Lembra da Chana? Alvo de piadas por aqui, a marca chinesa chegou ao Brasil na primeira leva de importados da China, junto de Effa e Lifan. A operação não vingou e a empresa saiu de cena em meados de 2011. Agora, mais de dez anos depois, a montadora reaparece renovada também e planeja voltar ainda neste ano com flagra exclusivo de Motor1.com Brasil.
Chamado de Uni-T, o protótipo é um dos projetos mais recentes da Changan, nome usado no lugar de Chana. Se antes o foco eram comerciais básicos, a marca virou a chave na última década. Hoje mira produtos maiores, com melhor acabamento e pacote eletrônico mais completo.
8
Fonte: Redação Motor1 Brasil
Com porte de SUV médio e caimento cupê, o Uni-T exibe quatro saídas de escape e faróis afilados. As rodas de liga leve são de 20″. As maçanetas traseiras seguem a solução do Honda HR-V e do novo Renault Boreal, escondidas na coluna e integradas ao desenho da porta.
Em medidas, ele mira o centro do segmento: 4,51 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,56 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Frente ao Toyota Corolla Cross, com 4,46 m, é 5 cm mais longo. O entre-eixos de 2,71 m fica no mesmo patamar do BYD Song Pro e promete bom espaço interno.

Foto de: Redação Motor1 Brasil

Foto de: Redação Motor1 Brasil

Foto de: Redação Motor1 Brasil
Fotos de: Redação Motor1 Brasil
Na mecânica, a aposta deve repetir o que já existe lá fora. Todas as versões do Changan Uni-T usam motor 1.5 turbo a gasolina com 188 cv e 30,5 kgfm. Já o câmbio, por sua vez, é de dupla embreagem com sete marchas.

9
Fonte: Placa Verde
SUV grande também nos planos
Se o Unit-T deve atuar na faixa mais concorrida dos SUVs hoje, a dos médios, a Changan também já pensa em voos mais altos. Há alguns meses, postamos o flagra do CS75, um SUV médio-grande, com porte mais próximo de um Jeep Commander, e que também pode ser uma das estrelas da chinesa durante seu retorno no Salão do Automóvel deste ano.
Lançado no fim do ano passado na China, o CS75 é uma grande prova disso. E por grande, falamos no sentido literal, já que possui dimensões próximas dos maiores SUVs médios disponíveis hoje no mercado. No comprimento, possui 4,77 metros, enquanto o entre-eixos fica em 2,80 metros. São medidas semelhantes às de um Jeep Commander, que possui 4,77 e 2,79 metros, respectivamente.

Foto de: Changan
O design, por sua vez, é típico de modelos orientais. Na dianteira, conta com grande grade anexa aos faróis, que se estendem pelo para-choque em quatro filetes verticais. Na parte superior, há ainda um filete iluminado que corta os faróis.
Mas é no interior onde o CS75 possui maior destaque, contando com três grandes telas de 37″ que percorrem todo o painel. Os painéis de porta, com tom minimalista, apostam em poucos botões, couro e plásticos suaves ao toque. Na tecnologia, aposta em assistência de direção semi-autônoma de nível 2, além de sistema de estacionamento automático e câmeras nos retrovisores.

Foto de: Changan

Foto de: Changan
Fotos de: Changan
A motorização, segundo o site internacional da Changan, é composto por uma unidade 2.0 turbo a gasolina com injeção direta e capaz de atingir até 232 cv e 39,8 kgfm. O motor associado a um câmbio AISIN de 8 velocidades. Há ainda uma configuração menos potente, de 1.5T, que rende 189 cv de potência e 31 kgfm de torque.
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com