O IAA Mobility Show, em Munique (ALE) está se preparando para ser um evento movimentado para a Volkswagen na próxima semana. O público verá o primeiro GTI elétrico, embora ainda camuflado. Um Polo disfarçado sem motor de combustão também estará em exibição, acompanhado por um hatchback elétrico ainda menor: o conceito ID. Every1. Mas certamente a VW não está ignorando o público ávido por SUVs. E não está mesmo. Conheça o conceito ID. Cross.
Essencialmente uma versão crossover do futuro elétrico ID. Polo e com porte similar ao do nosso T-Cross. O novo conceito é uma prévia do modelo de produção prometido para chegar em 2026. Ele está pronto para se tornar o SUV elétrico mais acessível da VW, a menos que o ID. Every1 eventualmente receba o tratamento de carroceria alta. O ID. Cross é quase tão quadradão quanto qualquer outro SUV a combustão da marca.
19
Fonte: Volkswagen
A VW diz que o design incorpora sutis referências a modelos icônicos. Por exemplo, as colunas C, ligeiramente inclinadas para a frente, são inspiradas no Golf. As três persianas horizontais ecoam o o deisgn da ID. Buzz. Os tetos “flutuantes” continuam na moda em 2025, evidenciados aqui pelos pilares escurecidos que contrastam com a pintura verde “Urban Jungle”.
Como em qualquer carro-conceito moderno, as rodas grandes são obrigatórias. O ID. Cross é montado em rodas de liga leve de 21″, apesar de medir apenas 4.161 mm de comprimento. A VW diz que seu SUV elétrico básico tem 1.839 mm de largura, quase o mesmo que o Taos de nova geração movido a combustão, apesar de ser muito mais curto. Com 1.588 mm de altura, ele fica ligeiramente mais baixo em relação ao solo do que os SUVs convencionais de entrada da marca.

Foto de: Motor1 Brasil

Foto de: Motor1 Brasil
As barras de luz e os emblemas iluminados estão se tornando um item básico da VW e até mesmo as persianas parecem retroiluminadas. Ainda não se sabe quantos desses recursos chegarão ao modelo de produção. Dito isso, o conceito parece mais próximo de um protótipo de quase produção do que de um puro estudo de design. As maçanetas convencionais, o revestimento de plástico preto e os espelhos retrovisores tradicionais, em vez de câmeras minúsculas, sugerem que o ID. O Cross não está longe de sua forma final.

Foto a: Volkswagen

Foto a: Volkswagen
A VW prometeu trazer de volta os botões físicos e é bom ver esse compromisso honrado aqui. Os próximos hatchbacks que mencionamos anteriormente terão controles separados, assim como esse SUV. Além dos botões de climatização no console central, o volante está repleto de teclas. Talvez muitas?
De forma incomum, os botões revestidos de tecido estão integrados aos assentos, enquanto a porta do motorista abriga os controles familiares de janelas e espelhos. O console central parece ter um botão giratório localizado antes de uma base de carregamento sem fio grande o suficiente para dois smartphones. Abaixo dele, os porta-copos ficam à frente de folhas reais de eucalipto exibidas atrás de painéis semitransparentes.
O ID. Cross combina um painel de instrumentos digital de 11″ com uma tela central sensível ao toque de 13″ e, como você pode ver, a VW está se afastando da integração perfeita de telas nos painéis. Mas com telas cada vez maiores, isso talvez seja inevitável. Continuando pela cabine, os assentos se dobram completamente para criar o que a VW descreve como uma “área reclinável no estilo de um ônibus”.

19
Fonte: Volkswagen
Apesar de seu tamanho reduzido, a plataforma elétrica dedicada maximiza a praticidade. O compartimento de carga comporta quase 450 litros, com mais 38 litros de armazenamento sob o banco traseiro. Na frente, um minúsculo porta-malas acrescenta quase 25 litros).
Como os próximos hatchbacks elétricos, o ID. Cross usa a plataforma MEB+ projetada para carros com tração dianteira. Um único motor envia 211 cv de potência para o eixo dianteiro, permitindo uma velocidade máxima de 175 km/h. Um conjunto de baterias não especificado oferece até 420 km de autonomia no ciclo WLTP.
O ID. Cross de produção será lançado no ano que vem com um novo nome, possivelmente ID. Polo Cross. Ele se juntará ao ID. Polo e ID. Polo GTI, que também serão lançados em 2026. Em seguida, em 2027, o ID. Every1, também com um nome conhecido, de acordo com a nova estratégia da VW de reutilizar rótulos conhecidos para veículos elétricos.
Para obter economias de escala, alguns desses modelos também gerarão equivalentes da Skoda e da SEAT.