 turbo de 231 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem, com preços de R$ 319.990 e R$ 349.990, respectivamente.
No segundo semestre, a BMW iniciou a pré-venda do M2 CS, série limitada a 30 unidades. A divisão Motorrad, por sua vez, apresentou oficialmente a R 1300 RT nacional durante o Motorrad Fest, em Campos do Jordão, e confirmou o aumento da capacidade produtiva da fábrica de Manaus para 19 mil unidades anuais.

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Fonte: BMW
Em novembro, o grupo encerrou o calendário com dois lançamentos da divisão BMW: a nova geração do X3 M50, equipada com motor seis-cilindros em linha e sistema híbrido leve de 48 volts, e o X6 Dark Edition, série especial limitada a 50 unidades e baseada na versão xDrive40i M Sport, com preço de R$ 899.950.
Até o fim do ano, a BMW ainda deve trazer ao país a nova geração do Série 1 e o SUV elétrico iX2, enquanto a MINI prepara o lançamento do novo Countryman elétrico, o primeiro modelo 100% elétrico da marca produzido fora do Reino Unido.
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