Search
Close this search box.
  • Home
  • Elétricos
  • “Carros chineses têm mais qualidade que os ocidentais”, dispara CEO da Ford

“Carros chineses têm mais qualidade que os ocidentais”, dispara CEO da Ford

Não é de hoje que o atual CEO da Ford, Jim Farley, tem flertado com modelos chineses. Há algum tempo, o executivo revelou que seu veículo de uso pessoal era um modelo desenvolvido por ninguém menos que a Xiaomi, e Farley estava encantado com ele. Agora, citou novamente carros vindo da região, afirmando que a qualidade dos chineses já é superior a de modelos do ocidente.

A declaração veio durante o Aspen Ideas Festival, evento anual que reúne líderes e executivos da indústria e de diversas áreas para discutir temas como política, economia, tecnologia, cultura e meio ambiente. O discurso não é somente de um entusiasta, mas alguém que reconhece os modelos asiáticos como uma ameaça real aos negócios da Ford, principalmente considerando o quanto eles evoluíram nos últimos anos.

As montadoras chinesas investiram pesadamente na criação de produtos mais competitivos, e esses investimentos estão começando a dar frutos, à medida que empresas como a BYD continuam a se expandir rapidamente não apenas em seu mercado doméstico, mas também em outras partes do mundo.

Farley já havia elogiado a tecnologia dos modelos asiáticos em ocasiões anteriores, mas voltou a reforçar:

“Os carros chineses oferecem tecnologia muito superior, com integração total da vida digital, assistente de IA, pagamentos automáticos e reconhecimento facial.”



Ford Focus ST Edition (2024)

Último carro de passeio da Ford, o Focus deixará linha de produção até o fim do ano

Enquanto isso, a Ford segue enfrentando desafios com qualidade em mercados ocidentais. A marca registrou um número recorde de recalls apenas no primeiro semestre de 2025 nos EUA — muitos deles relacionados a falhas acumuladas de anos anteriores.

Embora parte dessas ações vise melhorar o atendimento ao cliente, o contraste fica evidente: uma das joint ventures da montadora, a Changan Ford, está entre as líderes em qualidade inicial no mercado chinês há anos.



Ford Mustang Dark Horse - Fotos oficiais (BR)

Ao menos no médio prazo, Mustang será único produto a não ser um SUV ou picape

Foto de: Ford

No resto do mundo, entretanto, a estratégia é outra: Pelo menos há uma década, a Ford vem mudando seus planos em relação aos carros de passeio e transformando toda sua linha em carros ”aspiracionais” ou seja, SUVs e picapes. Assim, aos poucos modelos icônicos como o Fiesta, Ka, Focus, Fusion e Taurus foram dando seu adeus até que o Mustang se tornasse o único carro que não fosse uma caminhonete, van ou um SUV. 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…