A família Tiggo pode ganhar mais um integrante em breve. Presente no Brasil desde o início das operações da marca chinesa no país, o nome deixou de representar um modelo só na década passada para virar uma série de veículos que vão desde o 5X, com foco nos compactos, até o 8, hoje topo de linha. Mas a CAOA Chery pode estar planejando um novo modelo mais refinado para breve.
As imagens que você vê abaixo, feitas em Moema, na zona sul de São Paulo (SP), mostram um protótipo do Tiggo 9, o maior integrante da família — pelo menos até o momento — e que já está presente no mercado internacional desde 2023. Pela grade fechada, vista mesmo com as camuflagens, trata-se da configuração híbrida plug-in.
3
Fonte: Redação Motor1 Brasil
No design, traz muito do já visto no Tiggo 8, com faróis finos com tecnologia LED Matrix e grade do tipo octogonal que, a depender da versão, traz filetes cromados. Na traseira, as lanternas horizontais seguem presentes, assim como o logotipo da Chery e as saídas de escape cromadas em ambos os lados.
Bem equipado, oferece entre os itens de série disponíveis para o mercado chinês alerta de saída de faixa, aviso de colisão frontal com frenagem automática de emergência, assistente de manutenção de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de troca de faixa, piloto automático adaptativo, sensor de pressão dos pneus, teto solar panorâmico, porta-malas elétrico, abertura e partida sem chave, bancos dianteiros aquecidos e sistema de som Sony, entre outros.

5
No exterior, o Tiggo 9 conta com motorização híbrida plug-in (PHEV) que combina um motor 2.0 turbo a gasolina, com potência de 238 cv no eixo dianteiro, a uma unidade elétrica 3DHT de 224 cv nas rodas traseiras. Juntos, entregam 366 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. A autonomia declarada no ciclo WLTP é de 1.400 km, com consumo médio de 19,2 km/l. O câmbio é sempre automático de 8 marchas.
Nas medidas, o SUV conta com 4.820 mm de comprimento, 1.930 mm de largura e 1.699 mm de altura. O entre-eixos também é generoso, com 2.820 mm. Há opções de cinco e sete lugares. Por aqui, a CAOA Chery provavelmente deve optar pela configuração com três fileiras, já que o Tiggo 8 também sai de fábrica com a mesma capacidade.



Caso realmente chegue ao país, o modelo pode ser mostrado durante o Salão do Automóvel de São Paulo, que ocorrerá entre os dias 22 e 30 de novembro, e poderá contar ainda não só com os modelos da Chery, mas também com outras marcas que o grupo CAOA planeja trazer ao mercado brasileiro.
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com