A Ford vem realmente se dedicando à sua divisão de alto desempenho, a Ford Racing. Nos últimos dias, o grupo anunciou que se tornou o recordista de tempo com uma picape nas curvas do “inferno verde”, como é conhecido o circuito de Nürburgring, na Alemanha.
O feito coube à F-150 Lightning SuperTruck, versão ultra modificada da picape preparada especialmente para as pistas. No total, o utilitário completou o circuito em 6 minutos e 43,482 segundos, o menor tempo já registrado por uma picape e o quinto mais rápido de um protótipo na história do circuito alemão.
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Fonte: Ford
Equipada com três motores elétricos e um conjunto de baterias de 50 kWh com sistema de arrefecimento líquido, a SuperTruck desenvolve uma potência de mais de 1.600 cv. O conjunto ainda conta com freios de carbono-cerâmica e uma carroceria leve, construída com elementos de fibra de carbono e magnésio, que ajudam a reduzir peso e aumentar a eficiência em curvas e retomadas.
A F-150 também superou o último recorde da própria Ford na pista, que havia sido conquistado pela Ford SuperVan, que se tornou a van mais rápida de Nürburgring e a sétima colocada no ranking geral de protótipos, com a marca de 6 minutos e 48,2 segundos. Apesar do feito, houve alguns contratempos: a velocidade máxima ficou limitada a “apenas” 261 km/h, mas mesmo assim a SuperTruck conseguiu fechar a volta com tempo melhor do que o da SuperVan.

Foto de: Ford

Foto de: Ford
Dessa vez, o desafio ficou nas mãos de Romain Dumas, piloto experiente em recordes de velocidade. Já na longa reta de Kottenbom, ficou claro que a SuperTruck tinha essa limitação de velocidade, semelhante à registrada pela SuperVan em sua volta rápida. A Ford explicou que, em qualquer veículo elétrico, há sempre um equilíbrio delicado entre energia disponível, peso do conjunto e desempenho, e que esse gerenciamento acaba impondo limites.
Outro detalhe curioso foi que, durante as filmagens oficiais, tanto o painel digital quanto o visor do volante foram desfocados, mostrando que a Ford ainda prefere manter em sigilo parte dos dados coletados. O protótipo também recebeu alterações em relação às suas participações anteriores, primeiro no circuito de Pikes Peak, em 2024, e depois na pista de Goodwood, há alguns meses. Entre as mudanças estavam ajustes aerodinâmicos para altitudes mais baixas, nova afinação dos motores e até modificações nas relações de transmissão, tudo para aproveitar melhor o potencial no traçado de Nürburgring.
Mesmo assim, a volta não foi perfeita. Na famosa reta de Doettinger Hoehe, o SuperTruck perdeu velocidade de forma brusca, caiu de 260 km/h para cerca de 193 km/h, e já na aproximação de Hohenrain Dumas chegou a erguer a mão em frustração, evidenciando a perda repentina de potência. Depois, a própria Ford confirmou que houve um problema técnico no fim da corrida.
Apesar disso, o resultado histórico foi garantido: a F-150 Lightning SuperTruck tornou-se não só a picape mais rápida da história do Nürburgring, mas também cravou um tempo quase cinco segundos melhor que o da SuperVan. Mais uma prova de que, embora Nürburgring seja palco de conquistas lendárias, também nunca deixa de lembrar que ali não existe vitória fácil.