O ano de 2025 não começou bem para o mercado de automóveis na Europa. Nos primeiros seis meses do ano, os registros chegaram a 6,84 milhões, marcando uma queda leve, mas simbólica, de 0,3% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em junho, o sinal de menos tornou-se mais pronunciado, com uma queda de 4,4%.
Entre os mercados que mais sofreram está a Itália, juntamente com a Bélgica e a Alemanha, mas a Romênia sofreu um baque retumbante: -50%. Apesar do clima de incerteza econômica e do cenário cada vez mais competitivo, a dupla francesa Dacia Sandero e Renault Clio ainda lidera a lista de modelos mais vendidos, enquanto o Tesla Model Y continua sendo o carro elétrico mais popular, apesar das críticas de Elon Musk.
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Como era de se esperar, no entanto, o aspecto mais interessante diz respeito às marcas chinesas, que dobraram sua participação no mercado de janeiro a junho, prejudicando ainda mais os gigantes históricos do setor automobilístico.
Carros mais vendidos na Europa desde janeiro de 2025
No primeiro semestre de 2025, o Grupo Renault subiu ao pódio com dois de seus carros mais baratos: o Dacia Sandero, seguido de perto pelo Renault Clio, que dominou o mês de junho com mais de 27.000 registros, superando o segundo colocado, o Tesla Model Y, em mais de 3.000 unidades.
Mas não faltaram surpresas: modelos como o Peugeot 208, o Opel/Vauxhall Corsa e o sempre popular Ford Puma registraram um crescimento de dois dígitos, confirmando que o segmento de hatchbacks e crossovers urbanos continua sendo central nas escolhas dos consumidores europeus. Entre os utilitários esportivos, excelentes resultados para o Volkswagen Tiguan e o renovado BMW X1, enquanto no segmento de carros compactos elétricos, a dupla Volkswagen ID.3 e ID.4 se destacou.
Os chineses também deixaram sua marca: o SUV híbrido plug-in Jaecoo 7 do Chery Group entrou no top 10 dos eletrificados em junho, enquanto o carro urbano Leapmotor T03 encontrou um nicho sólido no mercado.
| Posição no ranking | Marca e modelo | Unidades vendidas no primeiro semestre de 2025 | Var em relação ao primeiro semestre de 2024 |
| 1 | Dacia Sandero | 128.842 | -11% |
| 2 | Renault Clio | 122.489 | +7% |
| 3 | Peugeot 208 | 109.146 | +2% |
| 4 | Volkswagen T-Roc | 106.118 | -5% |
| 5 | Volkswagen Golf | 104,162 | -17% |
| 6 | Volkswagen Tiguan | 97,508 | +28% |
| 7 | Dacia Duster | 97,188 | +9% |
| 8 | Peugeot 2008 | 96,378 | +3% |
| 9 | Citroen C3 | 95,891 | -9% |
| 10 | Toyota Yaris Cross | 95,513 | -5% |



A classificação dos fabricantes de automóveis
Analisando os fabricantes, o primeiro semestre de 2025 estabeleceu uma nova hierarquia na Europa. As marcas chinesas alcançaram 5,1% de participação – quase o dobro do número de 2024 – com 91% de crescimento em volumes. Gigantes como a BYD, que já vendeu mais de 70.000 unidades, e novas marcas (como Jaecoo, Omoda, Leapmotor e Xpeng) estão perdendo terreno para as marcas históricas. A BYD, em particular, entrou na lista das 25 marcas mais vendidas em junho, ultrapassando a Suzuki, a MINI e a Jeep.
Quem pagou o preço por esse novo equilíbrio foram os grandes grupos tradicionais. O Grupo Stellantis registrou a maior queda: 8,6% menos registros no período de seis meses, caindo para 15,3% de participação de mercado, o nível mais baixo desde sua criação. Apenas Alfa Romeo, Peugeot e Jeep registraram crescimento de vendas dentro do grupo, enquanto Fiat, Lancia, Citroen, Opel e DS sofreram muito.
A Tesla, por sua vez, perdeu terreno: sua participação caiu para 1,6%, uma queda de 33% em comparação com o primeiro semestre de 2024. Pela primeira vez, ela foi ultrapassada pela SAIC/MG, que, em vez disso, fechou o semestre com +22% em vendas. Apesar da atualização do Model Y, a marca californiana teve dificuldades para manter o ritmo, perseguida pela BYD e pelo Grupo Volkswagen.
| Classificação | Grupo | Unidades vendidas no primeiro semestre de 2025 | Var em relação ao primeiro semestre de 2024 |
| 1 | Volkswagen Group | 1.800.504 | +3% |
| 2 | Stellantis | 1.044.983 | -9% |
| 3 | Renault Group | 704.023 | +6% |
Mais de um milhão de elétricos, mas vendas crescem menos
Apesar das incertezas, o segmento de carros elétricos a bateria (BEV) continua a crescer. Pela primeira vez na história da Europa, ele atingiu mais de um milhão de unidades vendidas em um semestre: 1.193.397 veículos, um aumento de 25% em relação ao mesmo período de 2024.
No entanto, o crescimento começou a desacelerar: em junho, o ritmo caiu para +15%, um sinal de que o boom está entrando em uma fase de maturação. Os BEVs agora representam 17,4% do mercado europeu de automóveis, com os maiores aumentos em países como Dinamarca, Noruega, Bélgica e Finlândia.
O Tesla Model Y, apesar dos altos e baixos, continua sendo o carro elétrico mais vendido tanto em junho quanto no período de seis meses, seguido pelos modelos do Grupo Volkswagen, que lidera o segmento com 28% de participação, à frente da Stellantis (11%) e da BMW (10,3%).
A Ford, a Hyundai-Kia e o Grupo Renault fizeram progressos significativos na transição elétrica. Em particular, a Ford quase triplicou a participação dos BEVs no total de vendas, de 4,5% para 13,7%.
Por outro lado, marcas chinesas como BYD e SAIC, embora fortes em elétricos, estão diversificando suas ofertas, concentrando-se também em trens de força híbridos e convencionais para evitar o impacto das taxas europeias. Mas uma coisa é certa: no novo cenário elétrico, a concorrência está apenas começando.