Search
Close this search box.
  • Home
  • Elétricos
  • Brasil já tem Harley-Davidson feita especialmente para a última viagem

Brasil já tem Harley-Davidson feita especialmente para a última viagem

Ele vivia o universo das duas rodas 24 horas por dia. Não tinha outro assunto, e todos os seus passeios eram para encontros de motociclistas. Seu círculo de amigos era o motoclube. Mas a morte chega para todos, e nosso personagem, infelizmente, partiu desta para a melhor. No dia do enterro, todos estavam de colete preto no cemitério… e o caixão chegou à capela numa velha Kombi branca da funerária. Que anticlímax!

Foi pensando na última viagem de motociclistas fervorosos que Regina Célia Diniz, diretora da Ossel Assistência, no ABC Paulista, decidiu incorporar uma Harley-Davidson à frota de serviços funerários da empresa. O projeto foi encomendado à Carros Funerários Procópio, de Cianorte (PR), especializada na produção de veículos para a derradeira jornada. Com o apoio técnico da Barracuda Motorcycles — uma oficina de Harley em Marialva (PR) — nasceu a primeira moto-fúnebre do Brasil.

Nos Estados Unidos, as Harley-Davidson do tipo “Hearse”, adaptadas para cortejos funerários de motociclistas, são relativamente comuns, podendo levar o caixão em uma carretinha ou até mesmo em um sidecar. No Brasil, contudo, o projeto tem ares de ineditismo.

O ponto de partida foi uma Harley-Davidson Ultra Glide Limited FLHTK 2017, com apenas 10 mil quilômetros rodados. Hoje uma moto dessas vale entre R$ 75 mil e R$ 80 mil. O modelo passou por uma conversão completa de duas para três rodas, incluindo o alongamento do quadro e da balança. Os principais componentes estruturais foram importados dos EUA, da Frankenstein Trikes, especializada em kits para transformar motos em triciclos.



Harley-Davidson Triciclo funeral limosine (2)

Harley-Davidson Triciclo funeral limosine (2)

Foto de: Jason Vogel

Segundo Kennedy Silva, diretor comercial da Carros Funerários Procópio, o custo da customização — sem incluir o valor da moto — pode variar de R$ 350 mil a R$ 400 mil. E já há planos de aumentar a produção:

“Não vendemos a trike pronta. Trabalhamos sob encomenda e podemos atender clientes no Brasil, EUA, Europa ou qualquer outro lugar do mundo. Para isso, a motocicleta seria enviada para cá (via importação temporária), transformada e devolvida ao país de origem.”

O executivo acredita que esses triciclos abrem uma nova frente de negócios para o setor funerário, especialmente para atender famílias de apaixonados pelas duas rodas — ou melhor, pelas três, neste caso… Além de oferecer uma despedida marcante, o modelo promete ser um apelo de marketing para as funerárias, ampliando a venda de planos e serviços de alto padrão.

A primeira unidade da “Moto Cortejo” já está disponível para locação pela Ossel Assistência, em São Caetano do Sul (SP). O custo do serviço é de R$ 500 por hora. Mas tenho certeza de que nossos leitores, mesmo que apaixonados por motos, não desejam usar o serviço tão cedo.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

BEXP inaugura loja Porsche Approved com esportivos seminovos

Que tal comprar um Porsche seminovo e ter a mesma experiência de compra de um…

Toyota trará Hiace, rival da Ducato, para o Brasil

A Toyota Argentina vai começar a exportar a van Hiace para o Brasil ainda neste…

inédito Nissan Kait começa a perder camuflagens

Ainda em maio, vocês leram primeiro aqui no Motor1.com Brasil: o novo e terceiro SUV nacional…