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BMW registra R 1300 RT e R 12 G/S no Brasil, mas têm chances para cá?

Registro de desenhos no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) não são certeza de que uma empresa quer lançar um produto no Brasil. Isso é, até que você tenha mais contexto sobre o produto em si. Dessa vez, a BMW Motorrad registrou por aqui duas motos de uma vez só. E ao menos uma delas tem chances reais de vir para o Brasil.

É a BMW R 1300 RT, variante mais voltada a viagens no asfalto da R 1300 GS. Somando-se também à R 1300 GS Adventure nacional, seria a terceira moto da linha R 1300 em nosso mercado oferecida pela marca. No final do ano passado, a BMW Motorrad do Brasil prometeu 7 lançamentos para o mercado brasileiro em 2025, 6 deles produzidos em Manaus (AM), na única linha de montagem da divisão de motocicletas da marca fora da Alemanha. Três lançamentos nacionais já chegaram ou foram anunciados: a R 1300 GS Adventure, C 400 X 2025 e a S 1000 RR 2026.

Porém, em uma conversa exclusiva com o Motor1.com Brasil, Matheus Pereira, CEO da BMW Motorrad Brasil, conversou bastante a respeito da linha RT, hoje ainda com o motor 1250 das antigas GS. Com a renovação da linha para 1300, questionamos a respeito do futuro da linha RT em nosso mercado. O executivo não quis confirmar nada oficialmente, mas revelou “que acredita muito no segmento da R 1300 RT no Brasil”, indicando grandes chances do produto renovado chegar ao nosso país também.

A BMW Motorrad revelou em abril na Europa a nova R 1300 RT, acompanhando as evoluções já vistas na GS e na GS Adventure. O modelo traz um novo motor boxer de 1.300 cm³, capaz de entregar 145 cv a 7.750 rpm e torque de 15,2 kgfm a 6.500 rpm, o mais potente já usado na linha RT e o mesmo das aventureiras grandes.

A R 1300 RT mantém o foco no turismo com soluções como o novo sistema de malas laterais com abertura elétrica de 27 litros (expansíveis para 33 litros com o sistema Vario), topcases de até 54 litros com encosto aquecido para o passageiro e ergonomia aprimorada. O assento agora tem diversas opções de altura e regulagens para melhor adaptação ao condutor e ao garupa, com destaque para o novo triângulo ergonômico que posiciona o piloto mais à frente.

 A moto oferece três modos de pilotagem de série (“Rain”, “Road” e “Eco”) e pode ser equipada com o pacote opcional “Riding Modes Pro”, que adiciona os modos “Dynamic” e “Dynamic Pro”, além da pré-seleção de modos. Outro destaque é o novo sistema Automated Shift Assistant (ASA), com operação de embreagem e trocas de marcha automatizadas, que também permite o uso em modo manual. Tanto o ASA quanto o câmbio mecânico possuem 6 marchas. 

O segundo modelo registrado é a BMW R 12 G/S, revelada em março na Europa. Ela é uma variante aventureira da atual R 12 oferecida no Brasil e resgata o visual da primeira GS da Motorrad: a R 80 de 1980. Ela mantém o clássico boxer de 2 cilindros contrapostos da BMW, que chega aqui em sua forma mais pura: com refrigeração a ar. Ele tem 1.170 cm³ de capacidade, entrega 108 cv de potência a 7.000 rpm e 11,7 kgfm de torque aos 6.500 rpm. O câmbio é mecânico de 6 velocidades e transmissão final, claro, é por eixo cardã.

A diferença está nas rodas e na suspensão. Na dianteira, é raiada de 21″, como manda o figurino de uma aventureira clássica. Os amortecedores têm 210 mm de curso na dianteira e 200 mm na traseira. Essa, porém, tem menos chances para cá. A R 12 convencional já custa R$ 89.990 na versão de entrada e uma R 12 G/S com certeza chegaria mais cara. Acima de R$ 90 mil, já começaria a roubar vendas tanto da F 900 GS quanto da R 1300 GS.

O que a BMW tem a dizer?

Consultada pelo Motor1.com Brasil, a operação nacional da BMW Motorrad deu a seguinte resposta, transcrita na íntegra:

“A BMW Motorrad do Brasil está constantemente avaliando oportunidades no mercado brasileiro, com o objetivo de oferecer os modelos mais inovadores e desejados pelos nossos clientes. O registro de um modelo junto ao INPI é um procedimento padrão para a proteção da propriedade intelectual e não significa que o produto será comercializado no mercado.”

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