Estudo promovido pela plataforma de inteligência Tunad apontou que a Chevrolet foi a marca de automóveis que mais investiu em publicidade TV, no Brasil, ao longo de 2024. O levantamento considerou as emissoras abertas e fechadas, consideradas como TV Linear – que transmitem conteúdo com horários predefinidos.
No âmbito nacional, Chevrolet liderou os investimentos com mais de R$ 92 milhões, seguida de perto pela BYD, que destinou mais de R$ 91 milhões. A Volkswagen investiu mais de R$ 59 milhões, enquanto a Fiat superou os R$ 49 milhões e a GWM aparece com mais de R$ 46 milhões, consolidando sua presença no cenário publicitário.
Com esse montante, é possível inferir quanto cada marca investiu em TV por carro vendido:
Investimento em publicidade na TV por carro vendido em 2024
- GWM: R$ 1.574,31 por unidade
- BYD: R$ 1.184,72 por unidade
- Chevrolet: R$ 292,10 por unidade
- Volkswagen: R$ 147,34 por unidade
- Fiat: R$ 93,99 por unidade
Em São Paulo, a análise de inserções publicitárias apontou a Ford como líder, com 10.626 inserções ao longo do ano. BYD, em ascensão no mercado brasileiro, garantiu 5.850 inserções, enquanto a Mitsubishi atingiu 5.255. Chevrolet, também forte em investimentos, registrou 4.978 inserções, seguida pela GWM, com 3.970.
A peça publicitária mais veiculada foi a “Honda – 05s – oferecimento Record News”, com 1.796 inserções. Em seguida, dois vídeos da Ford, “Ford – 30s – novo Territory” e “Ford – 15s – Ford Maverick”, somaram 1.755 e 1.690 inserções, respectivamente, refletindo a estratégia da marca com seus carros importados.
Entre as emissoras, a ESPN destacou-se com 21.345 veiculações publicitárias automotivas, mostrando sua relevância no segmento de TV paga. Outras emissoras também tiveram participações expressivas, como a Globo News, com 6.799 inserções, SporTV, com 5.393, Globo São Paulo, com 3.749, e CNN, com 2.616.
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“Vemos em 2024 uma variação muito grande de estratégia de comunicação em meios tradicionais pelas montadoras de veículos. Isto fica claro na variação dos players comparando investimento e volumetria de inserções. Como esperado, as duas montadoras chinesas BYD e GWM vieram com força. E a TV paga mostra forte atividade”, diz Ricardo Monteiro, COO da Tunad.
O executivo complementa que a TV aberta e paga continuam sendo estratégicas para o setor automotivo. “A diversidade de estratégias, combinando altos investimentos e volume de inserções, reflete a competição acirrada e a busca por relevância no mercado brasileiro”, conclui.
Como foi feito o estudo?
O sistema desenvolvido pela Tunad consegue identificar o momento de início dos comerciais e faz a classificação automática aliada a uma equipe de auditoria fazendo a conferência final para a validação dos resultados. Atualmente, são auditados para as pesquisas os canais de TV Aberta de São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Curitiba, Itapetininga, Jaú e São José do Rio Preto.
E ainda os canais fechados como AXN, Cartoon Network, CNN Brasil, Discovery Channel, Discovery H&H, Discovery Kids, ESPN2, ESPN4, ESPN Brasil, Fox/Star, FX , Globo News, GNT, Megapix, Multishow, National Geographic, Sony, SporTV, TNT, Universal, Viva, Warner Channel.
O estudo monitorou mais de 150 canais em todo o Brasil. Para o cálculo do valor investido, a Tunad utiliza dados da tabela JOVE e da The Media Trade para determinar o valor médio praticado por marcas em programas de TV, permitindo chegar a uma estimativa do investimento publicitário que a marca realizou na TV.