Search
Close this search box.

compare o SUV atual com a nova geração

Depois de muito mistério, a Jeep finalmente revelou a nova geração do seu SUV médio, o Compass. A nova encarnação, a terceira do modelo globalmente, chegou totalmente renovada, abandonando a antiga plataforma Small Wide para adotar a moderna STLA Medium, base modular, mais atual e que sustenta modelos como o Peugeot 3008 na Europa, mais preparada para a eletrificação e novos sistemas tecnológicos avançados.

Mas afinal, quão profunda foi a evolução entre o modelo que conhecemos desde 2016 e a nova geração? Para sabermos um pouco mais, fizemos uma análise um pouco mais detalhada das fichas técnicas dos dois.





Jeep Compass (2025)

Entre-eixos de Commander 

De cara, o Compass renovado já se mostra diferente nas principais dimensões, contando agora com 4,54 m de comprimento, ele ganha 14 cm comparado ao atual (que mede 4,40 metros, sendo 13 cm a mais dedicado ao entre eixos (2,77 m), melhorando o espaço interno do SUV e o aproximando do Commander, que tem 2,79 m. Também está mais largo (1,90 m) e alto (1,67 m).

Medidas Compass Atual  Compass 2026  
Comprimento 4.404 mm 4.550 mm +146 mm
Largura 1.819 mm 1.900 mm +81 mm
Altura 1.632 mm 1.670 mm +38 mm
Entre-eixos 2.636 mm 2.770 mm +134 mm
Porta-malas 410 litros 550 litros +140 litros

Com 4,40 m, a atual geração se posiciona na parte de entrada dos SUVs médios hoje, tanto em preço como em tamanho, encarando alguns modelos como o Toyota Corolla Cross. Seu porte, entretanto, já mostra o peso da idade quando comparado a alguns compactos mais recentes, como o Hyundai Creta e o Honda HR-V, com 4,3 e 4,4 metros, respectivamente.

Compass 100% elétrico

Na motorização, o modelo vendido atualmente no Brasil conta com os motores T270 1.3 Turbo Flex que entrega 176 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque com qualquer combustível nas versões de entrada e o 2.0 Hurricane de 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque nas versões topo. Ainda são números melhores que seus concorrentes diretos, mas é inegável que a chegada de modelos híbridos e elétricos na mesma faixa de preço acabaram tirando o brilho do SUV. 

A nova geração promete resolver isso em partes, já que, pelo menos na Europa, será vendida somente com motores eletrificados. Como opção de acesso, há o 1.2 Puretech, também disponível na Peugeot, Citroen e na Fiat, que recebe um sistema híbrido leve de 48v com 147 cv e 23,5 kgfm, seguido pela versão híbrida plug-in, que usa o mesmo 1.2 turbo, mas com auxilio elétrico mais presente, indo aos 197 cv e 35,7 kgfm com uma bateria de 19 kWh e autonomia elétrica de 83 km pelo ciclo WLTP. 



Jeep Compass Limited T270 2025


Jeep Compass 2026 dianteira

A grande novidade da nova geração é o Compass EV, versão totalmente elétrica do SUV, que estreia com três configurações de motorização. A primeira conta com tração dianteira, 213 cv e 35,2 kgfm, alimentada por uma bateria de 74 kWh, que garante autonomia de 500 km no ciclo WLTP. A segunda opção também tem tração dianteira, mas entrega 234 cv, mantendo o mesmo torque e adotando uma bateria maior de 96 kWh, elevando a autonomia para 650 km.

Já a terceira versão traz tração integral com dois motores, potência combinada de 380 cv e alcance de 600 km. Todas oferecem recarga em corrente alternada de 11 kW (com 22 kW opcional) e carregamento rápido em corrente contínua de até 160 kW. No Brasil, a versão EV deve ser posicionada como o grande destaque da nova linha.



Traseira do Jeep Compass Sport T270 2025


Jeep Compass (2025)

Design de Avenger

Se a geração atual sempre apostou em um design mais arredondado e com jeitão de Grand Cherokee, a nova apostará mais em elementos quadrados, principalmente a linha lateral e de cintura, como acontece no irmão Avenger. Entretanto, a dianteira ainda entrega um pouco do estilo Compass de ser, com faróis em LEDs finos e grade com sete barras, característica presente em toda a linha Jeep.

A principal mudança visual se concentra na traseira. Se a segunda geração pouco mudou desde seu lançamento, em 2016, a terceira adota um visual totalmente diferente. As lanternas passam a ser interligadas com o logo da Jeep ao centro agora contando com iluminação. O terceiro vidro traseiro segue o padrão dos seus irmãos de plataforma STLA Medium como o Peugeot 5008, e cobre toda a coluna C. Alguns elementos da antiga geração ainda continuam presentes, como a placa na tampa, e o vigia traseiro mais fino.



Jeep Compass Blackhawk 2.0T 2025


Jeep Compass 2025

No interior da nova geração, mudança completa. Como destaque, há uma tela de 16″ responsável por comandos de ar-condicionado, ajustes do carro e sistema multimídia, sem abrir mão de comandos físicos, acompanhada de outra tela, com 10″ para o painel de instrumentos.

O volante tem formato diferente, mas que ainda lembra os atuais usados por Renegade, Compass e Commander. No console central, seletor de modos de tração, freio de estacionamento e o seletor do câmbio, além de um grande porta-objetos e carregador por indução para smartphones. Diferente da segunda geração, que nasceu ainda sobre a antiga FCA, a nova encarnação compartilha peças de acabamento com outros modelos da Stellantis, como botões e puxadores de porta vindos da Peugeot e da Opel.

A geração atual, apesar de ter mudado pouco externamente nos últimos 9 anos, sempre se destacou pelo bom acabamento em seu interior, tendo adotando um novo painel com superfícies mais macias em formato horizontal, adotando multimídia maior e opção de painel digital configurável de 10.1”. É o mesmo padrão adotado até hoje e que também é utilizado no irmão maior Commander.

A depender da versão, inclusive, a parte central do painel possui área revestida em couro com uma divisão no meio e costuras aparentes. Há ainda um friso prateado que atravessa todo o painel, que se manteve na nova geração. 

Na nova geração, a Jeep promete um avanço considerável no nível de construção e de qualidade de acabamento, mais mais superfícies ao toque macias e visual mais moderno, além do já citado maior espaço interno, um dos calcanhares de aquiles do modelo atual. 

Chega quando?

Em 2024, a Stellantis anunciou grandes investimentos na América Latina, sendo R$ 13 bilhões só na planta de Goiana (PE) até 2030. Parte disso pode ser direcionado para a chegada da STLA Medium e o novo Compass, que deve receber por aqui a família Bio-Hybrid de eletrificação e, possivelmente, uma variante elétrica ainda que importada.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…