Search
Close this search box.
  • Home
  • Elétricos
  • Cadillac desiste de ser 100% elétrica nos EUA, mas será no Brasil

Cadillac desiste de ser 100% elétrica nos EUA, mas será no Brasil

A marca de luxo do grupo General Motors, Cadillac, abandonou os planos de se tornar 100% elétrica. A mudança veio à tona em um memorando enviado ao UAW, sindicato que representa trabalhadores dos setores automotivo, aeroespacial e agrícola nos EUA e Canadá, que confirma que a nova geração do médio SUV XT5 continuará a ter motor a combustão.

O plano original da Cadillac era eletrificar toda a sua linha até o fim da década. Nos últimos anos, a GM posicionava a marca como vitrine da transição do grupo, com modelos como Lyriq, Celestiq e Escalade IQ. Mas a demanda por elétricos esfriou, e a empresa adotou uma abordagem mais pragmática. XT4 e XT6 sairão de cena, enquanto o XT5, lançado em 2017 e ainda o segundo mais vendido da marca, seguirá com motor a gasolina e possivelmente até com versão híbrida leve.



Cadillac XT5 continuará com motor a combustão em sua nova geração

Ainda não há confirmação sobre o visual ou a motorização da nova geração do XT5, mas é provável que o design siga os moldes do modelo chinês atualizado recentemente. A plataforma deve ser mantida, com mudanças focadas em estilo e interior. A decisão reflete a busca da GM por flexibilidade, mesmo após os altos investimentos na arquitetura elétrica Ultium.

No Brasil, Cadillac será só elétrica

A mudança global ocorre no momento em que a Cadillac se prepara para estrear oficialmente no Brasil com uma proposta oposta. Por aqui, a operação começará com foco apenas em veículos elétricos. Durante a etapa brasileira do WEC, em julho, os SUVs elétricos Lyriq e Optiq apareceram já emplacados em imagens obtidas por Motor1.com Brasil, com participação direta da divisão nacional da GM. Ambos estão em validação final e devem liderar a estreia da marca no país, ainda sem data confirmada.

O Lyriq, com 522 cv e 513 km de autonomia, será importado dos Estados Unidos. O Optiq, menor e mais acessível, virá do México, com 304 cv e até 486 km de alcance. Ambos usam a plataforma Ultium, também presente nos Chevrolet Blazer EV e Equinox EV. A conta oficial da GM Brasil já promove ações com os modelos, e a Cadillac deve estrear até o fim de 2025 como marca premium do grupo no país, acima da Chevrolet.

Detroit Free Press

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…