Não é de hoje que a General Motors se movimenta para ter alguma marca além da Chevrolet no Brasil. Recentemente, lançou sua conta no Instagram, @generalmotorsbrasil, o que deixou no ar a expectativa de que algo estava acontecendo. E agora, durante a WEC, o campeonato mundial de endurance, aparecem dois Cadillac já emplacados.
Os elétricos Lyriq e Optiq são da própria General Motors do Brasil e estão no evento, onde a Cadillac compete, como uma forma de medir receptividade e reação do público. Segundo fontes, os carros estão em validações finais e, apesar de não ter uma confirmação oficial, podemos dizer que a marca de luxo chega ao mercado brasileiro de forma oficial em breve.
Foto de: Motor1.com
A estratégia da Cadillac será apenas elétrica no Brasil. Apesar da fama com modelos como o Escalade, importado de forma independente em volume considerável, a operação oficial focará nos elétricos, como o Lyriq e Optiq, dois modernos SUVs com a plataforma Ultium, a mesma que já conhecemos nos Chevrolet Blazer EV e Equinox EV.

Foto de: Motor1.com
O Optiq é produzido no México, o que deve facilitar sua chegada ao mercado brasileiro. Tem 4.822 mm de comprimento e 2.954 mm de entre-eixos, o mesmo número do Equinox EV. Tem dois motores elétricos, um por eixo, para um total de 304 cv e, com a bateria de 85 kWh, chega a um alcance de 486 km pelo ciclo EPA.

Foto de: Motor1.com
O Lyriq é maior, com 4.996 mm de comprimento e 3.094 mm de entre-eixos. Sua produção é nos Estados Unidos e, até por seu porte, estará posicionado acima do Optiq. Chega aos 522 cv com dois motores, um por eixo, chegando aos 513 km de alcance com uma bateria de 102 kWh.