Lançado oficialmente em 29 de outubro, o Omoda 5 HEV estreia como o eletrificado mais acessível da Omoda & Jaecoo e marca o início das vendas globais do modelo — com o Brasil sendo o primeiro país a recebê-lo. A novidade chega para disputar espaço com o Toyota Corolla Cross Hybrid, oferecendo mais potência, preço competitivo e um pacote tecnológico mais avançado.
Ligada internacionalmente ao grupo Chery, a marca iniciou há alguns meses uma operação solo por aqui, não contando com influência da brasileira CAOA. As ambições da chinesa, entretanto, são grandes. Há até mesmo plano de fabricação nacional, em um plano que pode juntar Omoda, Jaecoo e Jetour na mesma planta. Essa meta, entretanto, ficará para um segundo momento.
Foto de: Omoda & Jaecoo
Até lá, a O&J planeja atacar de frente marcas já estabelecidas no segmento de compactos e médios mirando consumidores que buscam alternativas à combustão, seja elas totalmente elétricas ou híbridas, caso do novo Omoda 5 HEV.
O modelo chega com o preço competitivo de R$ 159.990 na versão de entrada Luxury e chegando aos R$ 184.990 na topo de linha, Prestige. Mesmo em sua versão mais equipada, ainda é consideravelmente mais barato que seu principal rival, o Toyota Corolla Cross Hybrid na versão XRX. O modelo japonês não sai por menos de R$ 219.890, ou R$ 34.900 a mais que o Omoda de topo.

Foto de: Omoda & Jaecoo
Motorização e baterias
Apesar da diferença de preço, ambos têm muito em comum – a começar pela mecânica. Os dois são SUVs híbridos do tipo pleno (HEV), ou seja, conseguem rodar apenas com o motor elétrico em baixas velocidades e alternar automaticamente entre os sistemas.
No caso do Omoda 5 HEV, o conjunto combina um motor 1.5 TGDI turbo a gasolina, que gera 135 cv e 20,4 kgfm, com um propulsor elétrico de 203 cv. Juntos, eles entregam 224 cv de potência combinada e 30 kgfm de torque, permitindo ao SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e atingir velocidade máxima de 175 km/h. De acordo com a marca, o consumo médio é de 15,1 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, números bastante competitivos para um híbrido dessa categoria.
| Especificações | Omoda 5 HEV | Toyota Corolla Cross Hybrid |
| Tipo de sistema | Híbrido pleno (HEV) | Híbrido pleno (HEV) |
| Motor a combustão | 1.5 TGDI (turbo) – 135 cv e 20,4 kgfm | 1.8 VVT-i 16V Atkinson – 101 cv (etanol) / 98 cv (gasolina) e 14,5 kgfm |
| Combustível | Gasolina | Flex (gasolina e etanol) |
| Motor(es) elétrico(s) | 1 motor – 203 cv | 2 motores – 72 cv |
| Potência combinada | 224 cv | 122 cv |
| Torque combinado | 30,0 kgfm | 14,5 kgfm (combustão) + 16,6 kgfm (elétrico) |
| Aceleração (0–100 km/h) | 7,9 s | 13,0 s |
| Velocidade máxima | 175 km/h | 170 km/h |
| Consumo (gasolina) | 15,1 km/l (cidade) / 13,2 km/l (estrada) | 16,6 km/l (cidade) / 9,9 km/l (estrada) |
| Consumo (etanol) | — | 11,6 km/l (cidade) / 14 km/l (estrada) |
Já o Toyota Corolla Cross Hybrid é mais conservador em sua proposta. Ele traz o conhecido motor 1.8 VVT-i 16V de ciclo Atkinson, flex, que rende 101 cv com etanol (ou 98 cv com gasolina) e 14,5 kgfm de torque, trabalhando em conjunto com dois motores elétricos de 72 cv e 16,6 kgfm.
A potência combinada chega aos modestos 122 cv, com aceleração de 0 a 100 km/h em 13 segundos e velocidade máxima de 170 km/h. Segundo o INMETRO, o consumo é de 16,6 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina, e de 11,6 km/l e 9,9 km/l, respectivamente, com etanol.
Ambos utilizam baterias autorrecarregáveis — de íon-lítio no Omoda e de níquel-hidreto metálico no Toyota —, mas cada um com uma abordagem diferente: o modelo chinês aposta em desempenho e eficiência equilibrados, enquanto o japonês prioriza economia e confiabilidade.

