A Fiat Strada conseguiu ser o carro mais vendido do Brasil pelo quarto ano consecutivo. Um feito difícil, mas que talvez não reflete exatamente a preferência dos consumidores.
Isso porque, das 144.694 unidades emplacadas da picape, 94.231 foram destinadas a vendas diretas. No caso do Volkswagen Polo, das 140.187 unidades emplacadas, 95.763 unidades foram para frotistas. Quer dizer que o VW foi o carro favorito das empresas e locadoras em 2024. Mas o que os brasileiros realmente estão comprando?
O Hyundai Creta foi o carro que liderou as vendas no varejo em 2024. O SUV coreano teve um total de 56.081 emplacamentos ao longo do ano. Isso representa 81% do total de emplacamentos do modelo, que terminou o ano com 69.116 unidades vendidas. Sendo assim, dá para dizer que este foi o grande favorito dos motoristas brasileiros em 2024.
Já o segundo lugar ficou com o Chevrolet Onix. O hatchback quase sempre figurava entre o top três no ranking geral de vendas, muito devido às suas vendas no varejo, acumulando 51.251. Ao todo, o Onix emplacou 97.508 unidades.
A Strada não foi a grande campeã à toa. O segredo da picape foi conseguir manter uma boa média entre vendas diretas e no varejo. Nesse segundo, ela terminou o ano com 50.453 emplacamentos no ano passado.

A partir daí, voltamos aos SUVs, que dominaram o top 10. O Chevrolet Tracker foi o quarto colocado nas vendas a varejo, somando 48.220.
Ele conseguiu uma boa distância do quinto colocado, o Honda HR-V, que fechou o ano com 44.448 emplacamentos no varejo. No caso do SUV japonês, as vendas somaram apenas 5.927 unidades. Ou seja, 88% dos emplacamentos do HR-V foram para pessoas físicas.
Compartilhe essa matéria via:
Na sequência, mais dois hatches. O Polo foi o sexto com 44.414 unidades vendidas e, por conta desse desempenho mais abaixo, ele não conseguiu roubar o título da Strada. O sétimo foi o Hyundai HB20, outro modelo que sempre aparecia no top 5 mensal de vendas gerais, fechou 2024 com 43.045 emplacamentos no varejo.
E para fechar o top 10, mais três SUVs: Volkswagen T-Cross (39.767), Toyota Corolla Cross (36.983) e Fiat Fastback (35.538).

O VW foi o SUV mais vendido do país, mas muito graças às suas vendas diretas, onde teve 44.223 emplacamentos. Já os outros dois, não ficaram nem próximos do Top 10 geral, ficando em vigésimo primeiro e vigésimo, respectivamente. Mas provam que são bem queridos pelo público brasileiro.
Entre as picapes, também temos algo semelhante ao caso do T-Cross. Fiat Toro e VW Saveiro sempre brigaram pela segunda colocação geral do segmento. Mas isso não reflete na preferência do consumidor, já que nas vendas diretas, a Toyota Hilux foi a que chegou mais perto — e ainda assim ficou bem distante — da Fiat Strada, com um total de 25.133 emplacamentos.

Para a Fiat Toro restou a terceira posição com 23.628 emplacamentos. Fechando o top 5 das picapes temos ainda a Ford Ranger (18.785) e a Chevrolet Montana (14.179).
E se os SUVs estão dominando, os sedãs andam bem esquecidos. O mais vendido no varejo foi o Toyota Corolla com 27.209 emplacamentos. Isso coloca ele na décima sétima posição. O segundo melhor representante do segmento foi o Onix Plus, com 25.762 unidades vendidas, amargando a vigésima posição.

Partindo para os modelos eletrificados, a BYD dominou o varejo nacional. Song, Dolphin Mini e Dolphin foram, nessa ordem, os três modelos mais emplacados, somando 26.194, 21.094 e 14.403 emplacamentos.

O GWM Haval H6 foi o que tentou chegar perto dos modelos da BYD, mas não fez muita frente. O SUV híbrido teve 10.664 unidades vendidas no varejo em 2024
Compartilhe essa matéria via:
Compartilhe essa matéria via:
.
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
Os 50 carros mais vendidos no varejo do Brasil em 2024
Posição | Modelo | Unidades vendidas |
1° | Hyundai Creta | 56.081 |
2° | Chevrolet Onix | 51.251 |
3° | Fiat Strada | 50.453 |
4° | Chevrolet Tracker | 48.220 |
5° | Honda HR-V | 44.448 |
6° | Volkswagen Polo | 44.414 |
7° | Hyundai HB20 | 43.045 |
8° | Volkswagen T-Cross | 39.767 |
9° | Toyota Corolla Cross | 36.983 |
10° | Fiat Fastback | 35.538 |
11° | Volkswagen Nivus | 33.777 |
12° | Jeep Renegade | 32.145 |
13° | Nissan Kicks | 31.981 |
14° | Caoa Chery Tiggo 7 | 30.175 |
15° | Jeep Compass | 30.081 |
16° | Fiat Argo | 28.296 |
17° | Toyota Corolla | 27.209 |
18° | Fiat Pulse | 26.971 |
19° | BYD Song | 26.194 |
20° | Chevrolet Onix Plus | 25.762 |
21° | Toyota Hilux | 25.133 |
22° | Fiat Toro | 23.628 |
23° | BYD Dolphin Mini | 21.024 |
24° | Ford Ranger | 18.785 |
25° | Caoa Chery Tiggo 5X | 18.025 |
26° | Toyota Yaris HB | 17.408 |
27° | Toyota SW4 | 16.406 |
28° | Fiat Cronos | 14.474 |
29° | BYD Dolphin | 14.403 |
30° | Chevrolet Montana | 14.179 |
31° | Honda City | 13.704 |
32° | Volkswagen Virtus | 13.675 |
33° | Honda City Hatch | 13.339 |
34° | Renault Kardian | 12.799 |
35° | Fiat Mobi | 12.217 |
36° | GWM Haval H6 | 10.664 |
37° | Peugeot 208 | 10.658 |
38° | Volkswagen Taos | 10.577 |
39° | Citroën C3 | 10.327 |
40° | Hyundai HB20S | 10.299 |
41° | Ram Rampage | 10.132 |
42° | Caoa Chery Tiggo 8 | 9.351 |
43° | Jeep Commander | 9.226 |
44° | Chevrolet S10 | 9.024 |
45° | Chevrolet Spin | 8.812 |
46° | Renault Duster | 8.730 |
47° | Mitsubishi Eclipse Cross | 7.258 |
48° | Renault Kwid | 7.124 |
49° | Nissan Versa | 6.645 |
50° | Toyota Yaris Sedan | 6.508 |