O setor automotivo, como o conhecemos hoje, é relativamente jovem. Com cerca de 120 anos de história, ele permaneceu praticamente inalterado nos últimos 50 anos, dominado por marcas americanas, europeias e, mais tarde, japonesas e coreanas, que impulsionaram sua expansão global. Nos últimos cinco anos, no entanto, esse equilíbrio foi profundamente alterado.
A ascensão da China como a segunda maior economia do mundo também teve um enorme impacto sobre o setor automotivo. Por mais de 30 anos, os fabricantes chineses têm colaborado com as empresas ocidentais e aprendido com elas. Hoje, muitas dessas marcas alcançaram – e, em alguns casos, superaram – seus antigos parceiros. O aluno superou o mestre. Vale apontar para a GWM e para a BYD que, no Brasil, já deram início à produção local.
14
Fonte: BYD
Em outubro de 2025, havia mais de 100 marcas chinesas de carros de passeio, mais do que as marcas europeias (57), americanas (14), japonesas (14) e coreanas (4) juntas. Com mais de 24 milhões de veículos vendidos em um único ano, a China é um mercado gigantesco, capaz de acomodar uma enorme variedade de marcas. Mas elas não são todas iguais.
As várias categorias de marcas chinesas
Essas marcas usam plataformas ultrapassadas, geralmente derivadas de modelos mais antigos de marcas ocidentais. Elas têm como alvo os segmentos de entrada do mercado com preços muito baixos, projetados principalmente para cidades de terceiro nível (menos desenvolvidas que grandes centros) e áreas rurais.
Exemplos: Hengrun, Pocco, Vi Auto ou marcas exportadas para fora da China, como SWM, ZX Auto, JMC, BAW.
As marcas generalistas chinesas podem ser divididas em três subgrupos:
- Nível de entrada: como JAC e Forthing
- Mainstream: marcas como BAIC, Chery, Jaecoo, MG, Geely;
- Mainstream premium: Jetour, Omoda, Lynk & Co e BYD.

Foto de: Motor1.com

Foto de: Lynk & Co

Foto de: Dongfeng
As marcas semipremium são marcas como Voyah, Zeekr e Xpeng .
As marcas premium da China incluem Denza, Stelato, MHero e Yuanhang, que ainda são pouco conhecidas fora da China, mas estão em expansão.

Foto de: Denza

Foto de: Xiaomi
Essas marcas são os principais participantes da revolução elétrica da China, incluindo Xiaomi, Luxeed, NIO, Avatr, Aito e Li Auto.
Atualmente, existem apenas três e elas representam o topo da oferta chinesa:
- Golden Sunflower, uma submarca da Hongqi
- Yang Wang, do Grupo BYD
- Maextro, assinada pela JAC
Em resumo, a China oferece uma enorme variedade de marcas e soluções, e não apenas para o mercado doméstico. Sua expansão global é bem planejada e está pronta para mudar ainda mais o equilíbrio do setor automotivo global.
O autor do artigo, Felipe Munoz, é Especialista no setor automotivo da JATODynamics.
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com