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Como uma câmera feita no Brasil pode evitar 80% dos acidentes?

O anuário da Polícia Rodoviária Federal de 2024 é bem claro: 60,8% dos acidentes foram colisões entre veículos, 14,8% foram causados por saídas de pista e 6,1% foram atropelamentos. A incidência é tão grande que chamar de acidentes já beira a mentira. Ainda mais pensando que uma simples câmera pode evitá-los. Sim, uma câmera de 1.3 MP com 150 gramas pode evitar 80% dos “acidentes” registrados no Brasil.

E o melhor: essa câmera já é produzida no Brasil pela ZF na cidade de Limeira (SP), no interior paulista. São câmeras inteligentes instaladas nos parabrisas do carros que vêm se popularizando por serem o principal componente que permite o uso do famigerado ADAS, o pacote de assistentes à condução. É por conta dela que se viabilizam itens como frenagem autônoma de emergência, detecção de pedestres e ciclistas e aviso de saída involuntária de faixa, entre tantos outros. O mais importante é que agora tal câmera já produzida aqui.

Como a câmera funciona?

A câmera em si, chamada de Smart Camera pela ZF, vai instalada no topo do parabrisa. Assim, o sensor ótico fica na melhor posição para cumprir o seu papel: observar. Os 450 componentes da Smart Camera processam as imagens e, por meio de algoritmos, determinam se há um risco iminente, ou se o motorista está se colocando em risco sem perceber.

O sistema sabe diferenciar o que é um pedestre, um ciclista, uma moto, um carro ou caminhão. Tudo por meio das imagens capturadas pela câmera. Ele também identifica faixas de rolagem, se há carros no contrafluxo e até as placas de velocidade da via. Identificando um risco, comunica ao carro que uma ação precisa ser tomada.

No caso da frenagem autônoma de emergência, o sistema da câmera identifica a aproximação rápida de um obstáculo e, se o motorista não responde, determina o acionamento dos freios. Para o sistema de manutenção de faixa, pode identificar que o carro está comendo faixa, ou saindo involuntariamente, e emite alertas ou até mesmo corrige a trajetória dependendo dos sistemas do carro. No assistente de farol alto, ele vê um veículo na contramão em alterna automaticamente entre o farol alto e baixo. 

Freiar sozinho, corrigir trajetória e evitar situações de risco são o que fazem das Smart Camera da ZF um instrumento para reduzir até 80% dos registros de acidentes do anuário da PRF em 2024.

O que é a Smart Camera?

A ZF está nacionalizando dois modelos da Smart Camera. A versão mais simples é a 3.5, que já está em produção desde o início de outubro 2025. 1.3 Mega Pixel de resolução, 52º de ângulo de visão e pode detectar um pedestre a 150 metros de distância. O cliente, no caso uma montadora, pode definir quais itens do pacote ADAS o carro oferece, e a ZF produz a câmera com mais ou menos memória para processar as informações de modo a tomar as decisões rapidamente.

O segundo modelo é da versão 4.8. Nele, a resolução sobe para 1.7 MP e o ângulo de visão vai a 100º. Com isso pode detectar um pedestre já a 170 metros de distância. No entanto, essa versão terá a produção iniciada em Limeira a partir do início de 2026.

Por que a ZF nacionalizou a Smart Câmera?

O investimento da ZF para localizar a produção das câmeras não foi pequeno: R$ 35 milhões. Isso incluiu o translado de uma linha de montagem inteira dessas câmeras dos EUA para o interior paulista e o treinamento dos funcionários que atuam nela, além de criar espaço na planta de Limeira com capacidade para produzir 900.000 unidades da câmera por ano. Isso já representa praticamente 1/3 de todos os carros produzidos no Brasil anualmente, que já podem receber a peça da ZF.

Mas por que fazer no Brasil? A Smart Camera já equipa vários carros vendidos no Brasil, principalmente entre as marcas generalistas. Então qual é a urgência de produzir o componente aqui? Segundo a ZF, o principal ponto para a nacionalização é reduzir o tempo de trânsito dos componentes importados, que pode levar até 90 dias entre se efetuar o pedido e o lote chegar.

Assim a montadora tem mais agilidade e menor necessidade de manter estoques do componente. Além disso, as fabricantes de automóveis podem se aproveitar da Smart Camera feita aqui para aumentar a participação de itens nacionais nos veículos, o que pode garantir incentivos fiscais.

Outro fator é a crescente exigência de mais itens de segurança de série nos carros 0km pelo Latin NCAP, que demandará mais equipamentos para se obter nota máxima a partir de 2026. Segundo a ZF, a expectativa é de que 78% dos veículos produzidos no Brasil a partir de 2030 saiam de fábrica com câmeras frontais inteligentes. Hoje, esse número é de aproximadamente 40%.

Quais sistemas a câmera da ZF viabiliza?

  • Reconhecimento de placas de velocidade
  • Comutação automática de farol alto
  • Alerta de colisão frontal
  • Frenagem autônoma de emergência
  • Controle de cruzeiro adaptativo
  • Alerta de mudança involuntária de faixa
  • Assistente de manutenção e centralização em faixa

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