O ano passado foi o segundo ano consecutivo de recorde de vendas da Volvo, com 763.389 carros entregues, ou 8% a mais do que no ano anterior. Apesar desse resultado sólido, a marca pertencente ao grupo chinês Geely se prepara para um “2025 turbulento devido às condições desafiadoras do mercado”. Para se manter competitiva, ela está dando os toques finais em uma linha atualizada, incluindo produtos renovados e adições ao portfólio.
Durante uma conferência com investidores após a divulgação do relatório anual de resultados, o presidente e CEO da Volvo, Jim Rowan, discutiu o que está por vir neste ano. O EX30 Cross Country, um derivado robusto do menor crossover elétrico da empresa, chegará em 10 de fevereiro. Mais importante ainda, os suecos estão lançando seu primeiro sedã elétrico, o ES90, este ano. Além disso, um híbrido plug-in com um longo alcance elétrico está programado para a China, enquanto dois modelos existentes passarão por uma atualização.
Foto de: Volvo
O EX60 não estará à venda neste ano, mas protótipos serão construídos e testados em 2025. Ele chegará ao mercado em 2026 como o primeiro modelo elétrico da marca sustentado pela plataforma SPA3, permitindo que a marca de luxo obtenha uma “redução significativa de custos”. Ainda não se sabe se isso significa preços mais baixos para os consumidores, mas a Volvo se compromete a oferecer “benefícios ao cliente e novos desenvolvimentos tecnológicos”.
Rowan afirma que o novo EX60 será um “divisor de águas” para a marca, com dois modelos adicionais baseados no SPA3 já em desenvolvimento. No entanto, a Volvo não se concentrará exclusivamente em veículos elétricos. Ela já abandonou os planos de se tornar totalmente elétrica até 2030. Em vez disso, ela quer que os modelos híbridos plug-in e elétricos respondam por 90 a 100% das vendas. Durante a conferência, o CEO da empresa disse que os carros híbridos leves ainda estão no cardápio para os próximos anos.

Foto de: Volvo
Volvo EX90 na cor Sand Dune rodando na cidade
Um porta-voz disse recentemente que o XC90 com motores a gasolina continuará a ser produzido enquanto houver demanda. O grande SUV a gasolina, que completa 10 anos este ano, passou por um segundo facelift em 2024 e veio para ficar por muito tempo. Embora não esteja desistindo do motor a combustão, a empresa ainda vê um futuro brilhante para os elétricos, incentivada por seus fortes resultados de 2024.
As vendas de carros com emissão zero aumentaram 54%, chegando a 175.194 unidades ou 23% do total de entregas. A Volvo tem o prazer de informar que os seus veículos elétricos tiveram a maior participação de mercado entre as montadoras de luxo tradicionais. Levando em conta os híbridos plug-in e elétricos, representaram 46% do total de entregas no ano passado.
VEJA EM NOSSO YOUTUBE