Search
Close this search box.
  • Home
  • Mercado
  • Brasil é o maior mercado de modelos eletrificados vindos da China

Brasil é o maior mercado de modelos eletrificados vindos da China

O Brasil se destaca como o maior consumidor de automóveis eletrificados chineses no mundo. De acordo com dados do Instituto britânico Rho Motion, divulgados em março deste ano, 82% dos veículos eletrificados vendidos no país em 2024 eram oriundos da China. Esse domínio se deve, na maioria, à estratégia agressiva de marcas como GWM, BYD e Caoa Chery, que focam sua expansão em mercados emergentes, incluindo a América Latina e países vizinhos menos desenvolvidos da China.

Werther Santana/Estadão

Além do Brasil, os veículos elétricos chineses conquistaram grande aceitação em diversas regiões do mundo. O estudo apontou que, globalmente, 76% dos 17 milhões de veículos elétricos vendidos no último ano pertenciam a marcas chinesas. No entanto, alguns países ainda resistem à forte presença dessas fabricantes, especialmente na Europa e na América do Norte.

Rho Motion/Divulgação

Na Europa, a Áustria se destaca como a nação mais receptiva aos veículos eletrificados chineses, com 11% de sua frota composta por esses modelos. Já nos Estados Unidos e no Canadá, as barreiras comerciais foram intensificadas, com tarifas de importação elevadas para 100% e restrições à comercialização de modelos que utilizem tecnologia chinesa.

Brasil tem maior frota circulante de eletrificados chineses

Haval H6
Estadão/reprodução

O Brasil não só lidera o consumo de automóveis eletrificados chineses como também tem a maior frota circulante desses veículos no mundo, com 82% dos 126 mil registros nacionais. Em seguida, aparecem Tailândia (77%) e Indonésia (75%), reforçando a presença marcante das marcas chinesas no mercado asiático.

Entretanto, na América do Sul, o Chile também se destaca, com 6 mil unidades de veículos eletrificados chineses, representando 42% de sua frota eletrificada. Apesar de esse número ainda ser relativamente baixo, ele reflete a crescente adesão do mercado chileno a essa tendência global.

A lista dos países que mais consomem automóveis elétricos chineses é liderada pelo Brasil e inclui Tailândia, Indonésia, Nepal e México, entre outros. Por fim, esse cenário evidencia o avanço das montadoras chinesas, que vêm conquistando espaço em diferentes continentes, impulsionadas por preços competitivos e tecnologia acessível.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube


Inscreva-se



VW Tera: fomos conhecer o novo SUV compacto da marca! Veja as primeiras impressões

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Novo Peugeot 208: conceito, teaser, prévias

Não parece, mas a atual geração do Peugeot 208 já tem seis anos de estrada.…

Mercedes-Benz CLA ganha versões híbridas na Europa

Depois de apresentar a nova geração do CLA apenas em suas configurações elétricas, chegou a…

Qual será o futuro das chinesas no Brasil?

Dias após o anúncio da compra de 26,4% da Renault do Brasil pela Geely, o…