Adotando nova estratégia no Brasil desde o lançamento do Kardian e do Megane E-Tech nos últimos dois anos, a Renault acaba de confirmar o nome do seu próximo SUV médio para o país: Boreal. O modelo ficará acima do Duster e terá a missão de encarar concorrentes de peso como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross e chegará ”nos próximos meses”, segundo a marca.
Já flagrado rodando pelo país, o novo Boreal adotará a mesma estratégia vista no Kardian. No caso do novo SUV, a referência visual deverá ser o Dacia Bigster. O que mais o define como Bigster e não Duster é o balanço traseiro maior, mesmo que não seja um SUV de sete lugares, algo que se repetirá no modelo da Renault.
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Fonte: Motor1 Argentina
Ou seja, nosso futuro SUV terá algo na faixa dos 4,57 m de comprimento, 2,70 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,70 m de altura. Como referência, o Haval H6 tem 4,68 m de comprimento, 2,74 m de entre-eixos, enquanto o Jeep Compass mede 4,40 m e 2,64 m, respectivos comprimento e entre-eixos.
O novo SUV apresentará um estilo dinâmico com a uma leve inclinação da linha do teto, o que confere uma pegada mais esportiva. Também é possível ver que a tampa traseira terá traços bem pronunciados, geométricos, algo como visto nos mais recentes lançamentos da marca como o Rafale, obviamente, sem o estilo cupê.


Na frente, o estilo também deve seguir os atuais SUVs da Renault europeus, com uma grade mais pronunciada e uma leve curvatura no capô. Espere também por conjunto óptico arrojado, com LEDs, e a grade cravejada por “diamantes”.
O interior deverá seguir a mesma receita do exterior, utilizando alguns comandos e alguns elementos como o painel de instrumentos com o Bigster, mas com forte aposta em maior refinamento na cabine e itens de conforto como teto solar panorâmico e grande oferta de itens de assistência à condução, sendo o Renault mais sofisticado já fabricado no país.

Picape Renault Niagara Concept
SUV nacional terá versão híbrida e dará origem a picape
Em fevereiro, o CEO da Renault Luca Di Meo confirmou que o novo SUV médio brasileiro da Renault terá opções “endotérmicas e híbridas”, ou seja, é muito provável que seja equipado com o motor 1.3 TCe que foi recentemente nacionalizado pela HORSE nas versões mais acessíveis e híbridas nas mais caras.
Outro que deve beber da mesma fonte é a picape Niagara, feita na mesma base modular RGMP e compartilhando bastante com o Boreal. Daniel Nozaki, diretor do centro de design da Renault América Latina, disse há algum tempo que a picape apostará bastante no size impression, ou seja, parecer maior do que realmente é, principalmente para atrair compradores de picapes maiores e que não precisam da capacidade de carga total. Seu lançamento deverá ficar para 2026.