A Cadillac chegará oficialmente ao Brasil, isso é fato. A General Motors (GM), dona da marca, já está ouvindo potenciais clientes e definindo e a forma como venderá os modelos de luxo por aqui. Aproveita também a força que a Cadillac já possui no automobilismo para acelerar este processo. Estivemos em Detroit e logo depois nas 6 horas de São Paulo da WEC com o time Cadillac para entender os próximos passos.
Tudo começou em 2021 com o lançamento do Lyriq. Em apresentação realizada na Cadillac House, que fica dentro do GM Tech Center em Warren, Michigan, executivos da marca explicaram que 2025 é o chamado ano de “Transformação” conquistando o Top 3 no mercado de veículos elétricos luxo nos Estados Unidos. A estratégia também visa a expansão do seu portfólio de elétricos e conquistar consumidores das gerações XYZ. O objetivo é conquistar a liderança da indústria de luxo e ser líder em tecnologia em 2030.
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Fonte: Motor1.com
Nos Estados Unidos, a Cadillac vem provando o sucesso de sua estratégia. No primeiro semestre de 2025, a marca registrou 37% de crescimento em relação ao ano passado. Também obteve o melhor marketshare desde 2014. Outro destaque foi o melhor 1º semestre de vendas do Escalade (considerando versões elétricas e combustão).
Globalmente, afirmou que o volume de vendas de veículos elétricos está crescendo, mas também celebra aumento do XT5 (+22,8%), Escalade (+35,9%) e o sucesso do Lyriq na Europa, em especial na França onde lidera o segmento e na Alemanha onde conquistou o “German Car of the Year”.
A plataforma Ultium, presente aqui no Brasil nos modelos Chevrolet Blazer EV e Equinox EV, vem provando a sua versatilidade e acerto da estratégia global da GM. Na linha Cadillac, fez sua estreia no Lyriq, mas atualmente é a base para o Optiq, Vistiq e Escale Iq e o super luxuoso com produção artesanal Celestiq.

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Fonte: InsideEVs
O Escalade Iq, em sua versão mais “convencional”, é praticamente um transatlântico que encontra espaço apenas nas amplas vias dos Estados Unidos e, talvez, em alguns países dos Emirados Árabes. Com seus 5,69 metros de comprimento, 2,39 m de largura e inacreditáveis 3,45 m de entre eixos, deve ficar em segundo plano na estratégia global.
O foco, inclusive para o Brasil, são os modelos Optiq, Lyriq e Vistiq. A estratégia de expansão global é tão agressiva que até mesmo opções com direção no lado direito para atender os mercados japonês, australiano e futuramente inglês foram desenvolvidos pela marca.
Os olhares mais atentos conseguirão, eventualmente, ver unidades dos modelos Optiq e Lyriq rodando pelo Brasil sem nenhum tipo de disfarce e já com placas definitivas. Nós vimos estes carros no Autódromo de Interlagos durante as 6 horas de São Paulo da FIA WEC. As unidades serviram como transfer de luxo para os primeiros clientes que participaram de clínicas no Brasil.

Foto de: Cadillac

Foto de: Motor1.com

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Foi a primeira aparição pública do Optiq no Brasil e uma chamativa cor vermelha, quase puxando para o laranja. Conversando com executivos da marca, foi possível entender que o Optiq será o veículo com a missão de conquistar um público mais jovem, e por isso a cor mais chamativa.
Já o Lyriq, com seus 4,99 m de comprimento, apareceu com cores mais sóbrias como prata e cinza, além de um tom vermelho mais escurecido (quase cereja). Deve ser a aposta para um público urbano mais conservador.
Ouvimos também que o Vistiq deve ser o SUV grande escolhido para o Brasil. São 5,22 m de comprimento e 3,09 m de entre eixos. Nos Estados Unidos, possui versões com 6 e 7 lugares, sempre com assentos únicos e o tradicional corredor central. Ligeiramente menor que o Escalade Iq, mas ainda assim muito grande.
A chegada da Cadillac no Brasil aproveitará a força do automobilismo. Em 2026, a marca ganhará ainda mais projeção com a entrada na Fórmula 1. A Cadillac sempre foi sinônimo de inovação no universo automotivo americano, mas passou a utilizar o automobilismo como uma plataforma estratégica apenas nos últimos 25 anos. Da ousadia do “Le Monstre” de Le Mans em 1950, à solidez dos protótipos modernos, a marca se reinventou como uma potência em corridas de endurance, aproximando sua linha de produtos V-Series do prestígio e da performance das pistas.

Foto de: Motor1.com

Foto de: Cadillac

Foto de: Cadillac
Prova disso foi o resultado conquistado no Brasil. A Cadillac Racing venceu pela primeira vez na temporada 2025, com direito a dobradinha. O vencedor foi o carro número 12 pilotado por Will Stevens, Norman Nato e Alex Lynn enquanto o segundo lugar ficou com o carro número 38, liderado por Earl Bamber, Jenson Button e Sébastien Bourdais.
A WEC é considerada o principal laboratório de tecnologia do automobilismo. O carro da Cadillac é o V-Series.R e compete na categoria Hypercar do WEC. Híbrido, combina um motor V8 de 5,5 litros naturalmente aspirado (código LMC55R), capaz de atingir impressionantes 10.000 rpm e entregar até 670 cavalos de potência e por um propulsor elétrico traseiro de 50 kW (equivalente a 68 cv), fornecido pela Bosch e integrado ao câmbio sequencial de 7 marchas da Xtrac.
A estratégia de comercialização dos veículos da Cadillac no Brasil ainda não foi definida. Ouvimos que a GM está neste momento decidindo qual será a forma, mas há um consenso de que precisará entregar uma experiência única e bem diferenciada da marca Chevrolet.

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Fonte: Cadillac
São públicos diferentes, tecnologias diferentes e tipos de produtos diferentes. Outro fator que faz parte da análise é a presença também de alguns modelos GMC, em especial o novo Hummer EV nas versões SUV e picapes.
Seja qual for a decisão, os lançamentos devem acontecer apenas em 2026, pois a GM já fez a apresentação de seus 5 lançamentos para este ano no Brasil ao revelar os renovados Onix, Onix Plus, Tracker e os inéditros Spark EV e Captiva EV.