O segmento dos SUVs médios no Brasil é um dos mais competitivos e atrativos – para as montadoras – com seus altos valores agregados e grande interesse do público. E é nesse segmento que a Renault quer se posicionar com o lançamento do Boreal. Com visual vistoso e acabamento mais próximo ao dos modelos Europeus da marca, a novidade, porém, não terá vida fácil.
A categoria dos SUVs médios conta com uma série de modelos que se aproximam em proposta e configuração, mas que, ao serem analisados em detalhes técnicos, revelam diferenças importantes entre si. Abaixo, comparamos os dados de motorização, câmbio, dimensões e capacidade de quatro desses modelos: Renault Boreal, Jeep Compass, Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross. Ainda não podemos comprará-los em preços e equipamentos porque a Renault ainda não divulgou tais informações a respeito de seu SUV.
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Fonte: Motor1.com
Começando pela motorização, três dos quatro SUVs analisados adotam motores turbinados com injeção direta: o Renault Boreal, com um 1.3 turbo flex de 163 cv; o Jeep Compass, também com motor 1.3 turbo flex, porém entregando 176 cv; e o Volkswagen Taos, com um 1.4 turbo flex de 150 cv. O Toyota Corolla Cross destoa por utilizar um motor aspirado 2.0 flex, com potência de 175 cv. Em torque, o Boreal e o Compass se igualam com 27,5 kgfm, à frente dos 25,5 kgfm do Taos e dos 21,3 kgfm do Corolla Cross.
Parâmetro | Renault Boreal | Jeep Compass | VW Taos | Toyota Corolla Cross |
Motorização | 1.3 turbo flex | 1.3 turbo flex | 1.4 turbo flex | 2.0 flex aspirado |
Potência máxima (cv) | 163 | 176 | 150 | 175 |
Torque (kgfm) | 27,5 | 27,5 | 25,5 | 21,3 |
Câmbio | Automatizado, dupla embreagem, 6 marchas | Automático 6 marchas | Automático 6 marchas | Automático CVT (10 marchas simul.) |
Tração | Dianteira | Dianteira | Dianteira | Dianteira |
Combustível | Flex | Flex | Flex | Flex |
No quesito transmissão, o Renault Boreal se diferencia ao adotar um câmbio automatizado de dupla embreagem com 6 marchas. Os modelos Compass e Taos usam câmbio automático convencional de 6 marchas, enquanto o Corolla Cross aposta em um câmbio CVT com simulação de 10 marchas e primeira marcha física. Dentre os 4 rivais, apenas o Jeep Compass possui a opção de contar com tração integral, mas não em conjunto com o motor 1.3 turbo flex.
Em relação às dimensões externas, o Renault Boreal é o mais longo, com 4.566 mm, seguido pelo Taos (4.461 mm) e Corolla Cross (4.460 mm). O Compass é o mais curto, com 4.404 mm. No que diz respeito à largura, tanto Boreal quanto Taos têm 1.841 mm, sendo mais largos que o Corolla Cross (1.825 mm) e o Compass (1.819 mm). O Boreal também lidera em altura (1.650 mm), com os demais modelos próximos entre si: Compass (1.625 mm), Taos (1.626 mm) e Corolla Cross (1.620 mm).
Parâmetro | Renault Boreal | Jeep Compass | VW Taos | Toyota Corolla Cross |
Comprimento (mm) | 4.566 | 4.404 | 4.461 | 4.460 |
Largura (mm) | 1.841 | 1.819 | 1.841 | 1.825 |
Altura (mm) | 1.650 | 1.625 | 1.626 | 1.620 |
Entre-eixos (mm) | 2.702 | 2.636 | 2.680 | 2.640 |
Porta-malas (L) | 522 | 410 | 498 | 440 |
Ângulo de entrada | 22º | 20,6º | 19º | 21º |
Ângulo de saída | 27º | 30,8º | 26,3º | 36º |

Renault Boreal 2026 – Fotos ao vivo
Foto de: Motor1.com

Toyota Corolla Cross 2026
Foto de: Toyota

Honda ZR-V Touring vs. VW Taos Highline

Jeep Compass Limited T270 2025
Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com
No entre-eixos, o Renault Boreal se destaca com a maior distância entre os eixos, de 2.702 mm, o que tende a favorecer o espaço interno. Em seguida vêm o Taos (2.680 mm), o Corolla Cross (2.640 mm) e o Compass (2.636 mm). Quanto à capacidade do porta-malas, o Boreal novamente aparece em primeiro com 522 litros, seguido por Taos (498 L), Corolla Cross (440 L) e Compass (410 L).
Por fim, analisando os ângulos de entrada e saída, que interferem no desempenho em trechos acidentados, o Corolla Cross tem o maior ângulo de saída (36º), seguido por Compass (30,8º), Boreal (27º) e Taos (26,3º). Já no ângulo de entrada, o Boreal lidera com 22º, com o Compass logo atrás (20,6º), o Corolla Cross (21º) e o Taos (19º).