Apesar de estar focada em SUVs e picapes nos últimos tempos, o Corvette continua sendo a grande menina dos olhos do grupo General Motors. Lançado em 1953, o superesportivo acaba de bater mais um recorde de volta de carro de produção mais rápido em Mosport, no Canadá.
O feito foi alcançado pelo Chevrolet Corvette ZR1 2026, que registrou o tempo de 1min18s2 no Canadian Tire Motorsports Park. O recorde anterior pertencia ao Corvette Z06 2023, com 1min22s12, curiosamente também cravado pelo mesmo piloto.
6
Fonte: Reprodução
A escolha do nome não foi por acaso. A combinação entre piloto e carro ajuda a explicar o resultado. Ron Fellows é uma verdadeira instituição quando o assunto é Corvette e provas de longa duração. Vencedor de corridas como Le Mans e Daytona, ele também é coproprietário do circuito de Mosport e acumula décadas de experiência guiando modelos da marca em alto nível.
A base técnica do Corvette ZR1 também é determinante para o desempenho em pista. O modelo utiliza um V8 5.5 biturbo, montado em posição central-traseira, que entrega 1.064 cv de potência. Segundo a Chevrolet, o superesportivo acelera de 0 a 96 km/h (0–60 mph) em apenas 2,3 segundos.

6
Fonte: Reprodução
Além da força bruta, o desempenho em Mosport passa diretamente pela aerodinâmica. O pacote ZTK, voltado ao uso em circuito, adiciona componentes específicos para aumento da carga aerodinâmica no Corvette. No total, o conjunto é capaz de gerar até 544 kg de downforce, ampliando o limite de aderência em curvas de alta.
“O ganho de pressão aerodinâmica permite ser muito mais agressivo na entrada das curvas”, explicou Fellows após a volta recorde. Segundo ele, em pontos como a curva 8 de Mosport, o Corvette ZR1 permitiu frear praticamente no mesmo local usado com o Z06, porém mais de 30 km/h mais rápido.

Foto de: Reprodução
O novo tempo no circuito canadense se soma a uma sequência de voltas rápidas já registradas pelo Corvette ZR1 em pistas tradicionais da América do Norte, como Watkins Glen, Road America, Road Atlanta e diferentes traçados do Virginia International Raceway. O ZR1X, versão ainda mais extrema, também detém um recorde no Nürburgring, na Alemanha.
Curiosamente, o Corvette ZR1 utilizado em Mosport aparenta integrar a nova coleção visual Stars & Steel, o que pode indicar tanto um reforço da identidade norte-americana do modelo quanto uma prévia de uma futura série especial de produção limitada, prevista para 2026.

Foto de: Reprodução
Independentemente disso, o resultado reforça o status do ZR1 como um dos superesportivos mais rápidos do planeta. Em uma pista técnica, com um piloto que conhece cada metro do traçado, o Corvette volta a provar por que segue sendo o principal símbolo de performance da Chevrolet.
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com