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Como funciona um EREV, carro elétrico com extensor de autonomia?

Nos últimos 12 meses, uma nova e interessante tendência está surgindo. Enquanto os mercados globais continuam a debater se devem mudar de carros com motor a combustão para carros totalmente elétricos ou soluções intermediárias, como híbridos e híbridos plug-in, uma nova alternativa está se firmando.

Isso é bom tanto para os consumidores quanto para as autoridades. Os veículos elétricos com autonomia estendida, conhecidos como EREVs, estão ganhando terreno lentamente na China e podem representar um avanço também no resto do mundo. Mas o que são exatamente esses veículos e o que está mudando no cenário automotivo?

O que são EREVs?

Os EREVs são veículos elétricos equipados com um extensor de autonomia, um motor de combustão que usa combustível para aumentar a autonomia de um motor elétrico alimentado por bateria. Na prática, ele alimenta um gerador elétrico que recarrega a bateria do carro e o acionamento das rodas é puramente elétrico.

Em outras palavras, um EREV (também conhecido comercialmente como REEV) é o oposto de um PHEV (híbrido plug-in) ou de um HEV (híbrido pleno), que são movidos usando-se tanto o motor a combustão quanto o elétrico.



Participação de mercado dos EREVs na China. Fonte: CAAM

Foto de: Motor1 Itália

Assim como os HEVs, essa solução está se mostrando bastante popular, pelo menos nos mercados em que está disponível. A China é um bom exemplo. De acordo com dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM), o número total de modelos EREV disponíveis aumentou de apenas 12 em 2022 para 40 no primeiro semestre deste ano. Os pioneiros dessa tecnologia são a Li Auto, bem como modelos agora descontinuados, como o BMW i3, o Chevrolet Volt e o Fisker Karma.

China aposta alto nos EREVs

Os dados da CAAM mostram que a participação de mercado desses veículos na China era de 1,2% em 2022, subiu para 2,9% no ano seguinte e chegou a 5,0% em 2024, enquanto nos primeiros seis meses deste ano ficou em 4,9%. Espera-se que as vendas anuais atinjam 1,3 milhão de unidades na China até o final do ano.

Embora seja difícil ver esses veículos fora do mercado asiático, sua rápida disseminação indica que eles representam a mais recente aposta dos fabricantes chineses. Os mercados estrangeiros devem esperar a chegada dessa motorização muito em breve, especialmente nos países onde os BEVs (veículos elétricos a bateria) fabricados na China estão sujeitos a altas tarifas. No Brasil, a Leapmotor já oferece o C10 com essa tecnologia na versão REEV. O forte crescimento das vendas chinesas de PHEVs e HEVs na Europa este ano é uma consequência direta dessas tarifas.



Número de modelos EREV disponíveis na China.

Foto de: Motor1 Itália

Os HEVs são confirmados como uma solução intermediária viável entre os carros a combustão e os totalmente elétricos. Eles são ideais para aqueles que querem evitar problemas de carregamento e ansiedade com relação à autonomia da bateria. Considerando as deficiências de infraestrutura para recarga nos mercados desenvolvidos e emergentes, é provável que os EREVs também continuem a ganhar terreno.

O autor do artigo, Felipe Munoz, é Especialista no setor automotivo da  JATODynamics.

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