A situação da Dodge nos Estados Unidos não anda nada fácil. O modelo mais recente, o Charger, foi rejeitado por fãs ao adotar propulsão elétrica, e o SUV Durango, lançado em 2018, é hoje um dos veículos mais antigos à venda naquele país. A Stellantis, no entanto, já trabalha em um sucessor — mas ele só deve chegar por volta de 2029, o que significa que o atual Durango completará duas décadas de mercado.
A produção do novo SUV continuará no complexo da marca em Detroit (EUA), o mesmo que fabrica o Jeep Grand Cherokee. Para preparar a unidade, a Stellantis vai investir US$ 130 milhões, parte de um pacote de US$ 13 bilhões que serão aplicados nos Estados Unidos até o fim da década. Esse é o maior investimento já anunciado pela empresa no país. A capacidade de produção anual deverá crescer cerca de 50% em relação aos níveis atuais.

Picape média Ram e novo Compass fazem parte dos planos
Entre os projetos confirmados para outras marcas do braço americano do conglomerado, a Stellantis destinará US$ 600 milhões para reabrir a fábrica de Belvidere (EUA), criando 3.300 empregos. A planta voltará a produzir a nova geração do Jeep Compass e o Cherokee a partir de 2027.
Outro destaque é o aporte de US$ 400 milhões no complexo de Toledo (EUA) onde será construída uma nova picape média da Ram a partir de 2028 que não terá relação com nossa Ram Dakota. O projeto criará mais de 900 empregos e servirá como base para o sucessor espiritual da Dakota, fora de linha por lá desde 2011.

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Fonte: Jeep
A fábrica Warren Truck, em Michigan (EUA), também será modernizada com US$ 100 milhões para receber, em 2028, um SUV grande a combustão e outro elétrico com autonomia estendida (EREV), gerando mais 900 postos de trabalho. Já em Indiana (EUA), a Stellantis aplicará outros US$ 100 milhões para iniciar, em 2026, a produção do novo motor de quatro cilindros GMET4 EVO, que dará origem a mais de 100 vagas de trabalho.

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Fonte: Stellantis
E a Chrysler?
Enquanto Dodge, Jeep e Ram têm novos produtos em desenvolvimento, a Stellantis ainda não revelou planos concretos para a Chrysler. Mesmo assim, a marca ganhou um estúdio de design próprio e, segundo Ralph Gilles, diretor de design do grupo, está “pronta para um novo capítulo”.
A Chrysler havia planejado ser 100% elétrica até 2028, mas essa meta foi deixada de lado. Seus futuros veículos utilizarão as plataformas STLA Medium e STLA Large, capazes de acomodar motores a combustão e elétricos. Dentro do plano de longo prazo, a Stellantis pretende lançar cinco modelos inéditos e renovar outros 19 até 2029, o que pode incluir a revitalização da marca.
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