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carro esportivo tem que ter motor a combustão

Já se passaram quase dois anos desde que a Toyota apresentou o conceito FT-Se, um esportivo elétrico que prometia agitar os fãs da marca. Mas, ao que tudo indica, o projeto ainda está longe das linhas de produção. Isso porque, por enquanto, a empresa prefere manter o foco nos modelos a combustão, especialmente por decisão de ninguém menos que o próprio presidente da montadora.

Akio Toyoda, ex-CEO da Toyota e atual presidente do conselho, mais uma vez deixou clara sua preferência pessoal. Em entrevista recente ao site Automotive News, ele resumiu sua visão:

“Para mim, como piloto, um carro esportivo de verdade tem que ter cheiro de gasolina e motor barulhento.”





<p>Conceito Toyota FT-Se</p>

Não é segredo que Akio Toyoda não é o típico executivo de terno e gravata. Desde 2007, ele também atua nas pistas sob o codinome Morizo, nome que já apareceu inclusive em versões especiais de modelos como o GR Corolla e o Lexus LBX Morizo RR.

Segundo ele, carros elétricos ainda não são empolgantes em competições, já que a bateria não dura mais do que uma hora de pista. “Seria mais uma corrida para ver quem carrega ou troca a bateria mais rápido”, disparou. Como apaixonado por provas de longa duração, Toyoda acredita que a tecnologia ainda não está pronta para esse tipo de desafio. 



Toyota BZ4x 2025

Foto de: Toyota

Toyota BZ4x é um dos únicos produtos elétricos da marca hoje; linha vai ser expandida em breve

EVs podem crescer, mas não dominar

O executivo já afirmou anteriormente que os carros elétricos não devem ultrapassar 30% das vendas globais da Toyota. Ainda assim, a marca tem acelerado seus projetos de emissão zero, expandindo a linha bZ (como os sedãs bZ3 e bZ7, vendidos na China) e revelando conceitos ousados como o próprio FT-Se.

Segundo Hideaki Iida, gerente de projetos de design da Gazoo Racing, a versão de produção do FT-Se deve chegar após 2026. O esportivo contará com tração integral, com dois motores elétricos (um em cada eixo) e uma nova geração de baterias, prometendo acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 3 segundos e atingir velocidade máxima de 250 km/h.

Gasolina ainda tem fôlego

Mas, antes de mergulhar de vez no universo dos esportivos elétricos, a Toyota ainda prepara um futuro empolgante para os carros a combustão. O Supra seguirá firme após a geração atual, e há rumores sobre o retorno do Celica e/ou MR2. Além disso, um novo carro de corrida GT3 pode dar origem a um esportivo de rua com emblema da Lexus. Do Japão, surgem também informações de que uma nova geração do GR 86 já está em desenvolvimento.



<p>Conceito Toyota FT-Se</p>


<p>Conceito Toyota FT-Se</p>

Se depender da Toyota, os entusiastas ainda terão muito que comemorar. Como afirmou Sean Hanley, vice-presidente da Toyota Austrália,

“Os motores a combustão e os câmbios manuais ainda vão durar muito, muito tempo.”

Afinal, a empresa sabe que há fãs que jamais vão abrir mão do ronco, dos estalos e do cheiro de um verdadeiro esportivo movido a gasolina. Ainda sim, é uma noticia surpreendente, já que a Toyota foi uma das pioneiras a investir em motores eletrificados de massa, com a chegada do híbrido Prius nos anos 90. Quem diria que a japonesa seria a salvação dos entusiastas, não é mesmo?

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