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Como o novo Renault Boreal se compara a Compass, Taos e Corolla Cross?

O segmento dos SUVs médios no Brasil é um dos mais competitivos e atrativos – para as montadoras – com seus altos valores agregados e grande interesse do público. E é nesse segmento que a Renault quer se posicionar com o lançamento do Boreal. Com visual vistoso e acabamento mais próximo ao dos modelos Europeus da marca, a novidade, porém, não terá vida fácil.

A categoria dos SUVs médios conta com uma série de modelos que se aproximam em proposta e configuração, mas que, ao serem analisados em detalhes técnicos, revelam diferenças importantes entre si. Abaixo, comparamos os dados de motorização, câmbio, dimensões e capacidade de quatro desses modelos: Renault Boreal, Jeep Compass, Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross. Ainda não podemos comprará-los em preços e equipamentos porque a Renault ainda não divulgou tais informações a respeito de seu SUV.

Começando pela motorização, três dos quatro SUVs analisados adotam motores turbinados com injeção direta: o Renault Boreal, com um 1.3 turbo flex de 163 cv; o Jeep Compass, também com motor 1.3 turbo flex, porém entregando 176 cv; e o Volkswagen Taos, com um 1.4 turbo flex de 150 cv. O Toyota Corolla Cross destoa por utilizar um motor aspirado 2.0 flex, com potência de 175 cv. Em torque, o Boreal e o Compass se igualam com 27,5 kgfm, à frente dos 25,5 kgfm do Taos e dos 21,3 kgfm do Corolla Cross.

Parâmetro Renault Boreal Jeep Compass VW Taos Toyota Corolla Cross
Motorização 1.3 turbo flex 1.3 turbo flex 1.4 turbo flex 2.0 flex aspirado
Potência máxima (cv) 163 176 150 175
Torque (kgfm) 27,5 27,5 25,5 21,3
Câmbio Automatizado, dupla embreagem, 6 marchas Automático 6 marchas Automático 6 marchas Automático CVT (10 marchas simul.)
Tração Dianteira Dianteira Dianteira Dianteira
Combustível Flex Flex Flex Flex

No quesito transmissão, o Renault Boreal se diferencia ao adotar um câmbio automatizado de dupla embreagem com 6 marchas. Os modelos Compass e Taos usam câmbio automático convencional de 6 marchas, enquanto o Corolla Cross aposta em um câmbio CVT com simulação de 10 marchas e primeira marcha física. Dentre os 4 rivais, apenas o Jeep Compass possui a opção de contar com tração integral, mas não em conjunto com o motor 1.3 turbo flex.

Em relação às dimensões externas, o Renault Boreal é o mais longo, com 4.566 mm, seguido pelo Taos (4.461 mm) e Corolla Cross (4.460 mm). O Compass é o mais curto, com 4.404 mm. No que diz respeito à largura, tanto Boreal quanto Taos têm 1.841 mm, sendo mais largos que o Corolla Cross (1.825 mm) e o Compass (1.819 mm). O Boreal também lidera em altura (1.650 mm), com os demais modelos próximos entre si: Compass (1.625 mm), Taos (1.626 mm) e Corolla Cross (1.620 mm).

Parâmetro Renault Boreal Jeep Compass VW Taos Toyota Corolla Cross
Comprimento (mm) 4.566 4.404 4.461 4.460
Largura (mm) 1.841 1.819 1.841 1.825
Altura (mm) 1.650 1.625 1.626 1.620
Entre-eixos (mm) 2.702 2.636 2.680 2.640
Porta-malas (L) 522 410 498 440
Ângulo de entrada 22º 20,6º 19º 21º
Ângulo de saída 27º 30,8º 26,3º 36º


Renault Boreal 2026 - Fotos ao vivo

Renault Boreal 2026 – Fotos ao vivo

Foto de: Motor1.com



Toyota Corolla Cross 2026

Toyota Corolla Cross 2026

Foto de: Toyota



Honda ZR-V Touring vs. VW Taos Highline

Honda ZR-V Touring vs. VW Taos Highline



Jeep Compass Limited T270 2025

Jeep Compass Limited T270 2025

Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com

No entre-eixos, o Renault Boreal se destaca com a maior distância entre os eixos, de 2.702 mm, o que tende a favorecer o espaço interno. Em seguida vêm o Taos (2.680 mm), o Corolla Cross (2.640 mm) e o Compass (2.636 mm). Quanto à capacidade do porta-malas, o Boreal novamente aparece em primeiro com 522 litros, seguido por Taos (498 L), Corolla Cross (440 L) e Compass (410 L).

Por fim, analisando os ângulos de entrada e saída, que interferem no desempenho em trechos acidentados, o Corolla Cross tem o maior ângulo de saída (36º), seguido por Compass (30,8º), Boreal (27º) e Taos (26,3º). Já no ângulo de entrada, o Boreal lidera com 22º, com o Compass logo atrás (20,6º), o Corolla Cross (21º) e o Taos (19º).

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