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Crise dos chips: o que acontece com a fabricante que gerou preocupação das montadoras

A chefe de tecnologia da União Europeia, Henna Virkkunen, se reunirá com a fabricante de chips Nexperia na sexta-feira, disse ela no X, em meio a preocupações com o agravamento da crise de fornecimento ligada à empresa holandesa.

“Reunião de amanhã na @Nexperia. Lições importantes serão tiradas para o nosso #ChipsAct 2.0 previsto para o início de 2026”, afirmou Virkkunen.

Ela havia organizado reuniões virtuais com os presidentes-executivos da Infineon, da STMicroelectronics, da NXP e da Acea nesta quinta-feira.

O logotipo da fabricante de semicondutores “Nexperia” está pendurado acima da entrada do prédio da empresa – Foto de: David Hammersen/AP

+ Montadoras começam a suspender produção após crise dos chips

Como está a situação da fabricante de chips Nexperia?

Pertencente à empresa chinesa Wingtech , a Nexperia tem estado no centro das atenções depois que o governo holandês assumiu seu controle no início deste mês.

Fontes afirmam que isso foi motivado por preocupações de que seu ex-presidente-executivo estivesse desmantelando as operações europeias da empresa e transferindo a produção para a China.

Em resposta, Pequim bloqueou a saída dos produtos da Nexperia da China, o que levou a empresa sediada na Holanda a informar às montadoras que não poderia mais garantir o fornecimento. Isso gerou nervosismo também em outros setores.

A Nexperia fabrica chips básicos de controle de energia, como transistores e diodos. Esses semicondutores custam apenas alguns centavos, mas são necessários em praticamente todos os dispositivos que utilizam eletricidade. Eles são bastante usados em carros na conexão da bateria aos motores, nas luzes e nos sistemas de freio.

A Europa adotou em 2023 a Lei de Chips da UE, que envolve recursos de 43 bilhões de euros, com o objetivo de dobrar a participação do bloco na produção global de semicondutores para 20% até 2030, reduzindo sua dependência de fabricantes estrangeiros.

A Comissão Europeia irá rever esta legislação no próximo ano, chamando-a provisoriamente de Chips Act 2.

Stellantis
Fábrica da Fiat em Betim, MG – Foto: REUTERS/Washington Alves

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