A BMW Motorrad do Brasil confirmou que a R 1300 RT 2026, variante mais luxuosa da linha 1300, será a próxima motocicleta da marca a ser feita em Manaus (AM). É a única fábrica do Grupo BMW dedicada exclusivamente à produção de motos fora da Alemanha. A novidade será exibida no BMW Motorrad Fest, que ocorre nos dias 27 e 28 de setembro em Campos do Jordão.
A nova BMW R 1300 RT 2026 entra assim em pré-venda até o dia 31 de outubro. Ela será oferecida com condições especiais por meio da BMW Serviços Financeiros. Os clientes que adquirirem a motocicleta nesse período levam também um capacete exclusivo BMW. A moto está disponível nas cores Triple Black e Blueridge Option 719.
19
Fonte: BMW Motorrad
Entre o que foi confirmado até agora está a motorização – a mesma da R 1300 GS – e equipamentos como controle adaptativo e dinâmico do chassi (suspensão eletrônica), sistema de som e painel com tela TFT de 12,25″. O modelo faz parte da ofensiva de sete lançamentos da BMW Motorrad anunciada no início de 2025. Além dela, já foram lançadas para o mercado brasileiro a R 1300 GS Adventure, a S 1000 RR, a C 400 X, a F 900 R, R 12 e a R 18.
O modelo traz um novo motor boxer de 1.300 cm³, capaz de entregar 145 cv a 7.750 rpm e torque de 15,2 kgfm a 6.500 rpm, o mais potente já usado na linha RT e o mesmo das aventureiras grandes.
Entre as principais novidades, estão o chassi novo com estrutura principal em aço estampado e subquadro de alumínio, além de nova suspensão dianteira EVO Telelever com elemento flexível e traseira EVO Paralever. O modelo também passa a contar com rodas mais leves (redução de mais de 1,4 kg) e suspensão eletrônica de série, com a opção do novo sistema Dynamic Chassis Adaption (DCA), que permite alternar entre dois perfis distintos de pilotagem – um mais confortável e outro voltado à esportividade.

Foto de: BMW Motorrad
A R 1300 RT mantém o foco no turismo com soluções como o novo sistema de malas laterais com abertura elétrica de 27 litros (expansíveis para 33 litros com o sistema Vario), topcases de até 54 litros com encosto aquecido para o passageiro e ergonomia aprimorada. O assento agora tem diversas opções de altura e regulagens para melhor adaptação ao condutor e ao garupa, com destaque para o novo triângulo ergonômico que posiciona o piloto mais à frente.
A moto oferece três modos de pilotagem de série (“Rain”, “Road” e “Eco”) e pode ser equipada com o pacote opcional “Riding Modes Pro”, que adiciona os modos “Dynamic” e “Dynamic Pro”, além da pré-seleção de modos. Outro destaque é o novo sistema Automated Shift Assistant (ASA), com operação de embreagem e trocas de marcha automatizadas, que também permite o uso em modo manual. Tanto o ASA quanto o câmbio mecânico possuem 6 marchas. A R 1300 GS nacional já oferece essa opção de transmissão, mas ainda não foi informado qual será empregada na RT.
A configuração europeia ainda conta com farol full-LED de série e a opção do Headlight Pro, que inclui farol adaptativo com compensação de inclinação e modos adaptativos de iluminação para diferentes velocidades. No pacote eletrônico, a moto traz controle de cruzeiro dinâmico (DCC) com função de frenagem e pode receber o Riding Assistant opcional, que adiciona controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de colisão frontal, de mudança de faixa e de colisão traseira, além de monitor de ponto cego.

Foto de: BMW Motorrad
A nova R 1300 RT está disponível no mercado europeu em quatro versões: Alpine White (básica), Triple Black, Impulse (em azul metálico Racing Blue) e a exclusiva Option 719 Camargue (em Blue Ridge Mountain metálico). O painel é uma tela TFT de 10,25″ com navegação por mapa integrada, novo hub de conectividade e compartimento ventilado com carregador USB-C para smartphone. Um novo sistema de áudio, com a opção Audio Pro, complementa os recursos para longas viagens.