Foto de: Omoda & Jaecoo
Dimensões
Apesar de serem SUVs médios, ambos tem diferenças consideráveis no porte. O Omoda 5 HEV é ligeiramente mais curto, com 4,44 metros de comprimento, enquanto o Corolla Cross mede 4,46 m. Na largura, ambos empatam com 1,82 m, mas o Toyota é mais alto, com 1,62 m contra 1,59 m do rival. O entre-eixos também é maior no Corolla, com 2,64 m ante 2,61 m do modelo chinês.
No porta-malas, o Corolla leva vantagem, com 440 litros contra 372 litros do Omoda. Já o SUV chinês tem tanque de combustível maior, com 51 litros frente aos 36 litros do Toyota. Em peso, o Omoda é mais pesado, com 1.546 kg contra 1.450 kg do Corolla.

Foto de: Toyota
| Especificações | Omoda 5 HEV | Toyota Corolla Cross Hybrid | Comparativo |
| Comprimento | 4,44 m | 4,46 m | Corolla é 2 cm mais longo |
| Largura | 1,82 m | 1,82 m | Empate |
| Altura | 1,59 m | 1,62 m | Corolla é 3 cm mais alto |
| Entre-eixos | 2,61 m | 2,64 m | Corolla tem 3 cm a mais |
| Porta-malas | 372 litros | 440 litros | Corolla leva 68 litros a mais |
| Tanque de combustível | 51 litros | 36 litros | Omoda tem 15 litros a mais |
| Peso | 1.546 kg | 1.450 kg | Omoda é 96 kg mais pesado |

Foto de: Toyota
Equipamentos
O Omoda 5 HEV tem seis airbags, faróis e lanternas full LED e duas telas curvas de 12,3 polegadas, sendo uma para o painel e outra para a multimídia. O Corolla Cross XRX também traz painel digital de 12,3 polegadas, mas sua central multimídia é menor, com 10 polegadas.
Ambos contam com ar-condicionado digital de duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar elétrico. O Omoda oferece ainda memória para o assento e bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, enquanto o Toyota tem apenas aquecimento.

Foto de: Motor1.com
O SUV chinês se diferencia com head-up display, som premium, revestimento interno bicolor, rodas de 19 polegadas e porta-malas com abertura elétrica. O Corolla Cross possui acabamento em couro, rodas de 18 polegadas e também porta-malas elétrico, mas não dispõe de som premium nem head-up display.
Nos dois há freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, carregador por indução, câmera 360 graus e sensores dianteiros. O Omoda adiciona sensores também na traseira, enquanto o Corolla conta com paddle-shifters. Ambos têm iluminação ambiente interna, mas no modelo chinês ela é configurável.

Foto de: Omoda & Jaecoo
O Corolla Cross leva vantagem em alguns itens de uso prático, pois conta com retrovisor interno fotocrômico, faróis de neblina e estepe de emergência, ausentes no Omoda. Por outro lado, o SUV chinês tem suspensão traseira independente do tipo multilink, porta-luvas climatizado e sistema de estacionamento automático (APA), inexistentes no modelo da Toyota.
Em segurança ativa, ambos oferecem controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e sistemas de alerta e assistente de manutenção de faixa, ficando o Omoda à frente apenas pelo estacionamento automático.
Ou seja..
O Corolla Cross continua sendo a escolha mais consolidada do segmento, priorizando tradição, conforto e confiabilidade. No entanto, os reajustes recentes o colocaram próximo da barreira dos 220 mil reais, faixa de preço que já o equipara a modelos maiores ou com sistemas híbridos mais avançados.
O Omoda 5 HEV, por sua vez, surge como uma alternativa interessante em sua categoria, combinando bom custo-benefício, pacote de equipamentos mais completo, fator novidade e desempenho (bem) superior. Resta saber se o público brasileiro perceberá essas qualidades e estará disposto a apostar em um novo nome no mercado dos eletrificados.
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– Equipe do Motor1.com