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BYD Denza B5 é confirmado para o Brasil; veja o que sabemos

Durante evento no porto de de Aracruz, no Espírito Santo, a BYD confirmou a chegada de um novo SUV de sua divisão premium chamada Fangchengbao (ou simplesmente Bao). O nome significa “Leopardo” em chinês e representa uma linha de modelos com características off-road.

A marca foi criada em 2023 e fez sua estreia justamente com o SUV plug-in Bao 5. A ideia é que os modelos da marca não sejam vendidos nas mesmas lojas que os BYD “normais”, mas sim em uma rede à parte, compartilhada com os carros elétricos da Denza, outra divisão do grupo chinês. Os carros que desembarcaram no Espírito Santo já traziam a identificação da marca premium. Ou seja, a novidade será vendida no Brasil como Denza B5, estratégia já usada em mercados como a Austrália.

Visualmente, ele disfarça bem seus 4,89 metros de comprimento – é mais longo até que o Defender 110 atual. As linhas são retas e, ao mesmo tempo, bem trabalhadas, com destaque para os relevos em “Y” nas laterais, que dão musculatura à carroceria e denotam uma estamparia bem elaborada.

No seu interior, o SUV conta com interior luxuoso com três telas de alta definição. A que vai em frente ao motorista tem 12,3”. A da central multimídia conta com 15,6”. Diante do carona há outra tela, de 12,3”, para entretenimento do passageiro – mas esta é proibida no Brasil e deverá ser desabilitada para a venda em nosso mercado. Existe ainda o Head Up Display (HUD).



Bao 5: novo SUV híbrido da BYD desembarca no Brasil

Foto de: Motor1.com

Com regulagens elétricas, os bancos dianteiros são poltronas muito cômodas e com fartos apoios laterais. O teto panorâmico pode ser aberto. A forração dos bancos nas unidades que chegaram ao Brasil aparentam ser de veludo com couro nas laterais.

No console, há um seletor da transmissão semelhante ao da picape Shark, com teclas retangulares para o bloqueio dos diferenciais, por exemplo. Seus botões transparentes e iluminados parecem umas pedras preciosas. Uma geladeira tem espaço para quatro garrafinhas de água mineral. 



Bao 5: novo SUV híbrido da BYD desembarca no Brasil

Foto de: Motor1.com

Chassi de Shark

Sua base será a mesma da picape Shark, ou seja, um SUV sob chassis separado da carroceria e não monobloco como costumeiramente são feitos utilitários de luxo. Chamada de DMO, o modelo terá um conjunto híbrido plug-in formado por dois motores elétricos síncronos e um, mais modesto, a gasolina. Sob o capô está o motor a gasolina Xiaoyun 1.5 turbo, de quatro cilindros e 197 cv, que vai montado na longitudinal e serve principalmente como gerador. Só traciona diretamente as rodas (dianteiras) do Denza B5 se os motores elétricos não estiverem funcionando por algum motivo – bateria descarregada, por exemplo.

Atrelado ao 1.5 turbo, em vez de caixa de câmbio, vai o motor elétrico dianteiro, com seus 272 cv. O outro motor elétrico é montado no eixo traseiro e rende 387 cv. Tudo junto e temos uma potência combinada de nada menos que 686 cv, com torque máximo de 77,5 kgfm.

Em modo puramente elétrico, a autonomia é de 125 km no ciclo CLTC. Já no modo híbrido, o alcance sobe para quase 1.200 quilômetros. Pesando quase 3 toneladas (2.890 quilos), o SUV pode acelerar de 0 a 100 km/l em apenas 4,8 segundos.



Bao 5: novo SUV híbrido da BYD desembarca no Brasil

Foto de: Motor1.com

Suspensão ativa e bateria blindada

A bateria Blade (de lâmina), de 31,8 kWh, vai montada no meio do chassi, entre as longarinas. Para proteger o SUV em trilhas, a parte inferior do Denza B5 é blindada por duas grossas placas de alumínio. A BYD jura que isto será suficiente para proteger a bateria – além do fato de que a parte mais baixa do carro é a moldura formada pelas longarinas.

As versões mais caras trazem ainda a suspensão hidráulica ativa DiSus-P, capaz de controlar movimentos horizontais, verticais e longitudinais da carroceria. Tudo é feito automaticamente mas, quando necessário, o motorista pode levantar ou baixar o carro por meio de uma tecla. Com ângulo de ataque de 35 graus e de saída de 32 graus, o Bao 5 tem vão livre máximo de 31 cm (a altura da suspensão DiSus-P pode ser ajustada em 14 cm).

Preço

Na China, o Bao 5 custa de 290 mil a 353 mil yuans (algo entre R$ 205 mil a R$ 250 mil na conversão direta). O mais provável é que seja vendido aqui pelo dobro desses valores, na casa dos R$ 500 mil reais. Seus concorrentes deverão ser o Jeep Wrangler Rubicon, vendido por R$ 499.990, e a linha Defender, que gira em torno dos R$ 700 mil a R$ 900 mil.

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