Search
Close this search box.
  • Home
  • Análise
  • como o gosto automotivo global mudou em 20 anos?

como o gosto automotivo global mudou em 20 anos?

As vendas de carros novos em todo o mundo são fortemente influenciadas pelas condições macroeconômicas e pelas tendências do setor. Os consumidores tendem a comprar mais veículos quando o crédito é facilmente acessível e barato, ou quando o mercado oferece modelos que atendem às suas necessidades em constante mudança.

A lista dos 10 carros mais vendidos em um país é, portanto, um bom indicador da saúde do mercado de automóveis. Veja a seguir como os 10 modelos mais vendidos na Europa, nos EUA e na China evoluíram nos últimos 20 anos.

Europa: de hatchbacks a SUVs

Em 2005, o mercado europeu – considerando os 25 membros da União Europeia, mais o Reino Unido, a Noruega e a Suíça – era dominado por carros compactos, em especial por hatchbacks produzidos pelas principais marcas generalistas: Volkswagen, Opel/Vauxhall, Ford, Peugeot e Renault. Naquele ano, o Opel Astra liderou o ranking com quase 276.000 unidades vendidas no primeiro semestre, seguido pelos modelos concorrentes das outras grandes marcas.

Cinco anos depois, a situação ainda era semelhante. No entanto, já no primeiro semestre de 2015, o crescente interesse por SUVs estava começando a ser percebido. A segunda geração do Nissan Qashqai entrou no top 10, embora tenha ficado atrás dos compactos tradicionais.



Foto - Renault Clio E-Tech Hybrid (2023), teste de estrada

Foto – Renault Clio E-Tech Hybrid (2023), teste de estrada

Em 2020, durante a fase mais aguda da pandemia, as vendas gerais caíram, mas os hatchbacks mantiveram a liderança: Golf, Clio, 208, Focus, Corsa e Polo ainda dominavam. O único SUV presente era o Renault Captur.

No primeiro semestre de 2025, metade da lista agora é composta por SUVs, confirmando a mudança que está ocorrendo. O Dacia Sandero se destacou como o carro mais vendido, apreciado acima de tudo por seu preço competitivo e confiabilidade no continente europeu.

Dez mais vendidos na Europa Unidades vendidas em 2005 (janeiro-junho) Dez mais vendidos na Europa Unidades vendidas em 2025 (janeiro-junho)
1. Opel Astra 275.814 1. Dacia Sandero 128.842
2. Volkswagen Golf 266.283 2. Renault Clio 122.489
3. Ford Focus 247.863 3. Peugeot 208 109.146
4. Peugeot 206 241.508 4. Volkswagen T-Roc 106.118
5. Peugeot 307 210.135 5. Volkswagen Golf 104.162
6. Renault Megane 202.876 6. Volkswagen Tiguan 97.508
7. Ford Fiesta 180.641 7. Dacia Duster 97.188
8. Renault Clio 171.074 8. Peugeot 2008 96.378
9. Opel Corsa 164.986 9. Citroen C3 95.891
10. Audi A4 145.433 10. Toyota Yaris Cross 95.513

EUA: os sedãs cedem espaço

Nos Estados Unidos, uma das tendências mais marcantes dos últimos anos foi o declínio dos sedãs. No primeiro semestre de 2005, o ranking foi liderado pelo Ford F-150, como é tradição, mas incluiu nada menos que seis sedãs: Toyota Camry, Honda Accord, Toyota Corolla, Honda Civic, Nissan Altima e Chevrolet Impala. O único SUV presente era o Ford Explorer.

Cinco anos depois, o cenário ainda era semelhante: apenas um SUV, o Ford Escape, entrou no Top 10.

Em 2015, no entanto, a situação começou a mudar: tanto o Toyota RAV4 quanto o Honda CR-V entraram no ranking. Em 2020, o Chevrolet Equinox também chegou ao Top 10, acompanhado por uma quarta picape, a Toyota Tacoma. Nesse contexto, os sedãs da Nissan e da GM saíram da classificação.

Em 2025, embora o Ford F-150 tenha mantido a liderança, os SUVs, como o RAV4 e o CR-V, ultrapassaram muitas das picapes históricas em vendas. Além disso, o Tesla Model Y ficou em sétimo lugar. Em contrapartida, o Honda Accord, símbolo dos sedãs tradicionais, saiu do Top 10.



CHEVROLET IMPALA BLACKOUT CONCEPT

CHEVROLET IMPALA BLACKOUT CONCEPT

As dez mais vendidas nos EUA Unidades vendidas em 2005 (janeiro-junho) As dez mais vendidas nos EUA Unidades vendidas em 2025 (janeiro-junho)
1. Ford F-150 265.052 1. Ford F-150 256.571
2. Toyota Camry 216.607 2. Toyota RAV4 239.451
3. Chevrolet Silverado 1500 200.852 3. Honda CR-V 212.561
4. Honda Accord 176.232 4. Chevrolet Silverado 1500 169.678
5. Chevrolet Silverado 161.153 5. Toyota Camry 155.330
6. Toyota Corolla 146.205 6. Toyota Corolla 147.606
7. Honda Civic 140.903 7. Tesla Model Y 141.820
8. RAM 1500 134.709 8. Toyota Tacoma 130.873
9. Nissan Altima 130.476 9. Chevrolet Equinox 129.889
10. Ford Explorer 123.903 10. Honda Civic 128.236

China: o declínio das marcas estrangeiras

O mercado chinês mostra uma profunda transformação: os consumidores abandonaram gradualmente as marcas estrangeiras. No primeiro semestre de 2015, as marcas não chinesas detinham 63% do mercado e ocupavam cinco das dez primeiras posições. Em 2020, a situação ainda era semelhante, com o Nissan Sylphy no topo.

Mas no período pós-pandemia, os fabricantes locais ganharam terreno, graças ao forte apoio do governo e à capacidade de desenvolver softwares e interfaces mais bem adaptados ao público chinês. No primeiro semestre de 2025, a participação de marcas estrangeiras caiu para 37%, e apenas dois modelos não chineses entraram no top 10.

Top 10 na China Unidades vendidas em 2015 (janeiro-junho) Top 10 na China Unidades vendidas em 2025 (janeiro-junho)
1. Wuling Hongguang 662.540 1. Geely Xingyuan 198.870
2. Hyundai Elantra 165.685 2. Tesla Model Y 171.987
3. Haval H6 163.415 3. BYD Seagull 171.936
4. Volkswagen Lavida 152.152 4. BYD Qin 171.845
5. Wuling Glory V 150.476 5. Wuling Hongguang Mini 168.049
6. Changan Honor 145.412 6. Xiaomi SU7 145.724
7. Baojun730 141.405 7. Volkswagen Lavida 140.563
8. Nissan Sylphy 140.918 8. BYD Qin L 137.391
9. Ford Focus 133.859 9. BYD Song Plus 126.667
10. Volkswagen Sagitar 128.371 10. BYD Seal 06 123.332

O autor do artigo, Felipe Munoz, é Especialista no setor automotivo da JATODynamics.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…