O novo Chevrolet Corvette ZR1 2025 é o carro de produção com motor V8 mais potente já criado nos Estados Unidos. Sob o capô, o modelo traz um V8 de 5.5 litros com dois turbocompressores e virabrequim plano, capaz de entregar impressionantes 1.187 cv e 114,5 kgfm de torque, com rotações que alcançam até 8.000 rpm.
E como se esses números já não fossem suficientes para impressionar, o esportivo ainda será o carro madrinha da Indy 500 desta temporada, ostentando mais potência do que os próprios carros de corrida que ele irá liderar.
22
Fonte: Penske Entertainment
Para efeito de comparação, o motor V6 turbo de 2.2 litros dos carros da Indy produz cerca de 700 cavalos na configuração mais potente. Segundo o site americano Indianapolis Star, o sistema híbrido introduzido na categoria em meados da temporada 2024 e que estreará na Indy 500 deste ano adiciona aproximadamente mais 60 cavalos.
Com isso, a potência final dos monopostos da Indy fica próxima ou abaixo dos 800 cv. Essa será, provavelmente, a primeira vez que um pace car da Indy 500 terá mais potência do que os carros que estará liderando. E não é por pouca diferença: são mais de 250 cavalos de vantagem.

Foto de: Penske Entertainment
Naturalmente, o Corvette ZR1 não é mais rápido que um carro de Indy em condições reais de corrida. O novo esportivo da Chevrolet alcança velocidade máxima próxima aos 375 km/h, enquanto os carros da Indy 500 conseguem sustentar essa média ao longo das quatro voltas de classificação no Indianapolis Motor Speedway. Essa superioridade na pista é garantida pelo baixo peso, pneus slick especiais e níveis muito maiores de downforce dos monopostos.
Ainda assim, é curioso e até divertido notar o estado atual dos carros esportivos produzidos em série, especialmente o ZR1, cujo número de série (VIN) indica que é um veículo de rua, mas que ainda assim supera em potência alguns dos carros mais rápidos do mundo nas pistas.

9
Parceria da GM com a Indy é longa
Desde 2002, os pace cars da Indy 500 são fornecidos exclusivamente pela Chevrolet, e desde 2017 são sempre Corvettes. Neste ano, o pace car será pilotado pelo ex-jogador da NFL e atual apresentador do programa matinal Good Morning America, Michael Strahan, um reconhecido apaixonado por carros com uma coleção respeitável.
O Corvette ZR1 pace car escolhido exibe uma elegante combinação nas cores branco, verde e dourado, e claro, traz o pacote aerodinâmico Carbon Aero para garantir o máximo de downforce possível.
Para conferir todos os detalhes da temporada 2026 da Indy 500 e acompanhar de perto tudo o que acontece no mundo das corridas, não esqueça de acessar nosso site parceiro, o Motorsport Brasil, especializado na cobertura completa de todas as categorias do automobilismo nacional e internacional.