Search
Close this search box.
  • Home
  • Lançamentos
  • Como ficará o ano da Toyota com paralisação de Corolla e Corolla Cross?

Como ficará o ano da Toyota com paralisação de Corolla e Corolla Cross?

A fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP) está paralisada após forte vendaval arrancar seu telhado na semana passada. Com isso, a produção dos modelos nacionais, Corolla e Corolla Cross, além do inicio da produção do novo Yaris Cross, foi interrompida justamente pela falta de motores. O que acontecerá com o ano da marca no Brasil com isso?

Segundo a marca, há estoque para o mês de outubro, mas já há falta de Corolla e Corolla Cross nas concessionárias. Apurado pela Automotive Business, a Toyota estuda importar motores para suprir ao menos uma parte dessa produção e não deixar o mercado sem seus dois importantes players, já que Porto Feliz deve voltar a operar por completo apenas em 2026, após obras de recuperação tanto do telhado quanto de importantes equipamentos que foram afetados.

No acumulado de 2025 até agosto, a Toyota emplacou 121.922 unidades no Brasil. Disso, 44.692 de Corolla Cross e 24.456 de Corolla – ou seja, 69.148 unidades, ou mais da metade das vendas. Veja na tabela abaixo como fica a distribuição, segundo a Fenabrave.

MODELO EMPLACAMENTOS – ATÉ AGOSTO/2025
COROLLA CROSS 44.692
HILUX 32.090
COROLLA 24.456
SW4 10.981
YARIS SEDAN 3.948
YARIS HATCH 3.585
RAV4 2.083
OUTROS 87
   
TOTAL 121.922

Apesar da importância da dupla Corolla, a Toyota não depende por completo deles. As vendas de Hilux e SW4 são importantes – na tabela, Yaris e Yaris Sedan aparecem, mas os estoques já foram praticamente zerados -, mas não tem como negar que o impacto será grande nos resultados da empresa neste ano, principalmente o que era esperado com o Yaris Cross, um SUV compacto híbrido de alto volume. 

Especificamente sobre Corolla e Corolla Cross, eles estão bem posicionados em seus segmentos. No caso do sedã médio, a liderança só será ameaçada caso algo extremamente improvável aconteça com o BYD King, já que a diferença acumulada entre eles é bem alta: 24.456 vs. 8.301, ou uma média mensal de 3.057 do Toyota e 1.037 do BYD. Mesmo com o sedã zerado no resto do ano, o que não deve acontecer, o sedã chinês não tem tal volume. 



Toyota lança Corolla GLI Hybrid 2026

Foto de: Toyota

O Corolla Cross (44.692) é um pouco mais complicado. Ele tem o Jeep Compass (37.182) procurando sua liderança perdida para o Toyota, que pode acontecer pela baixa diferença e o quanto emplacam por mês. Lembrando, isso considerando um cenário de vendas zero tanto do sedã quanto do SUV médio, o que não deve acontecer caso a Toyota realmente importe os motores.

No acumulado, a Toyota (121.922) já vê a proximidade da Hyundai (119.813) pela quarta posição de vendas. Neste caso, a sul-coreana passará a japonesa, mas “apenas” isso. A Renault (81.401) está afastada desta briga e, vale lembrar, a Toyota ainda tem Hilux e SW4 no jogo. 

De qualquer forma, veremos como a Toyota fará nos próximos meses e seus resultados. Os números de setembro serão divulgados nos próximos dias e outubro pode já ser desafiador para a empresa. Estamos acompanhando todos esses passos. 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Por que a Renault quer reconquistar clientes de Clio e Scenic?

Mostrado oficialmente neste mês, o Boreal marcou a chegada do primeiro SUV médio desenvolvido e…

Norris domina e é o pole da sprint do GP de São Paulo; Bortoleto larga em 14º

Lando Norris dominou e garantiu a pole position para a corrida sprint do GP de São…

Por que GTA 6 vai ser adiado de novo?

Depois de mais de uma década de espera, os fãs de Grand Theft Auto terão…