Search
Close this search box.

câmbio manual está acabando e os números provam isso

Além da clara tendência aos SUVs que temos observado desde o final da década de 1990 nos EUA e desde o final da década de 2000 no resto do mundo, há outra grande mudança que parece imparável. As transmissões automáticas estão se tornando quase padrão em muitos mercados e estão ameaçando a sobrevivência dos carros com transmissões manuais.

Em 2001, quase todos os carros de passeio registrados nos cinco maiores mercados europeus (Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Espanha) eram equipados com transmissões manuais. Os dados mostram que, naquela época, os carros com transmissão manual representavam 91% dos registros nesses cinco mercados. Esse tipo de transmissão era mais popular do que a automática, mesmo entre as marcas premium e de luxo.

Naquela época, a tecnologia não era tão avançada quanto hoje, portanto, os altos custos de desenvolvimento tinham um impacto direto no preço final. A transmissão automática era um recurso de luxo.

Entretanto, como foi o caso dos airbags e de muitas outras tecnologias do setor, a adoção gradual ajudou a reduzir seu custo e preço. O trânsito está se tornando cada vez mais intenso nas grandes cidades, e os motoristas estão tendo que gerenciar mais elementos enquanto dirigem. A transmissão automática é a resposta para essa nova realidade.

No ano passado, os carros com transmissão manual foram responsáveis por apenas 29% dos registros nos cinco principais mercados europeus. A divisão entre marcas generalistas e premium também mostra grandes mudanças.

Em 2001, os carros premium com transmissão automática foram responsáveis por 31% das vendas. Em 2024, eles chegaram a 97%. No que diz respeito às marcas generalistas, a mudança é igualmente dramática: a participação de mercado das transmissões automáticas aumentou de 5% em 2001 para 63% no ano passado.

Participação nas vendas de carros com transmissão manual

  2001 2024
Alemanha 83% 18%
Reino Unido 86% 22%
França 95% 28%
Itália 98% 48%
Espanha 97% 41%
Total 5 maiores mercados europeu 91% 29%
EUA 28% 0,7%

Nos EUA é ainda pior

A mudança drástica também diz respeito aos Estados Unidos. A terra dos veículos grandes e das rodovias longas também é o maior mercado para transmissões automáticas. De fato, foi a General Motors que desenvolveu a primeira transmissão automática produzida em massa, introduzida em 1939.

Esses veículos já eram populares em 2001 e são ainda mais populares atualmente. Os números mostram que, há 25 anos, quase 72% das vendas de veículos leves novos (incluindo picapes) eram equipados com transmissões automáticas, enquanto apenas 28% tinham transmissões manuais. No ano passado, essa última foi responsável por apenas 0,8% das vendas de veículos leves novos nos EUA.

Uma espécie em extinção, em resumo.

O autor do artigo, Felipe Munoz, é Especialista no setor automotivo da JATODynamics.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…