General Motors e Hyundai anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de cinco novos modelos, com foco nas Américas Central e do Sul, em segmentos importantes como hatches, SUVs e picapes compactas e picape média, onde pelo menos uma delas, se não as duas, atuam hoje no mercado brasileiro.
Vamos aos nomes que devem se beneficiar com essa parceria: Onix/HB20 e Tracker/Creta, além de modelos da Hyundai para os segmentos de Montana e S10. A parceria não fala nada sobre os sedãs Onix Plus e HB20S, muito menos sobre algo como SUVs menores, como a própria Chevrolet deve lançar em breve com base no Onix e a Hyundai já sinalizou um interesse para a briga com Pulse/Tera/Kardian. A parceria quer produzir 800 mil carros/ano quando tudo estiver pronto.
Foto de: Motor1 Brasil
Os Chevrolet Onix, Tracker e Montana estão na plataforma GEM, desenvolvida em parceria com a SAIC na China. Por lá, é esperada uma reestruturação desta joint venture pelas baixas vendas e com foco em modelos mais refinados. Desta base GEM, apenas o Tracker segue em linha por lá, mas com os dias contados e, por isso, essa parceria com a Hyundai.
Sem a China, o custo de desenvolvimento de novas gerações é mais alto para a General Motors, principalmente de modelos que não são vendidos nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, a cobrança pela eletrificação é cada vez maior, principalmente no Brasil, além de pontos como tecnologia embarcada, segurança e até mesmo o impacto ambiental de produção e descarte. É aqui que a Hyundai vai entrar.

Foto de: Chevrolet
O desenvolvimento da família de compactos ficará com a Hyundai, mas não significa que terá um Onix com cara de HB20 apenas com logo trocado. O comunicado deixa claro que compartilharão plataforma e alguns componentes, mas o design interno e externo ficará a cargo de cada empresa, com seu respectivo DNA – fica em questão sobre a mecânica, principalmente híbrida, se serão compartilhadas ou cada uma terá a sua.
Isso acontecerá a partir de 2028 até 2030. Ao mesmo tempo, a Hyundai já roda com a nova geração do HB20 em testes no Brasil e pode adiantar, pelo menos em 2026, o que esperar de um novo Onix anos depois. Tracker e Montana e seus respectivos da Hyundai também estarão numa base desenvolvida pela empresa sul-coreana, totalizando seis modelos de três famílias.

Foto de: Chevrolet
A quarta dupla será desenvolvida pela General Motors. Com conhecimento de décadas, uma picape média substituirá a S10 e colocará a Hyundai neste segmento que ganha volume a cada ano. A eletrificação também está dentro das metas para esta dupla, já que até a Volkswagen terá uma nova Amarok híbrida em 2027, com produção na Argentina.
Isso não deve ameaçar as atuais plantas das montadoras, como Piracicaba (SP) da Hyundai e São Caetano do Sul (SP), Gravataí (RS) e, talvez, nem mesmo São José dos Campos (SP) da Chevrolet, além da planta de motores de Joinville (SC).