A Apple liberou nesta segunda-feira (15/9) o iOS 26, nova versão de seu sistema operacional para iPhones. A atualização marca a estreia da identidade visual Liquid Glass e inaugura novos recursos em aplicativos como Apple Music, Maps e Wallet, além de trazer o lançamento do novo app Apple Games.
Na parte automotiva, o destaque é o CarPlay, que recebeu uma das maiores atualizações de sua história. O sistema passou a adotar o estilo Liquid Glass, com interface mais limpa, bordas suaves e efeitos translúcidos que dão uma sensação de profundidade. A proposta é aproximar a experiência do padrão premium dos painéis digitais que vêm dominando os carros modernos.
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Fonte: Apple
As interações também ficaram mais práticas. O recurso Live Activities permite exibir placares esportivos, status de voos e rastreamento de entregas em tempo real. O app Mensagens ganhou conversas fixadas e reações rápidas, enquanto chamadas aparecem em formato de banner, sem interromper mapas ou músicas. Há ainda widgets expandidos, integração com dispositivos de casa inteligente e o inédito streaming de vídeo via AirPlay, ainda que só disponível quando o veículo está parado.
O Apple Maps ganhou o recurso Visited Places, que registra os locais visitados e aprende as rotas preferidas do motorista, enquanto o Apple Music agora tem o AutoMix, que cria transições automáticas e contínuas entre músicas. A Apple também reforçou a acessibilidade, com filtros de cor, texto em negrito e reconhecimento de sons externos, além de aprimorar o controle por voz para reduzir distrações ao volante.

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Fonte: Aston Martin
Marcas rejeitam versão Ultra
Se o CarPlay tradicional ficou mais completo, o mesmo não pode ser dito da versão Ultra, configuração mais ambiciosa da plataforma. Apresentado como solução para controlar todas as telas do carro, ele foi prometido para 2023, mas só estreou em 2025 pelas mãos da Aston Martin. E, pelo menos até agora, nenhuma outra fabricante se interessou por ele.
Segundo o Financial Times, marcas como Mercedes-Benz, Audi, Polestar e Volvo desistiram da parceria. A Renault chegou a pedir que a Apple “não invadisse seus sistemas”, enquanto Ford e Nissan evitaram comentar o tema. A General Motors, por sua vez, foi além e aboliu o CarPlay de todos os seus modelos, apostando em soluções próprias.

Foto de: Aston Martin

Foto de: Aston Martin
Tanta resistência tem um motivo: em um setor em que telas se tornaram fonte estratégica de receita e de dados, ceder espaço para uma big tech soa mais como risco do que como vantagem. Ainda assim, Porsche, Hyundai, Kia e Genesis permanecem comprometidas, apostando que a demanda dos motoristas pode pesar mais do que a resistência das fabricantes.