Uma vantagem clara: esse era o lema dos novos modelos da VW a partir do Passat de 1973, e não apenas para carros de passeio, mas também para veículos comerciais. O melhor exemplo é o primeiro furgão LT. Ele foi apresentado há 50 anos na Europa.
Volkswagen e Transporter: esses dois termos estão firmemente ligados desde que a Kombi foi colocada à venda em 1950. No entanto, como a Kombi não se destinava a cargas muito pesadas, a Volkswagen desenvolveu um modelo abaixo dos caminhões pesados, mas acima da Velha Senhora, para complementar a linha de produtos: um transportador de carga no segmento de 2,8 a 3,5 toneladas.
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Fonte: Volkswagen
Quando se tratou do nome, a VW manteve a calma e a objetividade. O transportador de carga (Lasten-Transporter) tornou-se simplesmente o nome do modelo: LT. Tinha as designações 28, 31 e 35 para os pesos brutos dos veículos de 2,8, 3,1 e 3,5 toneladas, respectivamente.
Assim como no caso da Kombi, a Volkswagen ouviu os desejos dos clientes com o LT e, portanto, o LT estava disponível em duas variantes de distância entre eixos e duas variantes de teto desde o início. O milagre espacial estava disponível como furgão, perua, ônibus, plataforma, picape cabine dupla e como chassi com cabine.
No período que antecedeu o desenvolvimento, foi decidido que a relação entre o espaço de transporte e o espaço útil deveria ser ainda melhor do que na Kombi com motor traseiro. Para isso, os engenheiros da Volkswagen projetaram um veículo com o design de motor dianteiro, que foi posicionado entre o banco do motorista e do passageiro, acima do eixo dianteiro. A tração ainda era fornecida pelo eixo traseiro.

Foto a: Volkswagen
Sem o motor na traseira, todo o compartimento de carga estava disponível para uso. E ainda assim o LT permaneceu compacto: comparado à Kombi contemporânea, o LT cresceu apenas 34 cm no comprimento e 30 cm na largura. Entretanto, graças ao novo conceito de espaço, ele ofereceu mais de 50% a mais de volume de carga, com 7,85 metros cúbicos de espaço.
A Volkswagen também se orgulhava da ergonomia, que até então havia sido negligenciada em veículos comerciais. A cabine foi desenvolvida com a ajuda de cientistas do trabalho. Graças a essa cooperação, por exemplo, os controles foram posicionados próximos ao motorista e foram instalados um grande para-brisa e espelhos retrovisores externos extragrandes.
Uma suspensão independente no eixo dianteiro, que ainda não era padrão no segmento muitos anos após a introdução do LT, proporcionou mais conforto ao dirigir. Inicialmente, o Volkswagen estava disponível com um motor a gasolina de 2,0 litros e quatro cilindros do Audi 100 (retrabalhado para entregar 75 cv e adaptado para uso em um veículo comercial) ou um diesel de 2,7 litros do fabricante inglês Perkins com 65 PS.

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A Volkswagen o substituiu em 1979 por seu primeiro motor diesel de seis cilindros. Embora o novo motor de 2,4 litros do LT produzisse apenas oito cavalos a mais do que seu antecessor, ele desenvolveu um torque significativamente maior e funcionou de forma extremamente suave (para os padrões da época) – tão suave que até a Volvo instalou esse motor em seu primeiro carro de passageiros de seis cilindros.
Assim como a Kombi, o LT recebeu várias atualizações de modelo ao longo dos anos. Aqui está um resumo:
1983
Turbodiesel de seis cilindros com 102 cv. Isso tornou a LT a van mais potente da Europa, com motor a gasolina de seis cilindros entregando 90 cv. A posição de instalação otimizada do motor cria espaço para um terceiro assento na cabine. Painel de instrumentos redesenhado. Distância entre eixos disponível para caminhões-plataforma de até 4,6 metros de comprimento.
1985
LT 55 com peso bruto de 5,6 toneladas, LT 35 com um eixo traseiro opcional com pneus simples
tração integral 4×4 selecionável, facelift incluindo faróis retangulares em vez dos faróis circulares anteriores.

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1993
Facelift com nova grade do radiador e elementos plásticos na área da lanterna traseira. Turbodiesel revisado com intercooler 95 cv. Graças à sua qualidade e confiabilidade, aliadas à sua grande área útil e dimensões compactas, o LT rapidamente se tornou uma base popular para motorhomes.
Ainda hoje há muitos deles nas estradas de todo o mundo. Portanto, não foi nenhuma surpresa que, em 1988, a Volkswagen apresentasse um motorhome baseado no LT, além do compacto California, baseado na terceira geração da Kombi do Bulli: com o Florida, a Volkswagen ofereceu um motorhome completo para quatro pessoas com banheiro.
No entanto, após 21 anos e mais de 470.000 LTs produzidos, chegou a hora de um sucessor em 1996. Assim como a mudança do T3 para o T4, a mudança do LT1 para o LT2 também foi uma mudança para uma era mais moderna.
O LT2 foi o primeiro veículo novo a ser lançado pela recém-fundada marca Volkswagen Commercial Vehicles (VWN), com sede em Hanover (ALE, em 1995. O desenvolvimento dessa série e das seguintes foi realizado em cooperação com a Mercedes-Benz, e o LT foi o irmão do novo Sprinter.

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Os motores a diesel agora eram instalados longitudinalmente sob um capô curto. A entrada era significativamente mais baixa e era possível alcançar confortavelmente a parte traseira do compartimento de carga ou de passageiros entre os bancos dianteiros.
A receita de sucesso da Volkswagen de oferecer aos clientes uma ampla gama de produtos também foi mantida no LT2. Ainda havia modelos de furgão, perua, ônibus, plataforma, cabine de tripulação e chassi com três distâncias entre eixos e um peso bruto de veículo entre 2,6 e 4,6 toneladas.
Outra vantagem eram os populares motores TDI: econômicos, potentes e confiáveis, eles também eram a primeira opção no LT2. Em 2002, a VWN transformou o LT2 em um veículo “expresso” com um novo motor diesel de 2,8 litros e quatro cilindros. O motor tinha 158 cv, valor recorde no segmento.
A produção na fábrica de Stöcken (ALE) terminou em 2006, após quase 340.000 veículos. Baseado no conceito básico de seu antecessor, o Crafter foi lançado no mercado em 2006, inicialmente relacionado novamente ao Sprinter.

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A variante mais espetacular até hoje foi certamente a Crafter 4MOTION com tração integral Achleitner apresentada em 2012. Quando totalmente equipado, o veículo era equipado com até três bloqueios de diferencial (traseiro, dianteiro e central), era elevado e tinha pneus off-road, bem como uma proteção completa inferior. O Crafter 4MOTION conseguiu demonstrar com sucesso suas qualidades como veículo de apoio no Rally Dakar de 2012.
Durante dez anos, o Crafter foi novamente produzido em uma ampla gama de variantes (furgão, perua, ônibus, plataforma, cabine de tripulação e chassi). Mais de 480.000 unidades vendidas comprovam o sucesso dessa terceira geração.

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Em 2016, a Volkswagen Commercial Vehicles apresentou a segunda geração do Crafter pela primeira vez. É um veículo que foi desenvolvido desde o início e novamente internamente, para o qual uma nova fábrica foi até construída em Września, na Polônia. Até o final de 2024, quase 500.000 unidades do novo Crafter já haviam sido produzidas.