Já se passaram quase dois anos desde que a Toyota apresentou o conceito FT-Se, um esportivo elétrico que prometia agitar os fãs da marca. Mas, ao que tudo indica, o projeto ainda está longe das linhas de produção. Isso porque, por enquanto, a empresa prefere manter o foco nos modelos a combustão, especialmente por decisão de ninguém menos que o próprio presidente da montadora.
Akio Toyoda, ex-CEO da Toyota e atual presidente do conselho, mais uma vez deixou clara sua preferência pessoal. Em entrevista recente ao site Automotive News, ele resumiu sua visão:
“Para mim, como piloto, um carro esportivo de verdade tem que ter cheiro de gasolina e motor barulhento.”

Não é segredo que Akio Toyoda não é o típico executivo de terno e gravata. Desde 2007, ele também atua nas pistas sob o codinome Morizo, nome que já apareceu inclusive em versões especiais de modelos como o GR Corolla e o Lexus LBX Morizo RR.
Segundo ele, carros elétricos ainda não são empolgantes em competições, já que a bateria não dura mais do que uma hora de pista. “Seria mais uma corrida para ver quem carrega ou troca a bateria mais rápido”, disparou. Como apaixonado por provas de longa duração, Toyoda acredita que a tecnologia ainda não está pronta para esse tipo de desafio.

Foto de: Toyota
Toyota BZ4x é um dos únicos produtos elétricos da marca hoje; linha vai ser expandida em breve
EVs podem crescer, mas não dominar
O executivo já afirmou anteriormente que os carros elétricos não devem ultrapassar 30% das vendas globais da Toyota. Ainda assim, a marca tem acelerado seus projetos de emissão zero, expandindo a linha bZ (como os sedãs bZ3 e bZ7, vendidos na China) e revelando conceitos ousados como o próprio FT-Se.
Segundo Hideaki Iida, gerente de projetos de design da Gazoo Racing, a versão de produção do FT-Se deve chegar após 2026. O esportivo contará com tração integral, com dois motores elétricos (um em cada eixo) e uma nova geração de baterias, prometendo acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 3 segundos e atingir velocidade máxima de 250 km/h.
Gasolina ainda tem fôlego
Mas, antes de mergulhar de vez no universo dos esportivos elétricos, a Toyota ainda prepara um futuro empolgante para os carros a combustão. O Supra seguirá firme após a geração atual, e há rumores sobre o retorno do Celica e/ou MR2. Além disso, um novo carro de corrida GT3 pode dar origem a um esportivo de rua com emblema da Lexus. Do Japão, surgem também informações de que uma nova geração do GR 86 já está em desenvolvimento.


Se depender da Toyota, os entusiastas ainda terão muito que comemorar. Como afirmou Sean Hanley, vice-presidente da Toyota Austrália,
“Os motores a combustão e os câmbios manuais ainda vão durar muito, muito tempo.”
Afinal, a empresa sabe que há fãs que jamais vão abrir mão do ronco, dos estalos e do cheiro de um verdadeiro esportivo movido a gasolina. Ainda sim, é uma noticia surpreendente, já que a Toyota foi uma das pioneiras a investir em motores eletrificados de massa, com a chegada do híbrido Prius nos anos 90. Quem diria que a japonesa seria a salvação dos entusiastas, não é mesmo?