A fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP) está paralisada após forte vendaval arrancar seu telhado na semana passada. Com isso, a produção dos modelos nacionais, Corolla e Corolla Cross, além do inicio da produção do novo Yaris Cross, foi interrompida justamente pela falta de motores. O que acontecerá com o ano da marca no Brasil com isso?
Segundo a marca, há estoque para o mês de outubro, mas já há falta de Corolla e Corolla Cross nas concessionárias. Apurado pela Automotive Business, a Toyota estuda importar motores para suprir ao menos uma parte dessa produção e não deixar o mercado sem seus dois importantes players, já que Porto Feliz deve voltar a operar por completo apenas em 2026, após obras de recuperação tanto do telhado quanto de importantes equipamentos que foram afetados.
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No acumulado de 2025 até agosto, a Toyota emplacou 121.922 unidades no Brasil. Disso, 44.692 de Corolla Cross e 24.456 de Corolla – ou seja, 69.148 unidades, ou mais da metade das vendas. Veja na tabela abaixo como fica a distribuição, segundo a Fenabrave.
| MODELO | EMPLACAMENTOS – ATÉ AGOSTO/2025 |
| COROLLA CROSS | 44.692 |
| HILUX | 32.090 |
| COROLLA | 24.456 |
| SW4 | 10.981 |
| YARIS SEDAN | 3.948 |
| YARIS HATCH | 3.585 |
| RAV4 | 2.083 |
| OUTROS | 87 |
| TOTAL | 121.922 |
Apesar da importância da dupla Corolla, a Toyota não depende por completo deles. As vendas de Hilux e SW4 são importantes – na tabela, Yaris e Yaris Sedan aparecem, mas os estoques já foram praticamente zerados -, mas não tem como negar que o impacto será grande nos resultados da empresa neste ano, principalmente o que era esperado com o Yaris Cross, um SUV compacto híbrido de alto volume.
Especificamente sobre Corolla e Corolla Cross, eles estão bem posicionados em seus segmentos. No caso do sedã médio, a liderança só será ameaçada caso algo extremamente improvável aconteça com o BYD King, já que a diferença acumulada entre eles é bem alta: 24.456 vs. 8.301, ou uma média mensal de 3.057 do Toyota e 1.037 do BYD. Mesmo com o sedã zerado no resto do ano, o que não deve acontecer, o sedã chinês não tem tal volume.

Foto de: Toyota
O Corolla Cross (44.692) é um pouco mais complicado. Ele tem o Jeep Compass (37.182) procurando sua liderança perdida para o Toyota, que pode acontecer pela baixa diferença e o quanto emplacam por mês. Lembrando, isso considerando um cenário de vendas zero tanto do sedã quanto do SUV médio, o que não deve acontecer caso a Toyota realmente importe os motores.
No acumulado, a Toyota (121.922) já vê a proximidade da Hyundai (119.813) pela quarta posição de vendas. Neste caso, a sul-coreana passará a japonesa, mas “apenas” isso. A Renault (81.401) está afastada desta briga e, vale lembrar, a Toyota ainda tem Hilux e SW4 no jogo.
De qualquer forma, veremos como a Toyota fará nos próximos meses e seus resultados. Os números de setembro serão divulgados nos próximos dias e outubro pode já ser desafiador para a empresa. Estamos acompanhando todos esses passos.