Search
Close this search box.
  • Home
  • Últimas Notícias
  • BYD derrota Honda na China com preços baixos e prepara pacote de benefícios para o Brasil

BYD derrota Honda na China com preços baixos e prepara pacote de benefícios para o Brasil

Enquanto a BYD é sensação mundial, a Honda vê sua participação se fragmentando. Para se ter uma ideia, as vendas da Honda na China caíram 30,9% para 852.269 unidades, marcando a maior queda entre as as marcas japonesas no país. 

BYD derrota Honda na China 

A Honda vendeu menos de 1 milhão de unidades pela primeira vez em nove anos na China. A montadora se vê em uma queda de participação no mercado chinês, enquanto a BYD bate recorde atrás de recorde na venda de carros. 

A greentech chinesa vendeu 4,27 milhões de veículos de nova energia (NEVs – que incluem híbridos e elétricos) em 2024 — um aumento de 41,26% em relação a 2023. 

BYD derrota Honda na China em vendas - Foto: Divulgação
BYD derrota Honda na China em vendas – Foto: Divulgação 

Qual a chave para o sucesso da BYD? Preços competitivos, uma gama diversificada de veículos e tecnologia de ponta são alguns dos recursos da montadora para se tornar cada vez mais relevante no mercado. 

Já até superou a Tesla em vendas de carros 100% elétricos e volume de vendas no mundo. Em 2024, a empresa de Elon Musk vendeu 1,79 milhão de unidades, o que representa uma queda de 1,1%. 

BYD no Brasil

A BYD também está intensificando seus esforços para conquistar de vez o mercado brasileiro. Em 2024, a marca chinesa acumulou 76.713 emplacamentos no país — um crescimento de 327,68% em comparação aos 17.937 carros registrados em 2023.

O Song vendeu 27.689 no ano e é o veículo híbrido mais vendido do país. Só no mês de dezembro foram 5.239 unidades vendidas, ultrapassando modelos tradicionais no país, como o Jeep Compass.

Entre os elétricos, a BYD manteve-se imponente na liderança em 2024, com 73,4% de participação no mercado, ou seja, 7 em cada 10 carros elétricos vendidos no Brasil pertencem à marca.

O Dolphin Mini vendeu 21.945 unidades e é o carro elétrico mais vendido do país, seguido do Dolphin, que registrou 11.491 emplacamentos.

Dolphin Mini é o carro elétrico mais vendido na China e no Brasil  - Foto: Nicole Santana/ Garagem360Dolphin Mini é o carro elétrico mais vendido na China e no Brasil  - Foto: Nicole Santana/ Garagem360
Dolphin Mini é o carro elétrico mais vendido na China e no Brasil  – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

Quais oe benefícios que a BYD preparou pro Brasil?

A BYD anunciou a promoção de IPVA grátis para seus modelos híbridos plug-in Song, Shark, King, assim como 50% de desconto no IPVA para os modelos 100% elétricos em São Paulo (Dolphin, Dolphin Mini, Han, Seal, Tan, Yuan Plus e Yuan Pro

A ação é uma resposta a Lei 18.065, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador Tarcísio Freitas, que isenta o IPVA de veículos híbridos flex. Atualmente somente a linha Corolla Hybrid é elegível a isenção. 

Eai, já está preparado para comprar um BYD ou prefere um Honda? Responda nos comentários!

Leia também: Nissan e Honda trabalharão juntas a partir de 2026; Renault se pronuncia



Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp

Robson QuirinoRobson Quirino

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.


Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Triumph revela a nova Trident 800; Street Triple 765 R sairá de linha

A Triumph fez o que muitos já esperavam: apresentou um novo e mais potente membro…

Quais foram os carros mais vendidos do Brasil em outubro de 2025?

Após iniciar sua carreira comercial no Brasil de maneira discreta, o Volkswagen Tera enfim mostrou…

há 7 anos, VW já queria uma rival para Toro com a Tarok

Até 2016, quem buscava uma picape estava quase refém de dois segmentos: as compactas, com…